BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

300

Com a postagem de ontem, chegamos ao número de 300 publicações desde que inauguramos o Blog Sobrevivência Policial em 23 de agosto de 2008. São mais de 53.500 acessos, onde os leitores já deixaram 444 comentários.

Não são números excepcionais se comparados com os de outros blogs dentro da blogosfera policial, entretanto, tendo em vista o nosso público alvo e a temática abordada, são números excelentes.

Meu objetivo principal não é divulgar ideias ou problematizar temas controversos da segurança pública, mas deixar registrado em minha biografia momentos importantes de vida e do contexto histórico no qual estou inserido.

Uma das ferramentas úteis em um blog é a possibilidade de escrever artigos mas torná-los inacessível para os leitores, deixando-os guardados para publicação em momentos mais adequados. É justamente neste arquivo de rascunhos que estão os mais importantes e esclarecedores artigos que já elaborei, mas que, infelizmente, questões políticas, hierárquicas e convicções pessoais não permitem a publicidade destes registros. Servirão apenas para, no futuro, alimentarem minhas lembranças sobre as potencialidades sórdidas e mórbidas do comportamento humano.

Faço um agradecimento especial aos meus 64 seguidores, pois é por eles, mesmo sem conhecer alguns, que procuro a inspiração diária para manter atualizado o nosso Sobrevivência Policial.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O TIRO MAIS DISTANTE

O recorde de tiro mais longo já disparado por um sniper está registrado para Robert Furlong, ex-integrante do Exército canadense.


Esta proeza ocorreu em março de 2002 no Afeganistão, por ocasião da Operação Anaconda, sob o comando americano, que tinha o objetivo de destruir forças talibãs e combatentes treinados pela Al Qaeda, em uma área de montanhas e de difícil acesso denominada vale Shahikot.

Usando um fuzil McMillan TAC-50, calibre .50 BMG, com o auxílio do spotter Tim McMeekin, Robert realizou um disparo de 2.430 metros em um combatente afegão.



Considerando fatores como: deriva do projétil, velocidade e direção do vento, deslocamento do alvo, altitudes diferentes entre atirador e alvo; Robert teve que mirar 4,5 metros acima e à esquerda do alvo. O primeiro disparo acertou o chão, o segundo a mochila do alvo e o terceiro eliminou o alvo.