BOAS-VINDAS
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.
OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
CARROS DE POLÍCIA PELO MUNDO
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
MENSAGEM DE NATAL
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
CHE GUEVARA
REFLETINDO...
"Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego." [ Abraham Maslow ]
"Querer saber o que parece tão difícil se não é errado, entre tantos seres vivos que praticam a violência, ser o único ou um dos poucos não violentos, não é diferente de querer saber se seria possível ser sóbrio entre tantos embriagados, e se não seria melhor que todos começassem logo a beber." [ Leon Tolstói ]
MENSAGEM RECEBIDA
(censurei)
A POLICIA É UMA INSTITUIÇÃO COM CABEÇA (PODRE) E COM BRAÇOS LONGOS (MUITOS SOLDADOS SEM PERSPECTIVAS DE PROMOÇÃO), PORÉM NÃO POSSUÍMOS CORPO NÃO TEMOS SARGENTOS DE ESCOLA, NÃO TEMOS MAS NEM TENENTES E AGORA QUE MANDARAM DESTRUIR A ACADEMIA DE POLICIA MILITAR (CENTRO DE FORMAÇÃO) SEM ANTES CONSTRUIR OUTRA E TODOS FICARAM CALADOS.
NÃO QUEREMOS AUMENTO EM GRATIFICAÇÕES, QUEREMOS O NOSSO SUBSIDIO PREVISTO NO TEXTO CONSTITUCIONAL.
NOSSA CARGA HORÁRIA NEM VOTADA FOI E VAI FICAR PARA 2010 ... ESSA CARGA HORARIA DEVE SER ESTABELECIDA CONSIDERANDO QUE A ATIVIDADE DE POLICIAL É UMA DAS PROFISSÕES MAIS ESTRESSANTES DO MUNDO (VEJA), PORÉM AS ESCALAS DEVEM SER ADEQUADAS PELOS CORONEIS DA PM EM CONSENSO, POIS TODOS OS SETORES NECESSITAM DE ESCALAS DIFERENTES: CAVALARIA, CANIL, RAIO, CHOQUE.
FALAM EM VALORIZAR A CAPACITAÇÃO E PAGAM O VALOR DE R$ 6,00 REAIS NUMA HORA AULA DE INSTRUÇÃO DE MANUTENÇÃO PARA OS POLICIAIS, ISSO É VALOR ?
O QUE FALTA NESSA POLÍCIA NÃO SÃO SOLDADOS, FALTA HOMENS QUE VISTAM CALÇAS E A BLUSA DA CORPORAÇÃO E NÃO AS DAS GRATIFICAÇÕES.
AI VEM PROIBIR OS POBRES DOS OFICIAS DE IREM E VIREM PRO TRABALHO NAS VIATURAS ADMINISTRATIVAS E PORQUE ELE NÃO PROIBIU OS CORONEIS DO COMANDO E DA SECRETARIA E NEM OS POLICIAIS CIVIS E PORQUE ELE PRÓPRIO SECRETARIO NÃO VEM EM SEU CARRO. PIMENTA NO OLHO DOS OUTROS É ...
CORONEIS, POLICIAIS MILITARES, CHEFES DA ASSEMBLÉIA, DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, SECRETÁRIO DE ESTADO - CHEFE DA CASA MILITAR - ASSESSOR DO GOVERNADOR COM TANTA INFLUENCIA E COM TANTA DESUNIÃO ONDE VAMOS PARAR.
A POLICIA MILITAR ENFRENTANDO A POLICIA CIVIL EM SÃO PAULO, EFETIVOS SEMELHANTES OU PELO MENOS PRÓXIMOS A POLICIA CIVIL DO CEARA FAZ MANIFESTAÇÕES, GREVES, SE SINDICALIZA, SE UNE E CONSEGUE O SUBSIDIO E AINDA REINVINDICA (PARABÉNS)
ENQUANTO OS DESUNIDOS DA PMCE BRIGAM APENAS POR SUAS GRATIFICAÇÕES QUE SOBEM SEM OBEDECER MAIS UM DOS 04 (QUATRO) ULTIMOS AUMENTOS DE SALÁRIOS DIFERENCIADOS PARA PRAÇAS ENQUANTO ISSO, O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS CALADO FICA, OS OFICIAIS PRESOS SE CONSIDERAM PELO CABRESTO DA CHAMADA PROMOÇÃO POR MERECIMENTO.
ENGRAÇADO QUE QUANDO ANALISAMOS O SALÁRIO DA PMCE APENAS VERIFICANDO OS SOLDADOS SOMOS O 10º LUGAR A NIVEL DE BRASIL, PORÉM QUANDO ANALISAMOS O MESMO QUADRO OLHANDO PELO PRISMA DOS OFICIAS (TENENTES) SOMOS O PIOR SALÁRIO DO BRASIL E MESMO ASSIM O GOVERNO INSISTE EM DAR AUMENTO MENOR A CLASSE DOS OFICIAS.
ENQUANTO UM SARGENTO MOTORISTA DE CORONEL DO COMANDO GERAL (PROMOVIDO NA FRENTE DE MILHARES) POSSUI TODAS AS MEDALHAS POSSÍVEIS E IMPOSSIVEIS, AS MAIORES COMENDAS DO ESTADO SEM MÉRITO PARA A COMENDA, NÃO DESMERECENDO O POLICIAL, MAS PARA CADA MEDALHA EXISTE PARA OS NORMAIS REGRAS E POR ISSO ELES NÃO AS RECEBEM, PORÉM QUEM DEIXA AS FILHAS DOS CORONEIS NAS ESCOLAS E APANHAM SUAS ESPOSAS NOS SALÕES DE BELEZAS SÃO DIGNOS DE RECEBER A SENADOR ALENCAR E A JOSE MARTINIANO DE ALENCAR ENQUANTO OS COMANDANTES DE CIAS E SURPEVISORES DE POLICIAMENTO DA CAPITAL SÓ MERECEM O SERVIÇO.
EXEMPLO DA DESUNIÃO DA PMCE: ENQUANTO ALGUNS CORONEIS PASSAM FOME SUSTENTANDO 4 FILHOS COM SEU SALÁRIO FINAL DE R$4.900 MENOR QUE O INICIAL DE UM MENINO DE 18 ANOS DA PRF.
UM SOLDADO DO RONDA DO QUARTEIRÃO RECEBE MAIS QUE UM TENENTE (APÓS 3 ANOS DE FORMAÇÃO) E MAIS O BOLSA DO PRONASCI GANHA QUASE IGUAL A UM CAPITÃO.
(censurei)
PEDIDO DE DESCULPAS
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Nesta oportunidade tentarei expor a importância de TI em qualquer instituição, seja ela pública ou privada.Quando em 1992, nos meus memoráveis 16 anos, fui presenteado com uma revolucionária ferramenta da POSITIVO que respondia pelo nome de CP 400; vi ali uma oportunidade inusitada. Via surgir as visões futurísticas de "Jornadanas Estrelas", a ficção saía da tela da TV para a mesma tela, mas agora quem comandava todo aquele poder de transformação era eu. E assim se seguiu, junto da evolução tecnológica, a minha evolução pessoal e profissional. Enquanto empresas investiam milhões de dólares estruturando tecnologicamente sua maneira de atender ao seu público, para assim se beneficiarem da comodidade de tudo estar ali, na hora, ao vivo: os melhores clientes, os melhores fornecedores, as pessoas de idade x, que compram isso, que consomem aquilo; nos treinávamos homens com direitos escritos em uma folha de papel em branco, lembram disso?O maior problema é que não conseguimos agregar valores de TI para o nosso público interno; quantos policiais passam meses esperando uma contagem de tempo da DP, ou esperando a publicação de algum direito em Boletim, ou mesmo tendo sido publicado ele vai ter que ler Boletins até achar o que ele deseja. Vi isso acontecer bastante no acervo "encadernado" do CFAP; lembro-me que o MAJ AURÉLIO, a pouco fez uma "revolução", quando a apresentação do OFICIAL deixou de ser na "caneta" e passou a ser por e-mail. Assim deveríamos nos portar diantede TI, buscando benefícios tecnológicos para o POLICIAL e conseqüentemente para a Instituição. Hoje estou servindo, com muita determinação e apoio, na Assessoria de Tecnologia da Informação – ATI/QCG, e encontramos muitas dificuldades, mas, por incrível que pareça, as maiores dificuldades vêm de nosso público interno. A frase que eu mais costumava ouvir era: "isso não vai dar certo!"; e agora, tendo na pessoa do Sr.Cel PM William, Comandante Geral da PMCE, que conhece os benefícios que TI pode trazer para nossa Corporação, e que costuma, na sua totalidade, aprovar os projetos apresentados pela ATI que possuam viabilidade e retorno ao público interno.
Então por que TI?
"No mundo atual é fundamental que as empresas invistam em TI, pois é uma das principais estratégias para minimizar riscos e organizar informações para o sucesso empresarial. Com a tecnologia, as organizações podem organizar suas atividades e processos, principalmente possibilitar e criar ferramentas de gestão para se relacionar com seus diversos públicos. Uma empresa que tem suas ações e visões sistêmicas através da TI consegue atingir seus objetivos com mais segurança, além, também, de possibilitar o cruzamento das informações para tomada de decisão."
OBG e abraços.
RENATO ANDRÉ DE LIMA RODRIGUES
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
DEPRIMENTE...
Recebi este vídeo por e-mail hoje... não sei se fico envergonhado ou enojado.
Ao ver uma cena deste tipo, fico me perguntando: ONDE ESTAMOS ERRANDO?
- Será na formação?
- Na forma como os nossos PPMM são tratados profisionalmente?
- Falta educação e formação?
- A estrutura familiar está falida?
Como integrante da Polícia Militar, peço desculpas àquelas pessoas que convivem com o problema do alcoolismo. A forma como este cidadão está sendo tratado por, possivelmente, alguns policiais do Ronda, não reflete o pensamento da grande maioria dos profissionais que fazem parte desta briosa Corporação.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
ARTIGO DO ARQUIVO
Há uma emergente necessidade de se inverter a relação tradicional entre direito e dever. Ao que concerne aos policiais militares, inicialmente deve vir os direitos e depois os deveres, sendo necessário ocorrer o inverso com a Corporação, primeiro os deveres para depois vir os direitos.
São 172 anos de uma história que pouco evolui. Os paradigmas de hoje são quase todos os mesmos de vinte anos atrás. Os comandos, em sua grande parte, não se deixam seguir por características de liderança de seus oficiais, mas se fazem obedecer por códigos e regulamentos que desrespeitam seus profissionais, causando um visível desânimo e despreparo no trato com a sociedade.
Urge desmilitarizar as polícias estaduais, com a manutenção de seus pilares capitais de sustentação: hierarquia e disciplina, mas não como são interpretados e defendidos até os dias atuais, da mesma forma como eram entendidos há décadas, onde a hierarquia é discriminatória e ascendida sem critérios claros de meritocracia e a disciplina utilizada como forma de se tentar controlar uma tropa estropiada, além de pessimamente formada e treinada, com total desrespeito às liberdades e direitos de seus profissionais. Sabemos que existem profissionais que não honram a bonita e sacerdotal profissão de policial, talvez em grande parte por estarem com suas auto-estimas baixas e até mesmo revoltados pela forma como se desenrola as relações profissionais dentro das casernas, mas não podemos generalizar e estender os rigores descabidos a todos eles. Se um policial não faz bom uso de sua arma nos seus horários de folga, não há motivos para proibir todos os outros de portarem armas nesta situação, mas sim a necessidade de treiná-los e capacitá-los, para depois, só depois, punir rigorosamente os que saem da linha.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
OPERAÇÕES QUÍMICAS
POLICIAMENTO COMUNITÁRIO
terça-feira, 11 de novembro de 2008
REFLEXÃO...
VOLTAIRE
"Peca o homem que exige de seu semelhante mais do que ele mesmo daria de si ao Senhor Deus."
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
"A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo."
ALBERT EINSTEIN
"Jamais a ignorância imitará o verdadeiro saber."
ALLAN KARDEC
DESABAFO...
Coronel, não esqueça...
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
- Presidindo um Conselho de Disciplina
- Realizando um Inquérito Técnico
- Integrando comissão de vistoria nos estádios
- Integrando comissão de levantamento da carga da 4ª Cia
- Elaborando Projeto Básico para aquisição de armas e munição
- Realizando dois Estudos de Situação para operações de reintegração
- Realizando toda a movimentação disciplinar da Cia. (Meu Subcmt está viajando)
No final de semana publicarei material novo. Quem quiser mandar assuntos para publicar é só remeter para o e-mail: majorwilson@oi.com.br
sábado, 1 de novembro de 2008
ATITUDES QUE O POLICIAL NUNCA DEVE TOMAR - Parte 3
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
VERSOS ÍNTIMOS
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável,
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa ainda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!"
AUGUSTO DOS ANJOS
REFLEXÃO...
ESCREVI DURANTE UMA NOITE DE INSÔNIA
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
- Prédios velhos e em condições estruturais insatisfatórias.
- Carência de meios auxiliares de instrução.
- Carência de equipamentos para os treinamentos práticos.
- Recursos financeiros escassos.
- Gastos elevados para a manutenção de várias unidades de ensino.
- Pouca atratividade para professores e instrutores em função dos baixos valores pagos por hora/aula.
- Total desorganização da legislação de ensino.
Já na época, quando ninguém ainda falava na possibilidade de projeto tão "ousado", apesar de que já estava ocorrendo no Pará, escrevemos o seguinte:
"Destacamos que a implantação de um Centro Integrado de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social no Estado do Ceará trará, a curto prazo, uma série de benefícios para o governo do Estado, mas, muito mais importante, benefícios maiores para toda a sociedade. Vislumbramos os seguintes pontos positivos:
- Unificação de toda a estrutura de ensino da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, proporcionando um controle mais efetivo das atividades educacionais;
- Maior facilidade para o repasse de verbas e para a elaboração de projetos de investimentos;
- Racionalização de recursos;
- Racionalização de gastos com os serviços essenciais;
- Diminuição de gastos com manutenção;
- Redução do número de profissionais empregados na atividade-meio;
- Melhores condições para a instrução e treinamento dos policiais e bombeiros militares;
- Melhoria dos relacionamentos profissionais entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares;
- A constituição de um quadro permanente de professores e instrutores, melhorando os valores pagos por hora/aula, com vistas a criar uma maior atratividade e por conseguinte uma melhora no nível destes profissionais;
- O atendimento de exigências do Plano Nacional de Segurança Pública, facilitando a aceitação de projetos e o conseqüente repasse de verbas federais;
- A assinatura de convênios com as universidades, melhorando o nível educacional de nossos profissionais;
- Atualização e unificação de toda a legislação de ensino."
domingo, 19 de outubro de 2008
O SEQUESTRO DE SANTO ANDRÉ
sábado, 18 de outubro de 2008
ESTOU DE VOLTA
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
AUSÊNCIA
terça-feira, 7 de outubro de 2008
PM absolvido na chacina de Vigário Geral receberá indenização do Estado
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
A cada 3 dias morre um PM no Rio de Janeiro
Gasto com segurança pública
Estes gastos foram 13% maiores do que os de 2006, e há uma previsão de que em 2009 sejam ainda maiores.
Creio que há algo errado. Alguém arrisca um palpite?
sábado, 4 de outubro de 2008
Delegado se disfarça de motoboy e prende dois
Confira a notícia em http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/10/04/urbana3_0.asp
Aqui por nossa terrinha, alguns companheiros deveriam se disfarçar, pelo menos, de policial.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
PREPAREM-SE PARA O TROPA DE ELITE 2
O VIETNAM É AQUI...
terça-feira, 30 de setembro de 2008
DESABAFO...
Muitos falam das maravilhas de ser funcionário público: estabilidade, salário garantido, aposentadoria certa, poucas tarefas profissionais, carga horária reduzida, reconhecimento profissional, etc; são só alguns dos fatores positivos apontados por estas pessoas. Tenho me convencido, nestes últimos tempos, que somente os péssimos funcionários pensam desta maneira.
Observo que aqueles companheiros que são considerados péssimos profissionais não são escalados para serviços extras, não recebem procedimentos administrativos complicados para fazerem, não são imbuídos de missões difíceis, cumprem apenas seus expedientes administrativos, e, alguns deles, ainda são agraciados com comendas e cursos como forma de “resgatar o profissional”.
Não gostaria de me prender a comentar todos estes pseudo-fatores positivos apresentados anteriormente, mas gostaria de falar sobre um em particular: o reconhecimento. Para isso faço uso de uma citação do brilhante jurista e pensador Rui Barbosa.
“A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho, ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem.”
Pois a citada “norma universal da criação”, da qual Rui Barbosa se referiu, na Polícia Militar do Ceará não foi só invertida, mas sim completamente ignorada.
Utilizo outra citação do “Águia de Haia” para exprimir o meu sentimento atual:
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto"
domingo, 28 de setembro de 2008
ATITUDES QUE O POLICIAL NUNCA DEVE TOMAR - Parte 2
VOCÊ SABIA...
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
USO DE ALGEMAS
Ministro Menezes Direito arquiva HC contra restrições ao uso de algemas:
O ministro Carlos Alberto Menezes Direito negou seguimento (arquivou), na noite desta sexta-feira, ao Habeas Corpus (HC) 96238, em que o Sindicato de Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol -DF) pedia reconhecimento da inconstitucionalidade da Súmula Vinculante 11 e salvo-conduto nos casos de seu descumprimento, na tentativa de evitar ações judiciais contra os policiais.Pedido semelhante foi arquivado pelo ministro Joaquim Barbosa na semana passada, quando rejeitou Habeas Corpus preventivo (HC 95921) impetrado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, em favor de policiais civis e militares e agentes penitenciários do estado. Eles alegavam inconstitucionalidade e diziam que a súmula é mais rigorosa que a própria lei penal. Barbosa afirmou em sua decisão que o HC não seria o instrumento adequado para pedir revisão de Súmula Vinculante.
Editada em 13 de agosto pelo Supremo Tribunal Federal, a súmula limita o uso de algemas a casos excepcionais: apenas se o preso tentar fugir ou colocar em risco o policial ou terceiros. O texto prevê sanções para quem submeter o preso a constrangimento moral ou físico se não houver justificativa por escrito do uso de algemas.
O Sindipol-DF pedia ao Supremo a concessão de salvo-conduto coletivo, por meio de liminar, para que os policiais não fossem processados criminalmente ou administrativamente por desobediência à súmula. O argumento dos policiais no HC rejeitado hoje foi de que se trata de um “ato inconstitucional e desprovido de razoabilidade”.
Segundo o ministro Menezes Direito, o habeas corpus tem previsão constitucional para “aquele que sofre ou se acha ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção”. O habeas impetrado pelo Sindipol, no entanto, “não busca afastar qualquer ameaça a direito de locomoção, mas, tão-somente, desincumbir-se do ônus de realizar todos os atos relativos a demonstrar a excepcionalidade do uso de algemas”, explicou.
Assim, o ministro considerou o pedido incabível. “Por não haver nenhuma ilegalidade ou ato que configure constrangimento ilegal, não vejo como dar seguimento ao presente habeas corpus”. O ministro disse, ainda, que, por ser incabível o HC, “não se mostra pertinente a análise do pedido de inconstitucionalidade da súmula”.
PROJETO
REFLEXÃO...
domingo, 21 de setembro de 2008
A POLÍCIA E O RONDA
A atividade policial representa o uso da força da sociedade contra ela mesma, e isso é inconscientemente inaceitável, chegando a ser até embaraçoso. Coerção, controle e opressão são, sem dúvida alguma, necessários à manutenção da ordem social, mas não são atribuições agradáveis. Reconheço que ser policial não é uma profissão glamourosa ou de alto prestígio. Quantas vezes em rodas sociais me apresentei como servidor público, omitindo a função policial que exercia. Hoje, acompanho jovens policiais declarando-se, com orgulho, policiais do Ronda. Mas, sendo o Ronda Polícia, o que explicaria a aceitação de um e a negação do outro?
O Ronda como atividade policial, apresenta um tipo de ação policial que institui como base fundamental o diálogo da Polícia com a comunidade e estabelece uma relação de atenção. Nesse ponto existe uma grande diferença de atitude do modelo Ronda para o tradicional. O policial Ronda é uma mediador de conflitos sociais, o outro adotou da postura de repressor de conflitos sociais. O estigma deixado pelo tradicional modelo policial é tão forte, que a própria população tratou de “batizar” com outro nome seus novos protetores sociais.
Essa mudança de atitude da polícia é percebida claramente no novo tipo de relacionamento com a sociedade. Hoje, acompanhamos nas inocentes brincadeiras infantis de “polícia e ladrão” (onde antes as crianças escolhiam ser o ladrão), os garotos preferirem ser Polícia, e claro, do Ronda do Quarteirão.
Alguns estudiosos da Segurança Pública afirmam que estamos vivendo uma época de mudança na Polícia. Sou um pouco mais ousado nessa afirmação e creio que estamos vivendo uma mudança de época na Polícia. O modelo tradicional de policiamento nas ruas deu a sua última volta no ponteiro do tempo e não se mostrou eficaz. O modelo Ronda aponta para um policiamento de maior proximidade da Polícia com o cidadão, uma forma quase que terapêutica de fazer segurança. Descobriu-se que o policial conversa, ouve, é atencioso e até sorri.
Bem vindo o novo modelo de Polícia!"
Esclarecendo dúvidas sobre comentários
1º - Clicar em COMENTÁRIOS ao final do artigo.
2º - Na janela que se abre, digitar o seu comentário na caixa FAÇA UM COMENTÁRIO.
3º - Marcar a opção Nome/URL ou Anônimo.
4º - Se marcar Nome/URL, digitar seu nome no espaço NOME.
5º - Clicar em PUBLICAR COMENTÁRIO.
Seu comentário irá inicialmente para ser moderado, ou seja, só será publicado depois de aprovado por mim.
Se desejar publicar algum artigo, é só me mandar um e-mail para majorwilson@oi.com.br com o arquivo em anexo.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
A POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ ESTÁ PRECISANDO URGENTEMENTE...
sábado, 13 de setembro de 2008
Reflexão...
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
MARCO NA HISTÓRIA DA PMCE
O Governador Cid Gomes, ao nomeá-lo Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, trouxe um imenso benefício para a Corporação, para o Estado, e mais ainda para a sociedade.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
GRAMPOS...
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
TREINAMENTO PARA O RONDA
sábado, 6 de setembro de 2008
SEGWAY
Observei que os comentários de alguns companheiros não eram muito otimistas, pois indagavam como poderia um policial perseguir um bandido com o equipamento, pois se o transgressor descesse o passeio ou fosse para a areia não teria mais condições de acompanhá-lo. Mesmo correndo só na calçada, as pessoas poderiam ser atropeladas.
Continua o pensamento ultrapassado de que a polícia militar deve ser força de reação, ou seja, cometido o ilícito a PM tem que estar com todos os meios disponíveis para enfrentá-lo, quando na realidade nossa missão é tipicamente preventiva. Não é interessante para a sociedade que a polícia militar seja unicamente eficiente na repressão imediata aos crimes, mas sim que atue de forma efetiva para evitá-los. É ai que entra o Segway.
Em conversa com o Coronel Sérgio Costa, Comandante do Policiamento da Capital, ele me falou que, além do treinamento adequado aos policiais que vão operar os equipamentos, estão sendo traçadas estratégias de atuação mais eficiente, tais como: a cada 600 metros de calçadão ficará uma dupla de policiais em Segway, com apoio de policiais à pé que ficarão nas cabines, tendo comunicação direta entre eles através de HT’s.
Vejo o Segway como um equipamento que dará ao PM uma amplitude de ação bem maior, podendo o policial, nestes 600 metros de atuação, “limpar” a área de possíveis infratores. O policial não mais ficará somente “tomando conta” de uma cabine. Não ocorrendo os ilícitos, não haverá a necessidade de se perseguir o bandido, mas se tiver, e o bandido correr para a areia ou para fora do passeio, o policial pode deixar o equipamento e perseguir o bandido à pé, pois há um sistema de segurança que não permite que o Segway seja acionado por outra pessoa.
Na questão de melhorias dos equipamentos para a utilização na segurança pública, observo que estamos indo bem, mas espero que não se esqueçam da necessidade de também se trabalhar o material humano, pois sem ele nenhum equipamento, por mais moderno que seja, conseguirá diminuir os índices de criminalidade a um nível aceitável.