BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SÍNDROME DE BARRICHELLO


O brasileiro Rubens Barrichello, apesar de ser o piloto da F1, em atividade, com o maior número de participações em GP's, tem uma incrível atração para o azar. Lembra-me muito o esquilo Scrat, do filme infantil A Era do Gelo, aquele animalzinho que passa o tempo todo tentando pegar a noz mas sempre ocorre algo inesperado que impede o seu intento.

Estudiosos dos sistemas de administração corporativos modernos, cunharam o termo "Síndrome de Barrichello" para indicar a imensa capacidade que algumas pessoas têm, ou até mesmo corporações, de colecionar insucessos, mesmo dispondo de todos os meios e recursos indispensáveis à vitória.

Acredito que a PMCE está sofrendo de uma crônica Síndrome de Barrichello. Tem todos os recursos disponíveis para alcançar um grande desenvolvimento institucional, principalmente um valioso material humano, mas teme o sucesso...ou conspira secretamente para o fracasso.

ERROS DO PASSADO

Mais uma vez a Polícia Militar do Ceará está caminhando para o cometimento dos mesmos erros do passado.
.
A estruturação dos currículos dos diversos cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais militares, que ocorrerão na futura Academia Estadual de Segurança Pública, estão sendo formulados por "meia-dúzia" de pessoas, sem submetê-los a uma análise e colaboração pelo restante da tropa.
.
Enquanto as vaidades e os interesses pessoais não forem eliminados de nosso meio, e as decisões que afetam diretamente o bem estar de todo o efetivo da PMCE não forem compartilhados, continuaremos caminhando, a passos largos, de volta ao passado.

EM DEFESA DOS POLICIAIS MILITARES

Pronunciamento do Deputado Federal Leo Alcântara na Câmara dos Deputados:

REMUNERAÇÃO DIGNA
Não poderíamos nos esquivar de conclamar toda esta Câmara dos Deputados (CD) à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 300/08, que deverá ser incluída na pauta do plenário desta Casa, nos próximos dias.
Trata-se de medida fundamental para a melhoria dos serviços de segurança pública no País, mediante a equiparação dos salários dos policiais militares em todo o Brasil, nunca inferior à remuneração estabelecida para a categoria no Distrito Federal.
O problema da violência e do combate ao crime organizado tornou-se prioridade entre nós. Não bastasse a altíssima incidência de práticas de violência nos grandes centros do País – que tem levado a população ao pânico e à descrença no Poder Público –, temos agora de nos haver com o problema da segurança com repercussão internacional, já que o Brasil será sede da Copa do Mundo em 2014 e o Rio de Janeiro, sede da Olimpíada em 2016.
A verdade é que, ao longo das últimas décadas, o poderio do narcotráfico vem se impondo de forma inaceitável, em total desrespeito à ordem pública, aos poderes constituídos, a valores essenciais como a liberdade de ir e vir, a segurança e o bem-estar do cidadão.
Não será exagero afirmar que momentos há em que sentimos ameaçada a própria democracia, na medida em que a população de uma cidade como o Rio de Janeiro, nossa Cidade Maravilhosa, cartão postal brasileiro, a segunda maior cidade do País, se vê cotidianamente aterrorizada, ameaçada não apenas pela ação direta dos traficantes, mas pelo confronto a céu aberto entre esses e policiais em ação.
De fato, as medidas tomadas pelos governantes em relação à situação do crime no Rio de Janeiro não se têm mostrado profícuas. Com algumas poucas exceções, tais medidas são logo desmoralizadas pelas organizações criminosas, que, obviamente, contam com o auxílio de policiais corruptos a lhes dar suporte e informação.
Muitas também são as denúncias acerca da infiltração de criminosos na polícia, fator determinante para a fuga dos chefes do tráfico antes da chegada das tropas de choque, das invasões aos morros e da subsequente ocupação. É ainda impressionante como o comando do crime consegue controlar suas ações ainda que trancafiado em penitenciárias de segurança máxima.
O resultado é que, a cada dia, o crime parece ganhar novo fôlego, arregimentando mais, oferecendo mais, seja em termos de armamentos ou de remuneração.
Sabedores de que é esta a situação em que se encontram os grandes centros brasileiros, não temos alternativa senão investir maciçamente no saneamento das polícias, a exemplo do que aconteceu em cidades como Nova York ou Bogotá, que conseguiram pôr fim à guerra urbana alimentada pelo tráfico, mediante o reaparelhamento das estruturas de repressão.
O fato é que, em meio a estratégias de guerra, priorizou-se fortalecer o aparato policial, aí incluído o aumento de viaturas em circulação, do estoque e da qualidade de armamentos, a disponibilização dos melhores sistemas de comunicação e informática e, sobretudo, aumento de contingente, remuneração e qualificação do efetivo policial.
A PEC nº 300/08, cuja aprovação vimos defender, é um passo decisivo nessa luta, pois que logrará promover um avanço salarial realmente significativo, pois que, conforme a região, os aumentos chegarão a 300%.
Em nosso Estado, o Ceará, por exemplo, um policial em início de carreira recebe R$ 1.445,00 mensais, enquanto que no Distrito Federal o salário inicial é de R$ 4.129,00.
Não temos dúvida de que a equiparação salarial melhorará não apenas o poder aquisitivo do policial; melhorará também sua autoestima, sua relação com o trabalho, sua consciência acerca dos valores implicados em sua missão.
Ganhar mais significa ser mais respeitado e valorizado pela sociedade, ter mais orgulho e envolvimento com sua atividade profissional, até pela magnitude dos riscos que esta oferece, em seu exercício cotidiano.
A medida, pois, não pretende apenas limitar o poder de sedução das propinas ou mesmo do aliciamento, mas visa especialmente a credenciar o policial, fortalecendo sua imagem perante si próprio e perante o corpo social.
Ganhando mais, trabalhando melhor, em condições materiais e psicológicas compatíveis com a importância de sua função, os policiais militares brasileiros deverão responder de forma mais efetiva às exigências da carreira, o que deverá repercutir, imediata e diretamente, no combate ao crime organizado no País.
Por essas razões, encarecemos a atenção desta Câmara dos Deputados (CD), no sentido de aprovar a PEC nº 300/08, fundamental para a melhoria dos serviços prestados pela polícia militar brasileira e, na sequência, para a erradicação da violência e do crime organizado no Brasil.

domingo, 8 de novembro de 2009

ARTIGO EM DESTAQUE

.
.

PERSONAE NON GRATAE

.
Passarei a publicar, a partir de agora, o nome de todas aquelas pessoas que, publicamente, manifestarem-se contra a PEC 300. Para começar, não poderia deixar de ser:
.
"Roberto Monteiro diz ainda não ter falado com o governador Cid Gomes (PSB) sobre a PEC, mas avisa que o Ceará não tem condições de bancar o possível aumento da folha. 'Praticamente 90% dos estados não podem pagar. Brasília é uma ilha da fantasia, porque é subsidiada pela União', apontou.
'A PEC deveria prever que a União subsidiasse o pagamento dos vencimentos nos estados onde não houvesse condição', sugeriu. 'E, em vez de de pagar igual a Brasília, que eu acho irreal, poderia se pensar num percentual. Por exemplo: 60%', completa. "
FONTE: O POVO
.
ROBERTO DAS CHAGAS MONTEIRO - Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.

CAMINHADA PELA PEC 300

CEARÁ

FOI O PRIMEIRO GRANDE PASSO!

EU ACREDITO!