BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GERENCIAMENTO DE CRISES

Tendo em vista o alerta que publiquei em 01/10/2009 aqui no Sobrevivência Policial (Postagem: DESPREPARO, VAIDADE...OU AMBOS?), o Secretário de Segurança Pública vai tentar revitalizar e operacionalizar o GCRISES.
.
Só espero que não sejam cometidos os mesmos erros do passado, onde policiais com o perfil apropriado, além dos conhecimentos técnicos adequados, foram preteridos por outros sem estas características, por simples indicação política.
.
Sugestão:
.
Realizar uma seleção com avaliações dos conhecimentos teóricos e práticos, além de uma avaliação comportamental frente à ocorrências simuladas.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

E-MAIL QUE RECEBI HOJE

"Estava dormindo (são 1h34min) quando ouvi um barulho de um veículo e vozes na rua em que moro, como policial experiente passei a observar o que acontecia por uma fresta da minha janela;
Vi uma VTR do Ronda conversando com uma moradora, em seguida um PM entrou na residência com uma lanterna na mão, o outro PM ficou ao lado da VTR.
Foi o bastante para que eu perdesse o sono, e um sentimento de revolta tomasse conta de mim.
Ora! Eu estou sem a mínima perspectiva de ser promovido, temo inclusive encerrar minha carreira no posto de tenente-coronel.
Isto, pela absoluta falta de vagas, em decorrência de uma lei de efetivo que não traduz a realidade da demanda de serviço de minha corporação; temos cerca de 8 milhões de habitantes no Ceará e somente uns 14.000 PMS na ativa;
A ONU prevê que deva existir 1 Policial para cada 250 habitantes e 1 para 500 habitantes, nas áreas urbanas e rurais, respectivamente; de acordo com a população urbana e rural do Ceará devíamos ter um efetivo de 32.000 policiais militares;
Ora bolas!
Não sou promovido por que não há vagas...
....E os Policiais daquela viatura do ronda estão se arriscando daquela forma por que não há efetivo, segundo o governo.
Eureka!!!!
É só o governo mandar uma nova lei de efetivo para Assembléia Legislativa.
Ai pronto! Resolvido!Sou promovido e a viatura daqueles “cristos” vai ter o número mínimo de segurança previsto na doutrina policial militar, e em qualquer pessoa de bom senso: 3 PMS por guarnição;
Droga!
Parece que estou sonhando de novo.
Mas, como concordamos com isso?
Escalamos somente 2 PMS em nossas viaturas e os mandamos para rua para enfrentar marginais?
Isto é ser disciplinado?
Escalar policiais 6 dias consecutivos somando 48 horas semanais?
Aceitar e quedar-se quando tiram a gratificação do homem ferido ou morto em serviço?
Assistir a Policia Civil ganhar seu subsídio, e nós 8% em cima somente da gratificação militar?
Assistir a nossa Lei de Organização Básica, que embora não signifique vagas para promoção, durma nas prateleiras da Assembléia desde dezembro de 2007;
Sim, pois a inescrupulosos que deixam transparecer para tropa que a LOB trará vagas para promoção. Grande mentira!
O que gera vaga para promoção é a lei de efetivo, esta sim cria cargos e conseqüentemente gera vagas para novas promoções.
Perguntem a que sabe: Major Ozair, Major Aurélio, Coronel Bessa, CAP. Luiz Eduardo, e etc.
Raiva!
Este é meu sentimento agora;
Reuniões e mais reuniões; cobranças e mais cobranças;
Quando na verdade a vontade de todos é dizer um: P.Q.P!
Cadê meu subsídio (média salarial do nordeste)?
Cadê nossa lei da carga horária?
Cadê um sistema de saúde n PMCE que atenda o PM da capital e do interior com consultas eletivas e de emergência, além de exames, em todas as especialidades?
Cadê minha promoção?
As praças dizem que os culpados dessas mazelas são os oficiais;
Eles estão certos!
Somos nós mesmos.
Eu e você.
Nós que em nossas repartições assinamos ofícios irregulares, escalas inconstitucionais, autorizações para que eles conduzam viaturas da PMCE quando sabemos que estão em desacordo com o CTB, e tantas outras ações que corroboram com esses desmandos.
A sociedade é uma ferramenta importante.
Os Conselhos Comunitários de Defesa Social, as Escolas, as Igrejas, a OAB, a CNBB, nossas famílias, devem assumir essa luta.
Devem exigir o aumento do número de policiais militares para guarnecer dignamente sua comunidade, seu distrito e seu município;
Eles são os maiores interessados em ter uma policia de qualidade, com policiais trabalhando de forma segura, satisfeitos e com orgulho de ser policiais militares do Ceará.
A partir de hoje participe, convença, divulgue, haja!
Seja um agente propagador da verdadeira segurança pública, aquela que se faz com valorização do elemento humano.
Cada PM pode representar 4 votos, no mínimo, somente dentro de sua família.
Levantemos a bandeira da verdadeira segurança pública.
A Visita Comunitária é uma ferramenta valiosíssima.
Cada cidadão deverá ser um agente "consciente" dos motivos e porquês da baixa qualidade do atendimento da Policia Militar.
Vamos nominar e dar-lhes ciência de quem realmente trabalha por sua segurança. E quem só está de bravata!
Não assuma o ônus de um problema que você não tem ingerência.
Se for indagado pela imprensa , lideres comunitários e cidadãos comuns, acerca dos motivos da insegurança de determinado local, ou da falta de policiamento. Fale a verdade!
Diga: Nós temos cerca de 14.000 PMS para 8 milhões de habitantes, mas na verdade precisaríamos de 32 mil policiais militares,
A partir daí peça para que o repórter ou quem quer que seja, busque respostas na Secretaria de Segurança Pública.
Diga à comunidade que os PMS estão cansados, estressados, mal remunerados, sem promoção e na vala comum da saúde pública;
Diga-lhes que se o PM levar um tiro irá convalescer no IJF, "junto" com o bandido que atirou nele.
Isso é insubordinação?
É indisciplina?
É motim?
Não!
Isto é ser Profissional de Policia.
Isso é querer uma Polícia Militar Profissional.
Profissionalismo se faz com:
Garantia da Segurança dos policiais (3 por viatura, plano de saúde...)
Salário digno e estabilizado (Subsídio – Média Salarial do Nordeste...)
Valorização profissional (garantia do cumprimento dos interstícios para suas promoções...)
Carga Horária (40 horas semanais)
Capacitação (cursos regulares e presenciais de táticas e técnicas policiais nas suas diversas áreas...).
A criação da Associação dos Oficiais foi e será um marco importante na criação de uma nova Policia Militar;
Rezo e oro, para que ela saiba conduzir nossas demandas ao governo do Estado, de forma respeitosa mais altiva, digna de representar os Oficiais da Policia Militar do Ceará.
Esta corporação me deu tudo é justo que eu a engrandeça e eleve o nome da minha Policia Militar do Ceará.
Deus proteja a Gloriosa!
Boa Noite a todos!"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

QUANDO EU FOR COMANDANTE 2...


Se há uma atividade, dentro do sistema de segurança pública no Brasil, que eu considero completamente fora de contexto em nossa sociedade (sem questionar a legalidade de sua existência), são os denominados "Serviço de Inteligência", ou, na estrutura militarista de nossas polícias militares, as místicas 2ª Seções.

Germinadas à partir dos órgãos de repressão do período ditatorial brasileiro, por muito tempo foram utilizadas para favorecimento de pessoas influentes ou com interesses políticos.

Atualmente, dedicam-se ao acompanhamento de movimentos sociais, à investigação em relação a atuação de criminosos ou os desvios de conduta profissional de nossos policiais. Mas, mesmo negando, continuam defendendo interesses políticos.

É louvável quando colaboram para a prisão de bandidos e para descoberta de ações criminosas de integrantes dos órgãos de segurança pública de nosso Estado, suprindo uma carência encontrada na Polícia Civil, visto ser esta a legítima responsável por tais investigações.

Entretanto, suas atuações estão integralmente legalizadas? Será que todas as pessoas que estão sendo monitoradas ("grampeadas") pelo sistema guardião, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, são alvos de investigação autorizadas pela justiça?

Quando eu for Comandante Geral apresentarei projeto propondo a extinção da 2ª Seção, a transferência da COIN para a Corregedoria, realizando atividades exclusivas de controle interno, além da extinção da atividade de inteligência da Casa Militar, pois, no Estado Democrático de Direito em que vivemos, onde os sindicatos e movimentos sociais são legalizados, não há mais motivos para a atuação de agentes infiltrados.

FALTA TREINAMENTO ADEQUADO

"Tem policiais que não sabem manusear arma", diz secretário
.
A carga horária do curso de Formação de Soldados no Ceará aumentou, mas os policiais militares ainda se sentem despreparados para enfrentar as situações de perigo nas ruas
.
.
O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, reconhece o problema e diz que já ouviu relatos sobre o despreparo da PM. ``Fiquei realmente preocupado. Tem policiais que simplesmente não sabem manusear uma arma. Mas isso não é culpa deles``, comenta, acrescentando que o Estado deveria ter provido esse tipo de treinamento. O secretário frisa ainda que os casos que ouviu foram de policiais que trabalham há mais tempo na PM e que somente agora tiveram curso de tiro. O autor do livro Tiro Policial e Armas de Fogo e pesquisador do assunto, major Wilson Melo, afirma que o ensino policial tem melhorado no Estado, embora ainda esteja ``longe do ideal.`` ``Está bem melhor do que na época em que ingressei na Polícia (em 1990). No meu treinamento, dei dez tiros. Agora, no último curso, o pessoal deu 250``.
O major lembra ainda a importância de se ter um ensino continuado. ``Se não tiver treinando, o policial não consegue disparar com qualidade. Precisa de um treinamento constante``, defende. Ele cita o exemplo dos policiais federais da Argentina. ``Estive lá e vi que eles têm uma cidade cenográfica e um estande próprio de tiro para cada atividade. Toda semana, os policiais passam nesse estande``.

Fonte: O POVO

ACIDENTES COM VIATURAS

Fonte: Diário do Nordeste

Faz tempo que venho avisando (veja artigo postado em 13/07/09): considerando a quantidade de viaturas que foram adquiridas pelo atual governo, importando em um investimento muito alto, a utilização de quatro ou cinco viaturas para a estruturação de uma Escola de Pilotagem Operacional seria apenas um pequeno cuidado com os milhões de Reais investidos.
.
Para pensar: criar uma Escola de Pilotagem Operacional, utilizando-se de cinco viaturas especialmente preparadas para isto (célula de segurança), nos moldes do que já existe em outros Estados, com aulas específicas para a condução de risco.