BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BPCHOQUE INTENSIFICA CURSOS, ESTÁGIOS E TREINAMENTOS

O Batalhão de Polícia de Choque tem incrementado suas atividades de instrução com a finalidade de proporcionar aos nossos guerreiros uma melhor qualificação técnica, resultando em uma maior segurança no desempenho de suas missões operacionais e em uma consequente melhoria na qualidade do serviço prestado à sociedade.

ESTÁGIO PRÁTICO DE TIRO
Realizados pelo GATE e COTAM. Concluído em sua primeira fase, tem programação para outros no decorrer do ano. Já está sendo programado o treinamento para o CDC.

ESTÁGIO DE MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO



Em realização sob a responsabilidade do GATE. Conta com a participação de Choquianos e policiais militares de outras Unidades, inclusive do interior do estado.

CURSO DE CINOTECNIA
Em realização sob os cuidados do CANIL. Além de policiais militares cearenses, tem representantes das polícias militares dos estados de Alagoas e Rio Grande do Norte, como tembém integrantes da Força Aérea, Exército Brasileiro, Guarda Municipal de Fortaleza, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

CURSO DE OPERADOR TASER



Com início em 1º de m
arço, formará, dentro do efetivo do BPChoque, 40 operadores de Taser.

CURSO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS



Está em fase de inscriç
ões e terá início em 5 de abril.

ESTÁGIO DE MANUSEIO TÉCNICO DE ARMAS E MUNIÇÕES NÃO LETAIS
Está em fase de planejamento e organização.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

TENDÊNCIAS DA CRIMINALIDADE CEARENSE PARA 2010

2ª TENDÊNCIA - AUMENTO DO NÚMERO DE OCORRÊNCIAS DE PEQUENOS DELITOS



São aqueles delitos que ocorrem, em sua grande maioria, nas ruas da cidade (pontos de ônibus, semáforos, locais mal iluminados ou com menor presença de pessoas). Podem evoluir para assaltos em pequenos comércios. Normalmente estes bandidos estão armados e drogados, agindo de forma violenta por conta do estado de nervosismo em que se encontram. Qualquer pequena reação da vítima pode conduzir a um homicídio.

1º MOTIVO - AUMENTO DO TRÁFICO E CONSUMO DE DROGAS

A facilidade com que o crack torna dependentes os seus usuários faz com que, cada vez mais, jovens procurem o caminho da criminalidade como forma de financiar o vício. Qualquer objeto tomado nas ruas (celulares, relógios, bolsas, etc.) vai para as mãos dos traficantes.


2º MOTIVO - AUMENTO DA CORRUPÇÃO POLICIAL

Os traficantes são uma boa fonte de recursos financeiros para policiais corruptos. A gravíssima "crise de baixa auto-estima" pela qual passa a polícia cearense, com diversas reclamações sobre a questão salarial, tem levado a um aumento na incidência de casos de corrupção.


3º MOTIVO - AUSÊNCIA DE PROGRAMAS SOCIAIS

Escassez de investimentos públicos em comunidades carentes e a ausência de políticas concretas de resgate da infância e juventude. Em muitas comunidades a única presença do Estado é através da polícia.

4º MOTIVO - FALHA GRAVE NA FUNÇÃO PREVENTIVA DA POLÍCIA
O desvirtuamento da atividade comunitária da polícia militar, fez com que os criminosos perdessem o receio da presença policial. Apesar do aumento da quantidade de viaturas nas ruas, os delinquentes não mais receiam em agir.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

TENDÊNCIAS DA CRIMINALIDADE CEARENSE PARA 2010


1ª TENDÊNCIA - AUMENTO NA INCIDÊNCIA DE SEQUESTROS


1º MOTIVO - FACILIDADE PARA SELECIONAR VÍTIMAS

Empresários, executivos e pessoas de classes sociais mais elevadas, não têm preocupação em estabelecer uma rotina de segurança pessoal. Quando ocorre tal preocupação, utilizam-se de um serviço inadequado, geralmente entregue aos cuidados de um policial de folga. É comum observarmos um segurança em uma motocicleta acompanhando um carro de luxo pelas ruas da cidade; em caso de sequestro ele não terá como enfrentar três ou quatro bandidos, podendo, inclusive, ser assassinado. A rotina das pessoas facilita o planejamento e a execução de um sequestro.

2º MOTIVO - FALHAS NAS INVESTIGAÇÕES
Carência de efetivo e equipamentos na Delegacia especializada, que, não obstante os esforços dos policiais que lá trabalham, ocasiona uma imensa dificuldade nas investigações deste tipo de crime.


3º MOTIVO - MELHORIA DA PROTEÇÃO NO TRANSPORTE DE VALORES
As empresas de segurança e transporte de valores aumentaram suas capacidades operativas. Seus vigilantes estão mais bem preparados e armados, dificultando a ação dos bandidos. Com uma maior dificuldade para assaltarem carros-fortes, as quadrilhas tenderão a migrar para o sequestro.


4º MOTIVO - MAIOR SEGURANÇA NOS BANCOS
Os bancos, atualmente, estão mais seguros com a utilização de detectores de metais, vigilantes armados, câmeras de vídeo, menor circulação de dinheiro nos caixas (por conta do aumento de transações eletrônicas), etc. Além de uma maior atenção do policiamento ostensivo nos corredores bancários.