BOAS-VINDAS
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.
OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE
quinta-feira, 18 de junho de 2009
SER FILHO DE POLICIAL MILITAR
terça-feira, 16 de junho de 2009
NOTÍCIA IMPORTANTE
Sugiro acompanharem os fatos que estão ocorrendo na Polícia Militar do Estado de Sergipe, através dos links abaixo:
BLOG ABORDAGEM POLICIAL
BLOG CAPITÃO MANO
NA GAVETA...
Por meio deste documento, venho expor à V.Exa. as considerações a seguir, para ao final solicitar:
Considerando que a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) é denominada Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC).
Considerando que o termo Distúrbios Civis é remanescente do período anterior à democratização do Brasil, portanto carregado de simbolismo militar de épocas ditatoriais.
Considerando que em outros países estas tropas especializadas são denominadas de: Grupo de Controle de Multidões, Grupo de Controle de Rebeliões, Esquadrão Móvel Antidistúrbios, etc.
Considerando que a 2ª Companhia do BPChoque é constituída de uma tropa especializada para atuar em eventos críticos, onde haja a presença de grande público, através da utilização de técnicas específicas de controle de multidões e de armamentos e munições de potencial menos letal.
Considerando que estes eventos críticos podem ser: rebeliões em unidades carcerárias, controle anti-tumulto em eventos esportivos, desocupação de prédios públicos, desapropriação de terras e imóveis em apoio ao cumprimento de determinações judiciais, além da prevenção à desordem por parte de movimentos grevistas.
Considerando que o armamento e a munição empregada por esta subunidade, em suas operações é classificada como não-letal, pois seu objetivo principal é controlar ou conter o ímpeto agressivo das massas, e não entrar em choque com ela, sendo o uso da força o último recurso.
Considerando que a denominação Controle de Distúrbios Civis não traduz a real atividade técnica-operacional desempenhada pela 2ª Companhia do BPChoque.
Considerando que a mudança de denominação poderá ajudar, no futuro próximo, a obtenção de recursos federais e a ampliação do treinamento e capacitação dos PPMM.
Solicito que V.Exa. delibere pela mudança de denominação da 2ª Cia/BPChoque, atualmente designada Companhia de Controle de Distúrbios Civis, por outra nomenclatura que esteja de mais acordo com a missão desta subunidade incorporada e com o Estado Democrático de Direito.
Sugiro, para análise, uma das seguintes denominações:
Companhia de Intervenção Não-letal em Eventos Críticos.
Companhia de Intervenção Não-letal.
Companhia de Intervenção em Tensões Sociais.
Fortaleza, 19 de janeiro de 2009.
COMO DESMOTIVAR UM PROFISSIONAL
1º - Deixe-o em uma função importante, mas sem qualquer poder de decisão, servindo apenas para assinar alguns documentos e solucionar alguns problemas de menor gravidade;
2º - Não leve em consideração as suas solicitações por melhores condições de trabalho para o seu efetivo, e nem tampouco as suas argumentações pela necessidade de mais treinamento técnico;
3º - Utilize o efetivo sob o comando deste profissional em atividades completamente diversas daquelas para os quais eles estão treinados;
4º - Ponha na gaveta todo e qualquer projeto apresentado por ele;
5º - Tome decisões que dizem respeito à função deste profissional sem comunicá-lo, ignorando completamente a sua autoridade;
6º - Sempre diga que ele está errado, pois você tem mais tempo de serviço e portanto mais experiência em todos os assuntos;
7º - ponha-o para realizar tarefas fora de sua competência hierárquica, mas sempre o desmerecendo.
8º - Minta descaradamente para ele, sempre contando vantagens, mesmo que ele esteja dando sinais de que conhece a verdade.
domingo, 14 de junho de 2009
RELEVANTE INTERESSE PARA A SEGURANÇA PÚBLICA
"O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art.1º Fica reconhecido, como de Relevante Interesse para a Segurança Pública no Estado do Ceará, o trabalho do grupo de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas - RAIO, pertencente à Polícia Militar do Ceará.
Art.2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO IRACEMA, DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 26 de maio de 2009."
Já era mais do que esperado este reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pelo RAIO.
Parabéns ao Maj. Márcio, seus brilhantes oficiais e todos os briosos policiais que fazem parte do RAIO.
PS.: Espero que o Governador e o Secretário de Segurança lembrem-se que o RAIO está precisando de motos mais potentes (XT-600) e de armamento mais moderno e ágil.