BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SUJANDO A FARDA

PMs investigados por roubos

Uma investigação sigilosa que está em andamento há, pelo menos, dois meses, revela a existência de um grupo de policiais militares da ativa envolvidos com assaltantes e ladrões de carros. Pelo menos dois PMs já estão presos e outros, entre eles um oficial, são investigados.

A investigação revela que policiais militares estariam dando suporte logístico e facilitando as ações - e fugas - de bandidos que vinham agindo na Grande Fortaleza, com mais intensidade na área da Grande Messejana e na C idade dos Funcionários.

Interceptações telefônicas, autorizadas pela Justiça e operacionalizadas pelo sistema "Guardião" da Coin, permitiram chegar aos envolvidos. O "grampo" descobriu, por exemplo, a participação de um sargento e um soldado, ambos destacados na 2ª Companhia do 5º BPM (Messejana), com a quadrilha. No último dia 7, agentes da Coin, com o apoio do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), prenderam o sargento PM Francisco das Chagas de Freitas Silva Júnior (conhecido como sargento Freitas) e o soldado Francisco Alderi Alves Rodrigues (SD Rodrigues), juntamente com os assaltantes Antônio Fernando Santana e Cristiano de Souza Tavares.

FONTE: Diário do Nordeste

Não venham argumentar que isto ocorre por causa dos baixos salários, na realidade é pura pilantragem. Sei que o nosso salário está deplorável, mas não é justificativa para polícia querer ser dublê de bandido. Desculpem-me os que se ofenderem, mas, por mim, pegava estes bandidos e jogava dentro do IPPS, pois é lá que merecem estar, se não, em lugar pior.

Parabéns à COIN por este trabalho, entretanto é bom lembrar outro fato: no dia 8 de julho deste ano, em uma tentativa de assalto a um carro forte no Centro da Cidade, tendo ocorrido um tiroteio entre os vigilantes e os bandidos, onde estes foram presos logo em seguida, uma das armas apreendidas era uma pistola calibre .40 pertencente ao patrimônio da Polícia Civil. Curioso é que não havia queixa ou relato do possível sumiço desta arma.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CAMINHADA PELA PEC 300

ESTAREI LÁ!
DIA 7 DE NOVEMBRO ÀS 7HS30, REITORIA UFC (AV. DA UNIVERSIDADE)


Se você estiver de folga, compareça!

MENSAGEM AOS INCOMODADOS


Peço aos amigos leitores que entendam o fato de ter deixado de publicar alguns comentários, não é censura, trata-se, unicamente, de cuidarmos pela manutenção do padrão (permitam-me, os amigos jornalistas, utilizar este termo) editorial de nosso blog.

Toda colaboração será bem recebida, entretanto devemos evitar a utilização de termos agressivos e as manifestações partidárias.

Expressem suas opiniões de forma sensata e abalizada. Exponham as suas angústias e anseios de forma clara e objetiva, mas abstenham-se de comentários ofensivos ou com posicionamentos discriminatórios.

Recebi nos últimos dias comentários ofensivos à minha pessoa. alguns, em respeito aos meus leitores, resolvi não publicar por conterem termos grotescos. Sei que estou incomodando pessoas pelo teor dos meus artigos, mas não deixarei de fazê-los. Quem não estiver contente com o que digo, sinta-se à vontade para não mais acessar este blog.

O Sobrevivência Policial é um espaço destinado às pessoas preocupadas com os destinos da segurança pública de nosso Estado e com as melhores condições de trabalho de nossos policiais. Local de debates inteligentes e de propostas concretas. Aqui discutiremos ideias, sejam elas boas ou não.

O Sobrevivência Policial é um blog livre de anseios pessoais, não servirá para pretensões políticas de policiais recalcados ou de más intenções.

LETALIDADE POLICIAL

Chegou ao meu conhecimento que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social está estudando a possibilidade de criar uma COMISSÃO DE LETALIDADE. De acordo com informações preliminares, esta teria a incubência de acompanhar e investigar as ações policiais que resultassem em letalidade.
.
Sou inteiramente à favor desta ideia, pois sempre defendi e ensinei que a letalidade policial deve ser na proporção adequada para que se faça cumprir os requisitos legais da legítima defesa, entretanto faço algumas considerações:
.
1º - Que esta Comissão não tenha vinculação direta com o Secretário de Segurança, evitando-se a sua utilização para favorecimentos políticos ou o enfraquecimento e descrédito das investigações da Corregedoria e da própria Polícia Civil.
.
2º - Que não sirva para ser mais vagas de empregos para apadrinhados, nomeando-se pessoas tecnicamente despreparadas e com interesses meramente pessoais, pois causará um sério dano à atividade policial de nosso Estado.
.
3º - Que não seja mais um instituto para perseguir e desmotivar os bons policiais, trabalhando exclusivamente na defesa dos marginais.
.
SUGESTÃO: Além da criação da Comissão de Letalidade, também criar uma Comissão responsável por defender os interesses dos familiares e dos policiais mortos e feridos em serviço ou em razão deste.