BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 9 de junho de 2009

MENINO MORCEGO


Estou com uma desconfiança que o Rodrigo Wilson Jr tem algum parentesco com o Batman. O garoto é um verdadeiro morceguinho, dorme o dia todinho, só acordando para mamar...mas durante a noite. Já gastamos todo o estoque de: "a,a,a...ô,ô,ô".

DOUTRINA E COMANDO

Agora há pouco, dando uma revisada na minha humilde biblioteca, encontrei o livro Doutrina e Comando de autoria do Cel. BM RR José Ananias Duarte Frota. Coincidentemente hoje, conversando com alguns policiais do Batalhão, citei a desenvoltura com que o Cel. Duarte Frota desempenhou a função de Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, levando esta briosa corporação a um desenvolvimento que há muito não ocorria, além de ter conseguido elevar a autoestima de seus profissionais a níveis estratosféricos.

Tive a oportunidade de observar de perto, pois eu era ajudante de ordens do Governador, as mais diversas formas utilizadas pelo Cel. Duarte Frota para conseguir despachar um projeto de interesse para o CBECE. Uma destas formas era a interceptação do Governador, quando de sua caminhada matinal, chegando como quem não queria nada e sempre ouvindo do Dr. Lúcio Alcântara: "venha Duarte, me acompanhe!".

Às vezes, a título de descontração, já no gabinete, eu perguntava ao Governador: "E ai Dr. Lúcio...hoje teve despachos à sombra dos coqueiros?", sempre obtendo um sorriso como resposta.

Mas, brincadeiras à parte, sabíamos que ele estava buscando desempenhar as suas funções da melhor maneira possível, com um senso de coletividade e responsabilidade muito grande. Distante disto estava o Comandante Geral da Polícia Militar.

Tenho-o como um bom exemplo de administrador público, portanto buscarei, posteriormente, transcrever algumas passagens de seu livro, além de tentar um contato para um possível artigo seu neste blog.

Que sirva de exemplo e lição para muitos:

"O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência."
Jim Watkins

segunda-feira, 8 de junho de 2009

COLABORAÇÃO NO BLOG

Estou muito satisfeito com o nível dos debates e colaborações que estão ocorrendo neste blog, através dos comentários (principalmente na postagem Publicação em Jornal de Recife, do dia 02 de junho) e dos e-mails que estou recebendo.
Pena que alguns companheiros ainda preferem ficar no anonimato, pois a capacidade cultural e o amadurecimento profissional que tenho constatado através de seus escritos são dignos de louvor e destaque.
Se algum companheiro tiver interesse em colaborar com algum artigo, sobre qualquer tema, terei muita satisfação em publicá-lo.
Peço também que sugiram assuntos que possam ser tratados e discutidos.

domingo, 7 de junho de 2009

GALÕES



O meu sogro Lincoln, oficial R2 e filho de coronel da Polícia Militar, perguntou-me sobre os motivos pelos quais os praças de nossa corporação estão usando "galões" nos ombros, contrariando uma tradição centenária e praticada na grande maioria das nações (oficiais com insígnias nos ombros e/ou gola, enquanto os praças com insígnias/divisas nas mangas). Não tive respostas. Talvez sejam pelos mesmos motivos pelos quais foi implantada uma escala de seis dias de serviço ininterruptos, ou os mesmos da extinção dos ranchos nos quartéis, este sob a alegativa de se melhorar a qualidade da alimentação dos policiais...com um vale de R$ 4,70.