BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PEC 300

Jair Bolsonaro: Salário justo para os PMs
Deputado federal (PP-RJ)
Rio - Os “especialistas” de plantão estão sempre prontos a dar cartão vermelho à Polícia Militar quando a operação acaba. Falam o que bem entendem, atacam e sugerem táticas mirabolantes, mas nunca, na prática, viram o branco do olho do inimigo num morro dominado pelo tráfico ou ouviram, de perto, o estampido de um fuzil.
Assim agem porque sabem que o ofendido, de soldado a coronel, está proibido, por lei, de responder publicamente. Também nunca se viu esses picaretas em funeral policial, pois lá não rende votos, dinheiro de ONGs de direitos humanos ou espaços na mídia.
A Polícia Militar do DF, que por várias vezes enfrentou o Congresso e reivindicou melhores condições de trabalho e dignidade para sua família, hoje se vê como uma das carreiras mais procuradas pela juventude de todo o Brasil. O soldado marcha junto com o coronel no combate ao crime ou nas incursões no Legislativo, e o resultado serve de exemplo para as demais PMs do Brasil, no campo da remuneração e de meios de trabalho.
O início da batalha que visa ao resgate da dignidade da família policial, quando toda sociedade será beneficiada, é a PEC-300, do deputado Arnaldo Faria de Sá, que fixa o piso nacional dos policiais militares do País igual ao de Brasília e tem como “tropa de choque” deputados oriundos das PMs: coronel Paes de Lira, de São Paulo, major Fábio, da Paraíba, e capitão Assumção, do Espírito Sanro.
A PEC é uma esperança consolidada nas PMs e nos bombeiros. Os números estampam a distorção entre a PM de Brasília e as demais. O soldado PM do Distrito Federal, iniciando a carreira, recebe mais que major da PM do Rio de Janeiro.

http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2009/9/jair_bolsonaro_salario_justo_para_os_pms_35477.html

RESGATE DA MOTIVAÇÃO

Matéria do Jornal Diário do Nordeste de ontem:

Assaltantes capturados após tiroteio com o Cotam

Policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), capturaram uma quadrilha que vinha praticando assaltos e roubos de veículos em Fortaleza. No fim da noite de segunda-feira, os criminosos roubaram mais um veículo, uma caminhonete Ranger, em Messejana (zona sul da Capital) e partiram para realizar mais assaltos em série, em diversos pontos da cidade. Mas, os acusados acabaram se deparando com uma patrulha do Cotam, sob o comando do tenente Barreto Araújo, no Bairro de Fátima. Alertada via rádio pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a equipe já estava à procura dos assaltantes.
(...)
O Cotam tem aumentado sua presença nas ruas, (...) Na última sexta-feira, uma patrulha da Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC) prendeu dois assaltantes que tinham acabado de praticar uma "saidinha" bancária. Horas, depois, uma patrulha do Cotam prendeu, no Barroso, sete pessoas com armas de grosso calibre. No mesmo dia, outra equipe do Cotam apreendeu drogas na Favela do Gengibre (zona leste).



Só precisamos de motivação, condições para realizar nosso trabalho sem interferências de leigos e reconhecimento profissional; o resultado será danoso para os marginais.

SELEÇÃO PARA O BPCHOQUE

Muitos policiais militares, principalmente integrantes do "Ronda do Quarteirão", têm procurado o Batalhão de Polícia de Choque buscando uma oportunidade para trabalhar conosco. Já conseguimos com o Comandante Geral Adjunto da PMCE algumas destas transferências, mas, tendo em conta a grande procura e a necessidade de admitirmos policiais com o perfil adequado para o BPChoque, apresentamos projeto ao Comando da Corporação propondo a realização de um processo seletivo para todos os interessados, incluindo Oficiais.

Se o projeto for aprovado, em breve iniciaremos o processo de seleção. Este constará de uma avaliação de conduta profissional e curricular, um Teste de Aptidão Física (TAF) e um Teste de Aptidão de Tiro (TAP).

Os policiais selecionados, em número de 35 (trinta e cinco), passarão por um estágio de adaptação técnica que dará a eles condições de iniciarem suas atividades operacionais no BPChoque.