Neste 2011, ano que promete várias novidades para os policiais brasileiros (principalmente a possibilidade de decisão sobre a PEC 300), onde já começamos com um inédito reconhecimento de nossos valores como cidadãos através do lançamento das Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública, estou dando início a uma campanha nacional para a criação da Associação Brasileira dos Instrutores de Tiro Policial (ABITPOL).
Esta entidade, já existente em outros países, representará e congregará os policiais brasileiros, estaduais e federais, que desempenham as atividades, no âmbito das instituições públicas, de instrutores e professores das matérias de Tiro Policial, Armamento e Tecnologias Não Letais.
Serão alguns dos objetivos da ABITPOL:
- Promover a cooperação e a congregação entre todos os instrutores de Tiro Policial, Armamento e Tecnologias Não Letais integrantes dos quadros funcionais dos órgãos, federais e estaduais, responsáveis pela missão constitucional de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. São eles:
- Polícia Federal
- Polícia Rodoviária Federal
- Polícia Ferroviária Federal
- Polícias Civis
- Polícias Militares
- Corpos de Bombeiros Militares
- Colaborar, sempre que solicitado, com os órgãos públicos das diversas esferas administrativas dos poderes constituídos.
- Defender legitimamente os direitos e interesses dos instrutores perante a administração pública.
- Promover o reconhecimento dos cursos técnicos/profissionais em todos os níveis de instrução da matéria de Tiro Policial, Armamento e Tecnologias Não Letais, seja público ou privado, evitando-se o oportunismo de pessoas descredenciadas e/ou tecnicamente inabilitadas.
- Estimular a integração e cooperação entre os diversos órgãos policiais brasileiros.
- Propiciar a troca de experiências com iguais associações de outros países.
- Realizar diversas atividades de interesse coletivo, tais como:
- Assembléias e reuniões informativas.
- Cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização.
- Provas de capacitação.
- Seminários, convenções, congressos e feiras.
- Publicação de boletins, revistas, livros e manuais de caráter técnico/profissional.
- Testes, avaliações e certificações de materiais, equipamentos, armamentos e munições de uso policial, utilizando-se de rigor científico e independência profissional.
- Conscientizar sobre a necessidade da intensificação dos treinamentos e de uma doutrina de formação continuada.
Estou procurando apoio público e privado para que, através da realização de um Seminário Nacional sobre Tiro Policial, Armamento e Tecnologias Não Letais, possamos inaugurar a ABITPOL.
Solicito aos amigos leitores e aos companheiros da blogosfera policial que divulguem este artigo, informando que os profissionais que tenham interesse na ideia entrem em contato através dos e-mails abaixo, pois darei início a um cadastro nacional.
abitpol@gmail.com
majorwilson@hotmail.com