BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

domingo, 5 de julho de 2009

"SAPERE AUDE!"

CONTRA A PREGUIÇA E A COVARDIA


O período histórico denominado Iluminismo, compreendido entre fins do século XVII e fins do século XVIII, também conhecido como século das luzes, caracterizou-se, entre outras críticas, por considerar o conhecimento como algo que tem a finalidade de tornar a vida das pessoas melhor, seja individualmente ou na sua convivência em sociedade.

Um dos grandes exponenciais deste importante período foi Kant, que em dezembro de 1783 publicou um artigo intitulado Beantwortung der frage: was ist aufklarung? [Resposta à pergunta: que é esclarecimento?]. Neste artigo, ele aponta a preguiça e a covardia como fatores que mantêm a maior parte dos seres humanos na menoridade.

"Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem."

Continuando a leitura deste texto, ao ler a passagem que transcrevo a seguir, quase dei um grito de alegria, que foi contido por conta do sono tranquilo do Wilson Jr, depois de mais uma noite mal dormida, e pela iminência de um possível puxão de orelha da Dona Patroa:

"Assim, seria muito prejudicial a um oficial, a quem seu superior deu uma ordem, quisesse pôr-se a raciocinar em voz alta no serviço a respeito da conveniência ou da utilidade dessa ordem. Deve obedecer. Mas, razoavelmente, não se lhe pode impedir, enquanto homem versado no assunto, fazer observações sobre os erros no serviço militar, e expor essas observações ao seu público, para que as julgue."

A alegria veio por conta de ter conseguido, finalmente, um advogado que conseguisse, em tão poucas palavras, defender-me das injustas e simuladas pressões, mesmo que este advogado tenha antecipado esta defesa em mais de duzentos anos.

SAPERE AUDE = Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! (lema iluminista)