BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sábado, 13 de setembro de 2008

Reflexão...

"Devemos fazer algo quando as pessoas dizem que isso é loucura. Se as pessoas dizem que é uma coisa 'boa', significa que alguém já a está fazendo."
Hajime Mitarai - Presidente da Canom.
JESUS
"Deus é contra a guerra, mas fica do lado de quem atira bem."
Voltaire.
MARIA
"O prêmio por uma coisa bem-feita é tê-la feito."
Ralph Waldo Emerson.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

MARCO NA HISTÓRIA DA PMCE

Todos os meus amigos, que acompanham este blog, sabem que por oito anos desempenhei a função de Ajudante-de-ordens do Governador do Estado. Trabalhei com Beni Veras e Lúcio Alcântara. Preservo uma profunda admiração e respeito por estes homens, pois com eles aprimorei os meus conceitos sobre ética, humildade, respeito pelas pessoas (principalmente as mais humildes), honestidade, responsabilidade social e muitas outras qualidades. Isto é público e notório.

Acompanhei de perto o desempenho, as conversas, as reclamações, as dificuldades, os erros e acertos de muitas autoridades públicas. De vereadores de pequenos munícipios do interior a Ministros de Estado, Senadores, Prefeitos e, até mesmo, do Presidente da República.

No que se refere às ações de homens ligados à segurança pública de nosso Estado, mais notadamente da Polícia Militar do Ceará, há muito eu não me orgulhava de um ato praticado pelo Comandante Geral da Polícia Militar... hoje eu revivi o grande orgulho que é ser integrante desta valorosa Corporação.

Parabéns Coronel William Alves Rocha, começou tímido, calado, mas acaba de registrar o seu nome na história de nossa briosa Polícia Militar do Ceará.

O Governador Cid Gomes, ao nomeá-lo Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, trouxe um imenso benefício para a Corporação, para o Estado, e mais ainda para a sociedade.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Reflexão...


"Guerras podem ser lutadas com armas, mas são vencidas por homens."

George S. Patton

GRAMPOS...


Já que o assunto da moda é o tal "grampo telefônico", tanto em Brasília como aqui em terras alencarinas, só a título de curiosidade:

Kit completo para a realização de grampos e escutas - R$ 1.400,00

Aparelho para a detecção de grampos - R$ 4.200,00

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

TREINAMENTO PARA O RONDA

Vejo o Ronda do Quarteirão como um projeto de filosofia tipicamente comunitária desde o seu nascedouro, pois na formação de seus integrantes já se tentou estabelecer uma diferenciação em relação à forma de atuação do restante da PM. Mas faço um alerta: os encarregados pela condução deste projeto, oficiais do mais alto conceito e respeito dentro de nossa Corporação, não podem esquecer, em nenhum momento, da diferenciação das técnicas e táticas de atuação dos integrantes do Ronda. Portanto sugiro algumas disciplinas que possam vir a ser ministradas a estes profissionais, preferencialmente conduzidas por oficiais com cursos na área de polícia comunitária e que se coadunem integralmente com a filosofia, sob pena de se retroagir na idéia original do projeto.
CURSO DE SOBREVIVÊNCIA POLICIAL PARA PPMM DO RONDA
- Utilização racional, ética e legal da força letal.
- Técnicas de incapacitação não letal.
- Técnicas humanitárias de imobilização e condução de presos.
- Patrulha comunitária em áreas de risco.
- Abordagem policial cidadã.
- Uso da tonfa como instrumento de defesa.
- Correta utilização de acessórios e apetrechos policiais.
- Técnicas de tiro de sobrevivência.
- Pilotagem segura.
- Ética nas comunicações por rádio-frequência.