BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

segunda-feira, 13 de julho de 2009

AVISO AOS MOTORISTAS DE HILUX


É o terceiro capotamento de viatura do tipo Hilux do qual tenho conhecimento.

Pesquisando na Internet, descobri que a Hilux foi reprovada no chamado "Teste do Alce" (click no link).

Por ser um veículo alto e com centro de gravidade elevado deveria apresentar um sistema denominado ESP (controle eletrônico de estabilidade), este evita que o veículo fique desestabilizado em manobras bruscas.

É um veículo possante que estimula a pilotagem em velocidades mais elevadas, principalmente quando há a necessidade de deslocamentos para emergências, mas tenham muito cuidado na realização das manobras mais arriscadas.
.
Infelizmente, nossos motoristas operacionais não recebem treinamento especializado para a realização de uma pilotagem segura. Há uma grande diferença entre conduzir um veículo pelas ruas da cidade e pilotar uma viatura durante um deslocamento de emergência. Alguns motoristas receberam treinamento de direção defensiva por técnicos da empresa que representa a Toyota aqui no Ceará, mas este tipo de treinamento não é valido para uma "pilotagem ofensiva", em perseguições e sob estresse.
.
O único Comandante Geral que teve sensibilidade em relação a esta carência foi o Cel. Damasceno, que em 1994 iniciou a formação de uma escola de pilotagem, onde, inclusive, tive a felicidade de ter sido escolhido o instrutor responsável. Infelizmente não durou muito, pois logo ocorreu a mudança de comando, tendo o Cel. Gilson Liberato desfeito quase todos os projetos do seu antecessor.

domingo, 12 de julho de 2009

FÓRMULA DA FELICIDADE

1º - Fé em Deus;
2º - Uma família carinhosa e dedicada;
3º - Um trabalho por vocação;
4º - Bons livros;
5º - Uma casa simples, mas aconchegante;
6º - Led Zeppelin, Aerosmith, Santana e Eric Clapton;
7º - Uma 750, para umas voltinhas;
8º - Um bom charuto (meu único vício);
9º - Poucos amigos, mas fiéis;
10º - Inimigos inteligentes (os idiotas não dignificam uma boa briga).