BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL!

A todos os meus amigos e leitores do Blog Sobrevivência Policial...



quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A MECÂNICA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Tentarei fazer algumas ilustrações, com fundamentos em noções básicas de física, tentando mostrar e interpretar a atual situação do sistema de segurança pública no Ceará, principalmente da Polícia Militar de forma particular.

Inicialmente, devemos compreender que há três forças, ou tendências, coexistindo e interferindo nos rumos que estão sendo tomados; são eles:

1º - Comando Geral da PMCE;
2º - Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social;
3º - Ronda do Quarteirão.


Graficamente, utilizando-se da noção de vetores, diria que o cenário ideal seria:


A convergência de forças, com os mesmos propósitos (intensidade), buscando a integração e o equilíbrio de seu foco de ação, a corporação policial militar.

Mas, infelizmente, o que observamos hoje é o seguinte:



VATICÍNIO MILENAR

"Se o comandante for fraco e sem autoridade; se suas ordens não forem claras e definidas; se não houver deveres específicos atribuídos aos oficiais e praças e os dispositivos forem estabelecidos de maneira aleatória e relaxada, o resultado será a desorganização completa".

Este pequeno trecho do livro A Arte da Guerra, de autoria de Sun Tzu, escrito em algum momento entre os anos 400 e 320 a.C., nunca pareceu tão atual.

Se tivesse sido escrito hoje, com certeza estaria retratando a situação da segurança pública brasileira.