BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

BLOGOSFERA POLICIAL, UNI-VOS!

O Major Adrianizio Paulo, autor do Blog Direito Para Todos, foi exonerado de sua função junto à CIOPS, pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

Não sei os reais motivos de tal exoneração; acredito que o próprio Adrianizio também não tenha a absoluta certeza, pois, inclusive, está realizando uma enquete em seu blog sobre este tema.


Esperamos que não seja alguma espécie de retaliação pelo fato de ser um blogueiro integrante da Blogosfera Policial, pois teremos que tornar público, em todo o Brasil, mais uma arbitrariedade cometida contra a classe policial militar.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

LEALDADE


Lealdade é uma característica da atividade militar um pouco rara em nossos dias. Entretanto, mais importante do que a lealdade expressa nas relações pessoais, está a lealdade para consigo próprio, vislumbrada através da sinceridade, coerência nas atitudes, retidão de caráter e honestidade. Estes funcionando, absolutamente, como guia de conduta individual.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SENSO DE JUSTIÇA

Uma das mais árduas missões enfrentadas pelos chefes militares é o julgamento dos subordinados. Rotineiramente estamos realizando julgamentos. Julgamos para punir, quando da aplicação da disciplina; julgamos para elogiar e premiar; julgamos para emitir os conceitos necessários às promoções.

Ao mesmo tempo nosso senso de justiça estará sendo testado e observado pelos subordinados, como tembém a nossa coerência, onde será feita uma comparação de nossas palavras com as nossas atitudes.

"A tropa é o espelho do chefe e a sua mais severa juíza" (Gen. Alberto Cardoso).

Senso de justiça e coerência são qualidades de liderança militar cada vez mais escassos em nosso meio.