BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Publico artigo que me foi remetido pelo Capitão Renato, da Assessoria de Tecnologia da Informação.
...
PORQUE SE FALA TANTO EM "TI"

Nesta oportunidade tentarei expor a importância de TI em qualquer instituição, seja ela pública ou privada.Quando em 1992, nos meus memoráveis 16 anos, fui presenteado com uma revolucionária ferramenta da POSITIVO que respondia pelo nome de CP 400; vi ali uma oportunidade inusitada. Via surgir as visões futurísticas de "Jornadanas Estrelas", a ficção saía da tela da TV para a mesma tela, mas agora quem comandava todo aquele poder de transformação era eu. E assim se seguiu, junto da evolução tecnológica, a minha evolução pessoal e profissional. Enquanto empresas investiam milhões de dólares estruturando tecnologicamente sua maneira de atender ao seu público, para assim se beneficiarem da comodidade de tudo estar ali, na hora, ao vivo: os melhores clientes, os melhores fornecedores, as pessoas de idade x, que compram isso, que consomem aquilo; nos treinávamos homens com direitos escritos em uma folha de papel em branco, lembram disso?O maior problema é que não conseguimos agregar valores de TI para o nosso público interno; quantos policiais passam meses esperando uma contagem de tempo da DP, ou esperando a publicação de algum direito em Boletim, ou mesmo tendo sido publicado ele vai ter que ler Boletins até achar o que ele deseja. Vi isso acontecer bastante no acervo "encadernado" do CFAP; lembro-me que o MAJ AURÉLIO, a pouco fez uma "revolução", quando a apresentação do OFICIAL deixou de ser na "caneta" e passou a ser por e-mail. Assim deveríamos nos portar diantede TI, buscando benefícios tecnológicos para o POLICIAL e conseqüentemente para a Instituição. Hoje estou servindo, com muita determinação e apoio, na Assessoria de Tecnologia da Informação – ATI/QCG, e encontramos muitas dificuldades, mas, por incrível que pareça, as maiores dificuldades vêm de nosso público interno. A frase que eu mais costumava ouvir era: "isso não vai dar certo!"; e agora, tendo na pessoa do Sr.Cel PM William, Comandante Geral da PMCE, que conhece os benefícios que TI pode trazer para nossa Corporação, e que costuma, na sua totalidade, aprovar os projetos apresentados pela ATI que possuam viabilidade e retorno ao público interno.

Então por que TI?

"No mundo atual é fundamental que as empresas invistam em TI, pois é uma das principais estratégias para minimizar riscos e organizar informações para o sucesso empresarial. Com a tecnologia, as organizações podem organizar suas atividades e processos, principalmente possibilitar e criar ferramentas de gestão para se relacionar com seus diversos públicos. Uma empresa que tem suas ações e visões sistêmicas através da TI consegue atingir seus objetivos com mais segurança, além, também, de possibilitar o cruzamento das informações para tomada de decisão."

OBG e abraços.

RENATO ANDRÉ DE LIMA RODRIGUES
CAPITÃO QOPM