BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sábado, 10 de março de 2012

PISTOLAS DE USO POLICIAL - Parte 2

CARACAL F


Pistola produzida nos Emirados Árabes e projetada pelo austríaco Wilhelm Bubits, está há muito pouco tempo no mercado, aproximadamente 4 anos, mas já foi o suficiente para ganhar muitos admiradores, principalmente em diversos países da comunidade árabe. É adotada como pistola de dotação oficial pelas Forças Armadas dos Emirados Árabes, bem como das forças de ordem de países como Bahrein, Dubai e Abu Dhabi.

A Caracal tem uma armação produzida em polímero, entretanto apresenta um ferrolho considerado muito pesado. Sua estética é similar à Steyr M9, mas com um mecanismo interno idêntico à Glock, principalmente pela utilização do sistema Safe Action.


Tem um sistema de miras muito simples baseado em dois pontos de fibra óptica, que se alinham com muita facilidade graças a um baixo perfil de sua armação. Apresenta-se em calibre 9mm e com carregador para 18 cartuchos na versão Caracal F (Full Size).


A Caracal também apresenta um inovador sistema de segurança contra utilização indevida, principalmente por crianças, denominado Key Lock System e fornecido como acessório opcional. Trata-se de um objeto que ao ser introduzido no alojamento do carregador pode ser travado com a utilização de uma chave própria, impedindo a introdução de um carregador com munição.



FN FIVE-SEVEN


Lançada oficialmente no mercado pela empresa belga FN Herstal, há cerca de 10 anos, a pistola FN Five-Seven, concebida no desconhecido calibre 5,7 x 28mm, era a principal promessa de uma nova tendência para este tipo de arma, mas, pela dificuldade na obtenção de sua munição, não obteve o sucesso esperado, tendo sido rapidamente superada por outras pistolas de propostas mais comerciais.

Os principais pontos positivos da FN Five-Seven são:
  • Armação construída em polímero.
  • Cano fabricado com cromo endurecido, que impede qualquer tipo de corrosão e oferece uma maior resistência e durabilidade (garantia para 20.000 disparos).
  • Bom controle de seu recuo.
  • Boa capacidade de carga (até 20 cartuchos).
  • Elevado poder de penetração de sua munição, podendo superar, dependendo do tipo de projétil utilizado, coletes balísticos até o nível IIIA (a 50 metros).
  • Alça de mira com regulagem manual de altura.

Atualmente é comercializada em 4 versões diferentes:
  • DAO - Modelo standard com funcionamento somente em dupla ação.
  • TACTICAL - Dispõem de um sistema de dupla e simples ação e trava manual (o modelo standard não apresenta trava).
  • IOM (Individual Officers Model) - Diferencia da Tactical por apresentar um trilho tático e sistema de alça de mira ajustável.
  • USG (United States Goverrnment) - Similar a IOM, mas com um gatilho diferente e uma empunhadura melhorada.
Sua utilização na atividade policial gerou muita controvérsia, em razão do alto poder de penetração de sua munição, mas mesmo assim foi adotada oficialmente pelo GIGN francês.


A FN Herstal, adequando-se melhor ao mercado mundial, lançou diversos outros modelos de pistolas para uso policial, tais como: FNP-9, FNP-40, FNX-9 e FNX-40.