BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 17 de março de 2009

CENSURA NA PM DO RIO DE JANEIRO

Matéria publicada no blog do jornalista Jorge Antônio Barros, do O Globo.

Veja em: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/

"Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro também vai pedir revisão de punição a coronel.

Provavelmente você já deve ter cansado do Caso do coronel que falou a verdade, mas aviso que vou continuar batendo nessa tecla até ouvir do governador do estado, Sérgio Cabral Filho, um posicionamento sobre o episódio em que o comando-geral da PM puniu com prisão de quatro dias o coronel Ronaldo Antonio de Menezes - um dos mais antigos da corporação, na ativa - que em 35 anos de serviço nunca teve uma advertência de seus superiores. É um homem íntegro, um policial com experiência inclusive no comando de unidades operacionais, que estão no front da luta contra a violência urbana. Não é possível, portanto, que se puna um comandante desses impunemente.
Este blog teve a honra de dar essa notícia em primeira mão no dia 9 de março. No dia seguinte, cedeu a vez para o site do GLOBO, que foi o primeiro a publicar que o coronel havia sido preso. Desde então foram 11 posts sobre o assunto. Doze com esse. Um total de 810 comentários de leitores. É verdade que não dá para comparar com o recorde do Caso do menino que é alvo de disputa entre o Brasil e os EUA, mas o episódio do coronel punido injustamente se espalhou pelos sites interativos da internet, por comunidades de policiais militares de vários estados. E o silêncio na PM do Rio é avassalador.Apesar disso, soube pelos deputados Marcelo Freixo e Flávio Bolsonaro - que foram os primeiros parlamentares a prestar solidariedade ao coronel - que o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, se comprometeu a apelar ao governador Sérgio Cabral para que reveja a punição dada ao coronel Menezes. Não sei como está a relação de Picciani com Cabral - embora sejam aliados políticos e do mesmo partido, o PMDB, mas Picciani é o chefe do Poder Legislativo do estado. E espero sinceramente que o governador se sensibilize com essa questão, mesmo que seja do ponto de vista humanitário, se outro motivo não houvesse. Mas certamente o maior deles é que a manutenção da punição, que manchou a ficha exemplar do oficial, pode significar uma triste mensagem para a tropa. A de que punições absurdas como essa representem falta de senso de justiça com policiais que, na ponta, já estão cansados de arriscar suas vidas, com salários baixos e péssimas condições de trabalho, enquanto a cúpula não está nem aí para a hora do Brasil.

CONTINUA A POLÊMICA NO RJ SOBRE O "BICO" DOS PPMM

Beltrame diz que não combaterá bico de policiais enquanto salários não melhorarem

RIO - O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio, que não combaterá o bico dos policiais, pelo menos enquanto o estado não remunerar melhor os profissionais de segurança.

Matéria publicada no O Globo.

Leia mais em: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/03/17/beltrame-diz-que-nao-combatera-bico-de-policiais-enquanto-salarios-nao-melhorarem-754879098.asp