BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MAIS UM PROJETO NA GAVETA

Armas ´sumiram´ do quartel em Caucaia

Trinta e quatro armas de fogo, sendo 29 revólveres calibre 38 e cinco pistolas calibre Ponto 40, pertencentes à Polícia Militar ´desapareceram´ do quartel da 2ª Companhia do 6º BPM (Caucaia). O ´sumiço´ das armas foi detectado em uma inspeção anual, determinada pelo Comando Geral, realizada na última segunda-feira (23) naquela unidade militar, pelas seis secções que compõem o Estado Maior da Corporação. Um Inquérito Policial Militar (IPM) já foi instaurado para apurar o que ocorreu com o armamento.

FONTE: Diário do Nordeste



No início de 2007 apresentei projeto sugerindo a modernização e informatização das reservas de armamento na Polícia Militar do Ceará, onde o laboratório inicial seria realizado na 4ª Cia/6º BPM (Conjunto Ceará) e 2ª Cia/5º BPM (Caucaia). Eu era Subcomandante do 6º BPM na época.

Todo processo de implantação do projeto seria composto de:

- Conferência do armamento, munições e equipamentos;
- Adequação física das reservas;
- Treinamento dos armeiros;
- Controle informatizado do material com auditoria on-line;
- Sistema de entrega e recebimento do armamento por identificação biométrica.

A idéia para a realização deste projeto não foi original, mas partiu do conhecimento de que na Polícia Militar de Santa Catarina, mais recentemente também no Rio de Janeiro, já estavam em andamento projetos semelhantes.

Tendo sido mais um projeto que foi para a gaveta, o que temos observado é uma total fragilidade na sistemática utilizada atualmente nas reservas de armamento, que, diga-se de passagem, é o mesmo adotado nas origens da Polícia Militar do Ceará.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MEDIOCRIDADE


Em breve estarei publicando um artigo intitulado Como Tornar-se um Comandante Medíocre.

Com certeza será bem mais fácil buscarmos exemplos práticos no cotidiano de nossas Corporações do que se o título fosse Como Tornar-se um Comandante Inspirador.

VERGONHA ESTADUAL

MOTIVAÇÃO


A capacidade de produzir textos requer, além de uma certa dose de inspiração, uma condição motivacional adequada. Não estou nos melhores de meus dias para escrever.

Como não sou favorável à prática, frequente em alguns blogs, de ficar transcrevendo artigos da mídia, talvez observem (os leitores deste blog) uma menor frequência nas postagens.

O Sobrevivência Policial é um canal que encontrei para conversar francamente com os amigos, portanto não tenho preocupações com a quantidade de acessos ao blog nem com o número de postagens. Não estou disputando uma competição para saber qual o blog mais acessado, até porque o contador de acessos de um blog pode ser facilmente manipulado pelo blogueiro.

Também não tenho intenções de ser candidato a algum cargo eletivo.

Estou aguardando a motivação voltar, e junto com ela a inspiração para continuar escrevendo, primando sempre pela franqueza, ética e originalidade dos artigos.