BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O QUE MAIS ESPERAR?


Leia mais em: Diário do Nordeste

No Estado do Ceará, para muitos, infelizmente, este é apenas mais um caso. Para as famílias destes policiais e para os seus companheiros, é a confirmação de que algo grave está ocorrendo.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

RETROSPECTIVA

Estive fazendo uma breve retrospectiva em relação aos últimos secretários de segurança pública no Ceará. Cheguei à conclusão que os que eram delegados da Polícia Federal não foram muito felizes em suas gestões. Vejamos:

MORONI TORGAN - Utilizou-se da Secretaria de Segurança Pública como um trampolim para as suas intenções políticas.

EDGAR FUQUES - Durante sua gestão surgiram várias denúncias de corrupção e violência policial, tendo sido exonerado após o chamado "Caso França".

WILSON NASCIMENTO - Com pouca capacidade administrativa e apático, foi duramente criticado pela opinião pública. Virou alvo de piadas dentro do meio policial. Teve que ser exonerado.

ROBERTO MONTEIRO - Atual secretário. Tem enfrentado uma grande turbulência, sendo duramente criticado pela imprensa, além de enfrentar uma grave crise com a Polícia Civil.

MEA CULPA, MEA MAXIMA CULPA

Por um período de oito anos exerci a função de Ajudante-de-Ordens do Vice-Governador e Governador do Estado do Ceará.

Por todo este tempo acompanhei de perto a rotina, as preocupações e os anseios destes chefes políticos.

Poucos têm a real noção da quantidade de problemas que devem ser solucionados diariamente em nosso Ceará, como também do estresse gerado por não conseguir, face à burocracia estatal, atender de maneira célere todas as suas demandas.

Como vivemos (a maioria dos leitores deste blog) quase que totalmente no clima de segurança pública, achamos que o Governador pensa o tempo todo somente nisto. Ledo engano. Há muito mais questões a serem resolvidas, tão importantes quanto a segurança pública (educação, saúde, previdência, etc.).

O ex-governador Lúcio Alcântara, vez ou outra, falava-me da total ausência de projetos viáveis oriundos dos órgãos de segurança, ou seja, nossos dirigentes ficam como Raul Seixas na música Ouro de Tolo: "...com a boca escancarada / Cheia de dentes / Esperando a morte chegar...". Acredito que o governador Cid Gomes está passando pela mesma dificuldade.

Entretanto uma coisa o governador não pode se eximir: escolher auxiliares competentes, dinâmicos, com iniciativa e comprometidos com o serviço público e a coletividade, além de exigir a elaboração e a execução de projetos modernos e viáveis, que apresentem resultados concretos na redução dos níveis de criminalidade e na melhoria das condições de trabalho dos policiais.

Muitas dificuldades pelas quais passamos hoje no sistema de segurança público é decorrente de nossa própria omissão, ou, para ser mais preciso, da apatia e falta de compromisso de nossos dirigentes.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010