BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sábado, 19 de junho de 2010

QUAE SUNT CAESARIS, CAESARI*


A Polícia Militar do Ceará não tem a tradição de guardar ou registrar a sua história. Isto cria um ambiente muito propício para os aventureiros de última hora; aqueles que, sem uma história profissional consistente, tentam aproveitar-se do pouco conhecimento dos policiais mais novos e da carência de registros documentais para, já no lusco-fusco de suas improdutivas carreiras, tentarem aparecer como o "Jim Street" (personagem de Colin Farrell em S.W.A.T.) em pessoa.

No Batalhão de Polícia de Choque tive uma imensa dificuldade em elaborar um histórico consistente de sua evolução, mas uma coisa posso afirmar com certeza:

1º - O fundador do GATE foi o Ten. Monteiro (Hoje T.Cel.).
2º - O fundador do COTAM foi o Maj. Serra (Hoje Cel.).

* A César o que é de César

ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA



Enquanto no Ceará

sexta-feira, 18 de junho de 2010

LUTO


Um grande policial; um grande atirador; um grande amigo.

Capitão Henrique Austregésilo ("Maguim"), um dia voltaremos a atirar juntos...


A ESPERANÇA

A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe a Crença.
Vão-se sonhos nas asas da Descrença,
Voltam sonhos nas asas da Esperança.
Muita gente infeliz assim não pensa;
No entanto o mundo é uma ilusão completa,
E não é a Esperança por sentença
Este laço que ao mundo nos manieta?
Mocidade, portanto, ergue o teu grito,
Sirva-te a crença de fanal bendito,
Salve-te a glória no futuro - avança!
E eu, que vivo atrelado ao desalento,
Também espero o fim do meu tormento,
Na voz da morte a me bradar: descansa!

(Augusto dos Anjos)

terça-feira, 15 de junho de 2010

VITÓRIA


"A campanha eleitoral ainda não começou e já me considero um vitorioso. Calma, não falo, ainda, de candidatura.

Há muito tempo venho repetindo, quando tive espaço para falar, que era um absurdo inaceitável a situação em que se encontrava a política do Ceará. Uma família, fascinada pelo poder, com uma visão oligárquica do governo, dominava as instituições e tentava submeter a própria sociedade aos seus caprichos autoritários.

A expressão mais visível desse estado de coisas era a ausência de oposição e a escassez crítica da mídia. Tudo dominado, o próximo passo seria a candidatura única do governador à reeleição. Colunistas amestrados (crédito para Hélio Fernandes) já davam o fato como consumado.

Reagi como pude à essa tentativa de humilhar o Ceará e os cearenses. Introduzi no dicionário político local a expressão W.O., própria do futebol, para dizer que os eleitores não ficariam sem opção quando chamados a escolherem seu governador.

Empenhei-me, solitário, no início, na formação de uma força política que pudesse se contrapor à hegemonia instalada no poder que consistia grave ameaça à liberdade e à democracia.

O preço que tenho pago pela posição que assumi, sendo alto, ainda é pequeno, diante da relevância da missão que me impus, com a responsabilidade de uma longa vida pública premiada pelo carinho e o respeito do meu povo.

Os acontecimentos recentes, quando o PSDB despertou da letargia e deixou de aspirar os vapores inebriantes do poder, animam-me a pensar que está encerrado o tempo do silêncio político imposto pelo medo e a distribuição de favores, costume que retorna com a restauração de nefastas práticas políticas.

Espero que se inaugure nova fase na política local onde haja espaço para a crítica e o contraditório que são a essência da democracia indispensáveis ao respeito e legitimação dos governos."

LÚCIO ALCÂNTARA

FONTE: BLOG DO LÚCIO ALCÂNTARA

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PADRE CÍCERO


Sem entrar no mérito das questões religiosas, Padre Cícero pode ser considerado um grande herói cearense, com influência em todo o Nordeste brasileiro. Era um homem humilde, voltado para as coisas do sertão, mas senhor de uma intelectualidade muito desenvolvida, sem perder a sensibilidade para a luta em favor dos mais pobres, mesmo que tenha utilizado-se da política para isso. Padre Cícero pertencia ao Partido Republicano Conservador.

Transcrevo a seguir algumas frases atribuídas ao Padre Cícero:

"Dê o primeiro passo e o resto nosso Bom Deus fará"

"Sou padecente e resignado com toda a ingratidão"

"Nada é oculto que não se descubra"

"Para tudo tem o seu tempo"

"Meu regulamento até hoje é não ter regulamento"

"Sempre é mais seguro obedecer a Deus do que aos homens"

"Deus quer mais a nossa felicidade do que nós a desejamos"

domingo, 13 de junho de 2010

AFEGANISTÃO BRASILEIRO

Sempre gostei de procurar no YouTube por vídeos onde snipers acertam, com precisão milimétrica, pessoas a uma grande distância. Normalmente estes vídeos vêm do Iraque ou Afeganistão.

A idéia de um sniper (atirador de elite) caçando pessoas pelas ruas de nossa cidade pode ser um pouco absurda, entretanto é o que já está ocorrendo no Rio de Janeiro.

Ainda bem que estão matando traficantes, mas se a moda pega e eles passam a caçar policiais?

Clique no link a seguir e veja este incrível vídeo, antes que seja proibido.

OBS.: Em um momento eles tiram todo o zoom da filmadora, observem a distância para o alvo.