BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sábado, 16 de outubro de 2010

TESTANDO NOVAS ARMAS

Hoje estive no Clube de Tiro Sniper, a convite de meu grande amigo Lincoln, realizando testes em várias armas que já estão disponíveis para a venda legalizada no Ceará.


Em breve postarei um artigo exclusivo sobre o assunto.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS


Ontem participei do lançamento do livro VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS - TRAJETÓRIAS DE PESQUISA, maravilhosa coletânea de trabalhos que foram apresentados durante o seminário realizado em comemoração aos quinze anos de funcionamento do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) - vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. O organizador deste compêndio foi o competente Prof. César Barreira.

O livro apresenta excelentes contribuições de pesquisadores brasileiros e de outros países, onde destaco: Sérgio Adorno, Luiz Antônio Machado da Silva e Ricardo Henrique Arruda de Paula.

A única decepção ficou por conta do artigo sob o título Políticas de Segurança e Práticas Policiais, de autoria de Glaucíria Mota Brasil, pois trata-se do mesmo trabalho já publicado em 2004 no livro Questão de Segurança, também organizado pelo Prof. César Barreira. Exceto por algumas palavras acrescentadas ao texto ou trocadas por sinônimos, por uns poucos parágrafos suprimidos e pela mudança do título que originalmente era Da Unificação do Comando da Segurança Pública à Integração das Polícias no Ceará, observamos que a pesquisadora não tem contribuído muito com as questões relacionadas à violência e conflitos sociais.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FIXAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA MILITARES ESTADUAIS

Os policiais militares do Rio de Janeiro estão coletando, através do site Comunidade Fiel de Apoio ao Policial, assinaturas necessárias para a proposição de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Serão necessárias 260.000 assinaturas para que o PL que Fixa a Jornada de Trabalho dos Militares Estaduais e Pagamento de Horas-Extras possa seguir os trâmites legais de sua apreciação.
(click sobre as imagens para ampliá-las)

terça-feira, 12 de outubro de 2010