BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DESABAFO

Às pessoas que estão envolvendo o meu nome em fofocas e fuxicos, peço que releiam o artigo que postei em 1º de julho de 2009, intitulado COMUNICADO.

Deixo bem claro que, além de tudo, não sou afeito à comunicados anônimos (e-mails, torpedos, etc). Tudo o que escrevo está postado aqui no Sobrevivência Policial.

Desculpem-me o desabafo, mas gostaria de dizer que sou muito homem para assumir todos os meus atos, pois além de seguir os ditames éticos de minha profissão tenho um compromisso moral com minha família e com os meus amigos, ao contrário de muitos companheiros da policia militar que estão aproveitando-se de um momento de crise para se promoverem politicamente.

O Governador, o Secretário de Segurança, o Chefe da Casa Militar, o Comandante Geral, o comandante do CPC, o comandante do BPChoque ou qualquer um outro que tenha dúvidas em relação a isto, é só me convocar, pois terão a oportunidade, dentro do que o Regulamento me permite, de ouvirem pessoalmente o que tenho a dizer.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ARQUIVO FOTOGRÁFICO

Para uma maior interação com os leitores do Blog Sobrevivência Policial, passarei a publicar algumas imagens referentes à minha história dentro da Polícia Militar do Ceará.

Apesar de não gostar de exposições pessoais, depois de muito relutar, decidi realizar estas publicações, pois o blog Sobrevivência Policial, para minha vida profissional, já está estruturado como uma biografia viva e atual. É um legado que deixo para a minha família e para os meus amigos.

Na foto abaixo, em 2003, estou em companhia do policial americano Erik Kvarme. Tendo sido integrante da US Marine Corp, atualmente Kvarme é líder da equipe SWAT de Beumont - Texas.


SOBERBA

É público e notório que a segurança pública cearense passa por uma grande crise. Estamos vivendo um momento de muita turbulência e incertezas. Infelizmente, somando-se a isto, aproveitando-se da ingenuidade e/ou da curta memória de alguns companheiros, surgem os candidatos a "salvadores do mundo"; aqueles que, a bem pouco tempo, arvoraram-se na soberba para se apresentarem como a solução de todos os problemas, mas que, destronados por suas próprias arrogâncias, agora se disfarçam com o manto da humildade para fazerem-se "Senhores da Verdade".

Considerado o mais grave dos setes pecados, a soberba é a explosiva mistura entre orgulho, vanglória, vaidade e presunção.

A história mundial está repleta de opulentes e soberbos, contudo nenhum deles ficou marcado de forma positiva:

  • César Augusto (Imperador Romano) - foi o primeiro de uma linhagem de homens que se consideravam superiores aos demais humanos.
  • Fariseus - foram duramente criticados por Jesus Cristo por conta de sua hipocrisia e vaidade.
  • Luís XIV (Rei da França) - ficou célebre pela frase "O Estado sou Eu".
  • Pio IX (Papa católico) - no Concílio Vaticano I decretou que o papa é infalível em todas as questões de ética e fé.
  • Napoleão Bonaparte (Imperador francês) - não satisfeito em dominar quase toda a Europa, tentou invadir a Rússia (foi derrotado pelo rigoroso inverno).
  • Adolf Hitler (Ditador alemão) - Anunciou que havia fundado um reino que duraria 3 mil anos. Criou um Reich com o objetivo de dominar o planeta.
  • Jonh Lennon (cantor inglês) - no auge da beatlemania, declarou que "Somos mais populares que Jesus Cristo".
  • E o mais curioso de todos é o ditador que dirigiu o Zaire entre 1965 e 1997, seu nome: Mobutu Sese Seko Nhuku Nbbendu Wa Za Banga. Tradução "O Todo-Poderoso Guerreiro que, Por Sua Força e Inabalável Vontade de Vencer, Vai de Conquista em Conquista, Deixando Fogo em Seu Rastro".
Companheiros, não sejam iludidos com o "canto das sereias"; não apaguem de suas memórias os fatos recentes, principalmente aqueles que marcaram de forma negativa a história de nossa gloriosa Corporação. Estamos em ano eleitoral, época de aproveitadores e oportunistas; não se deixem enganar. Poucos realmente valorizaram os militares estaduais, serão a estes a quem expressaremos a nossa gratidão.

"Aquele que o amanhecer vê orgulhoso, o anoitecer vê prostrado" (SÊNECA, filósofo)

"O orgulho que almoça vaidade janta desprezo" (BENJAMIN FRANKLIN, político)