Há muito venho falando sobre as engenhosidades que estão sendo criadas para treinamentos dos policiais brasileiros. Ultimamente todo mundo está querendo ser instrutor operacional, mesmo que a única experiência destas pessoas tenha sido obtida exclusivamente assistindo alguns filmes (SWAT, Tropa de Elite, etc) ou em meia-dúzia de cursinhos rápidos com nomes bonitos.
A sociedade está correndo riscos... inclusive, principalmente, os próprios policiais.
Ou deixam de inventar treinamentos cinematográficos, distantes da realidade da atividade policial, ou mais policiais continuarão morrendo no desenvolvimento de suas missões.
O vídeo abaixo, que vi pela primeira vez hoje no blog O DIREITO DE IR E VIR E PERMANECER VIVO - autoria do ST PMCE Luís Carlos Paulino, mostrando uma simulação feita pela Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, demonstra muito bem o que tenho falado:
O mais incrível de tudo é que a culpa maior é das próprias instituições e corporações policiais brasileiras, pois não têm a preocupação em investir pesado no treinamento técnico destes policias, deixando esta tarefa entregue aos aventureiros de plantão.