BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sábado, 6 de junho de 2009

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS

Tive a imensa honra de ter sido convidado, por dois capitães alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, para ser o orientador de conteúdo de suas respectivas monografias.

O Capitão Naerton, com o tema: Disseminação da Utilização de Armas e Munições Não Letais na Polícia Militar do Ceará – Necessidade de Preparação Técnica.

O Capitão Nazareno, com o tema: A Formação Continuada em Tiro Policial Defensivo na Polícia Militar do Ceará.

O primeiro tema propõe a generalização da utilização das armas não letais pelos policiais que fazem o policiamento ostensivo geral, com o devido treinamento especializado e em níveis de utilização técnica específicos, deixando para o BPChoque a gerência dos treinamentos e controle do material, como também a utilização deste armamento em níveis mais críticos. O principal objetivo é conscientizar para a utilização racional das armas e munições não letais com a finalidade de diminuir a utilização das armas de fogo.

O segundo tema, de igual importância ao primeiro, com a preocupação, também, na diminuição da utilização das armas de fogo, ou pelo menos uma utilização mais técnica e em perfeita sintonia com as determinações legais, propõem uma doutrina de treinamento constante e continuado nas técnicas e táticas de tiro policial.

Os dois oficiais apresentam elevados valores profissionais e culturais, além de uma imensurável condição ética. Promissores para as mudanças que ocorrerão na Polícia Militar do Ceará daqui a alguns anos

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CAIXA BENEFICENTE

"Como se não bastassem os salários defasados e a carga horária exaustiva, os policiais militares do Ceará enfrentam, agora, mais uma grande dificuldade em suas vidas. Desde o último dia 25 foram suspensas as consignações em folha de pagamento para a compra de medicamentos, alimentos e fardamentos, além de outros serviços que eram prestados à tropa pela Caixa Beneficente dos Militares do Ceará (Cabemce). ´Isso chegou para nós como um ´tsunami´. Vamos morrer por inanição´, declarou emocionado, em entrevista ao Diário do Nordeste, ontem, o coronel PM Maurício Cruz, presidente da Cabemce. A instituição tem 71 anos e conta hoje com um total de 18.500 associados."

Leia mais no Diário do Nordeste

SOLDADO DO BPCHOQUE É DESTAQUE INTERNACIONAL


"Lutador vai a Long Beach, nos EUA, disputar o título da IBJJF. Como não poderia deixar de ser, reclama da falta de apoio

Francelino Gonçalves será o único lutador a representar o Ceará no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu, organizado pela International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF), de 4 a 7 de junho, na Califórnia, Estados Unidos.

Tricampeão mundial pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Olímpico (CBJJO) de 2006 a 2008, o faixa marrom entra na competição no sábado (6), na categoria pesadíssimo (mais de 100,5 quilos).


A expectativa do lutador — também campeão europeu, sulamericano e bicampeão brasileiro — para o Mundial é trazer uma medalha. ´Venho treinando desde o início do ano para esta competição e estou muito confiante em trazer medalhas´, disse Francelino Gonçalves.


Aos 33 anos, o policial militar da 2ª Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) tem uma reclamação semelhante à de dez entre dez competidores dos chamados esportes amadores: a falta de apoio advindo de entidades governamentais. ´Tenho esse patrocínio (Magis Incorporações) desde 2006 e é o que me salva´, diz."


Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 3 de junho de 2009

EXEMPLO


O Cel. Carlos Antônio Elias, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, dá um exemplo aos demais comandantes gerais de outras polícias. Ele, ao contrário de outros menos esclarecidos, ao invés de perseguir e ameaçar os blogueiros policiais, também entrou na blogosfera policial com um blog pessoal: Blog do Coronel Carlos Antônio Elias.

Só este fato já bastaria para demonstrar o seu espírito democrático, mas ele foi mais longe, criou o primeiro blog corporativo de um órgão do sistema de segurança pública, o Blog da PM de Goiás.

A Polícia Militar do Estado de Goiás está de parabéns pelo seu comandante.

BLOGOSFERA POLICIAL

MATÉRIA NO JORNAL DA TARDE

"Blogs de policiais se multiplicam

BÁRBARA SOUZA, barbara.souza@grupoestado.com.br

Do cotidiano violento das ruas à homenagem ao pai morto por bandidos, policiais civis, militares e federais de todo o País expõem suas ideias, críticas e realidade no mundo virtual. A internet democratizou a aproximação dos policiais com a sociedade e favoreceu o acesso a pelo menos 67 blogs do gênero.

Em São Paulo, ao menos oito páginas sobre o assunto estão na internet - mas o Estado mais desenvolvido do País perde feio para o Rio de Janeiro nesse quesito. Policiais fluminenses já criaram cerca de 30 blogs sobre segurança e violência. Os paulistas, dizem, temem que os desabafos, comentários e críticas escancaradas na internet, com acesso livre de leigos e também dos comandantes, virem alvo de sanções disciplinares.

Mesmo assim, alguns desafiam as imposições regimentais e deixam seu recado no mundo virtual. Alguns discutem os problemas da profissão. Outros, repercutem reportagens publicadas pela imprensa. Há os que preferem apenas falar do cotidiano nas ruas. E ainda os que prestam homenagens a colegas mortos ou abrem espaço para discussões sobre a política nacional.

A proporção da chamada blogosfera policial chamou a atenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (CESeC) que, em parceria, estão pesquisando a produção, a quantidade, conteúdo e o impacto dos blogs especializados em segurança pública.

A pesquisa incluirá levantamento e análise de blogs, entrevistas com policiais blogueiros e jornalistas e a realização de debates. A expectativa é usar os dados para um seminário no segundo semestre. “Quando nos deparamos com esse fenômeno, resolvemos colaborar para entender com um pouco mais de critério o que isso significa”, diz o coordenador do setor de comunicação e informação da representação da Unesco no Brasil, Guilherme Canela Godoi.

Para Godoi, as primeiras impressões dos blogs apontam para o caminho que se debate há algum tempo sobre as tendências das coberturas jornalísticas voltadas para políticas de segurança, polícia e criminalidade. “Não precisamos de cobertura de crime, mas de políticas públicas na segurança, pois resolve muito pouco ficar dizendo que mais uma pessoa foi assassinada”, afirma.

Ao menos dois blogs já avançam nessa discussão. Um deles, do coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Rio de Janeiro, intitula-se Segurança pública - Ideias e Ações. O propósito do blog, diz, é dar voz aos “especialistas do cotidiano”, policiais que estão na ativa.

“A intenção é criar um espaço que durante muitos anos foi ocupado por cientistas de humanidades, que estudam a segurança pública. Era necessário também ter a voz de quem a opera”, afirma Duarte, que criou o blog em 2006.

O blog Abordagem Policial, criado por cinco alunos oficiais da Polícia Militar baiana, segue a mesma linha. Levanta questões éticas da polícia, dá dicas de concursos e traz um link com os blogs e sites relacionados à segurança.

Criado em 2007, o blog também surgiu como um canal para se discutir segurança pública e polícia, além de mostrar as mudanças pelas quais a corporação vem passando desde o fim da ditadura no Brasil. “A intenção também é quebrar esse estereótipo que a sociedade tem da polícia e a polícia tem da sociedade”, diz o editor da página, Danilo Ferreira."


terça-feira, 2 de junho de 2009