É o terceiro capotamento de viatura do tipo Hilux do qual tenho conhecimento.
Pesquisando na Internet, descobri que a Hilux foi reprovada no chamado "Teste do Alce" (click no link).
Por ser um veículo alto e com centro de gravidade elevado deveria apresentar um sistema denominado ESP (controle eletrônico de estabilidade), este evita que o veículo fique desestabilizado em manobras bruscas.
É um veículo possante que estimula a pilotagem em velocidades mais elevadas, principalmente quando há a necessidade de deslocamentos para emergências, mas tenham muito cuidado na realização das manobras mais arriscadas.
.
Infelizmente, nossos motoristas operacionais não recebem treinamento especializado para a realização de uma pilotagem segura. Há uma grande diferença entre conduzir um veículo pelas ruas da cidade e pilotar uma viatura durante um deslocamento de emergência. Alguns motoristas receberam treinamento de direção defensiva por técnicos da empresa que representa a Toyota aqui no Ceará, mas este tipo de treinamento não é valido para uma "pilotagem ofensiva", em perseguições e sob estresse.
.
O único Comandante Geral que teve sensibilidade em relação a esta carência foi o Cel. Damasceno, que em 1994 iniciou a formação de uma escola de pilotagem, onde, inclusive, tive a felicidade de ter sido escolhido o instrutor responsável. Infelizmente não durou muito, pois logo ocorreu a mudança de comando, tendo o Cel. Gilson Liberato desfeito quase todos os projetos do seu antecessor.