BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Observo que alguns companheiros têm criticado o projeto do governo estadual de retirar da Av. Washington Soares a atual Academia de Polícia Militar Gen. Edgard Facó, levando-a para formar um novo complexo juntamente com as outras unidades de ensino integrantes do sistema de segurança pública do Ceará.
Em 2005, por ocasião da realização do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, eu e o Major Pinheiro defendemos tese monográfica sobre o tema: "A Importância de um Centro Integrado de Formação e Aperfeiçoamento para os Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará"; em suma, a criação da Academia Estadual Integrada. Lembro-me bem que o Cel. RR Raimundo Ferreira da Conceição, um dos avaliadores, chegou a insinuar que era uma proposta utópica para a realidade de nosso Estado. Com a abertura do processo licitatório de construção da Academia Estadual de Segurança Pública, torna-se realidade um sonho, e o referido oficial continua sem prestar contribuições significativas para a Corporação.
Infelizmente muitos de nossos companheiros são resistentes às mudanças, portanto dificultam os processos de modernização de nossa polícia, estes são aqueles que passam dias e dias criticando a estrutura atual e não apresentam propostas sensatas de melhorias, e quando estas surgem eles são os primeiros a se oporem.
Em nossas pesquisas para a já citada monografia, constatamos uma série de problemas e dificuldades do atual sistema de ensino da segurança pública do Ceará:
  • Prédios velhos e em condições estruturais insatisfatórias.
  • Carência de meios auxiliares de instrução.
  • Carência de equipamentos para os treinamentos práticos.
  • Recursos financeiros escassos.
  • Gastos elevados para a manutenção de várias unidades de ensino.
  • Pouca atratividade para professores e instrutores em função dos baixos valores pagos por hora/aula.
  • Total desorganização da legislação de ensino.

Já na época, quando ninguém ainda falava na possibilidade de projeto tão "ousado", apesar de que já estava ocorrendo no Pará, escrevemos o seguinte:

"Destacamos que a implantação de um Centro Integrado de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social no Estado do Ceará trará, a curto prazo, uma série de benefícios para o governo do Estado, mas, muito mais importante, benefícios maiores para toda a sociedade. Vislumbramos os seguintes pontos positivos:

- Unificação de toda a estrutura de ensino da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, proporcionando um controle mais efetivo das atividades educacionais;

- Maior facilidade para o repasse de verbas e para a elaboração de projetos de investimentos;

- Racionalização de recursos;

- Racionalização de gastos com os serviços essenciais;

- Diminuição de gastos com manutenção;

- Redução do número de profissionais empregados na atividade-meio;

- Melhores condições para a instrução e treinamento dos policiais e bombeiros militares;

- Melhoria dos relacionamentos profissionais entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares;

- A constituição de um quadro permanente de professores e instrutores, melhorando os valores pagos por hora/aula, com vistas a criar uma maior atratividade e por conseguinte uma melhora no nível destes profissionais;

- O atendimento de exigências do Plano Nacional de Segurança Pública, facilitando a aceitação de projetos e o conseqüente repasse de verbas federais;

- A assinatura de convênios com as universidades, melhorando o nível educacional de nossos profissionais;

- Atualização e unificação de toda a legislação de ensino."

Um comentário:

Anônimo disse...

acho interessante congregar PM PC e BM, pois essa "concentração" terá como "irradiar" para toda as organizações ligadas a área da segurança, pois estaram lado a lado e poderam de forma mais rápida interagir, receber conhecimentos, haver a interdisciplinariedade dos õrgãos, onde cada um irá ver e conhecer o serviço de cada função nas instituições.
toda quebra de paradiguima gera trauma e o medo do novo, erros e acertos, ajustes as necessidades de cada grupo, pois irá ter áreas comuns que terão regras de utilização de todos.
Francisco WILLIAM de Oliveira Cândido - Cap QOPM - 3ª Cia / 6º BPM