BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

VICTOR HUGO

"Ser bom é fácil. O difícil é ser justo."

"O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcansável.
para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade."

"Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã."

"Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a ação é indispensável."

"Iniciativa é fazermos o que está certo sem ser preciso que alguém nos diga para fazermos tal."

"Mais facilmente se julgaria um homem segundo os seus sonhos do que segundo os seus pensamentos."

NOBEL DA PAZ?


A fama do Presidente americano Barack Obama tem seguido à frente de seus atos. Defender a necessidade da guerra para justificar ações militares dos EUA, principalmente no Afeganistão, que vai receber um reforço de mais 30 mil soldados americanos, no momento em que está sendo agraciado como o Nobel da Paz, é um paradoxo para a humanidade.

Obama, durante o seu discurso em Oslo, em solenidade ocorrida hoje, afirmou que o conflito é necessário para "combater o mal no planeta" e garantir a segurança dos Estados Unidos. Agraciar Barack Obama com o Nobel da Paz tem o mesmo sentido de se premiar o Presidente Lula com o Nobel de Literatura e escolher Regina Casé como Miss Brasil.

EM PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO


ASSOCIAÇÃO CULTURAL - COMANDANTES DO FUTURO


MISSÃO - Através da reunião de policiais militares culturalmente preparados e compromissados, pesquisar, estudar, criticar, planejar, projetar e publicar alternativas viáveis para a problemática da segurança pública no Estado do Ceará; doutrinando os seus integrantes para assumirem os rumos da Polícia Militar do Ceará, com ética, moral, profissionalismo, compromisso e competência.

Manifestem-se os interessados!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DIFÍCIL RESPOSTA

Um amigo me perguntou: o que está ocorrendo com a segurança pública no Ceará?
.
Para responder, assim de imediato, plagiei Heidegger, dizendo QUE TODA REALIDADE CARREGA UM MISTÉRIO E QUE TODA REALIDADE TEM UM OUTRO LADO.


QUANDO EU FOR COMANDANTE...

Aumentarei e fortalecerei a estrutura da Assessoria Jurídica da Polícia Militar do Ceará, criando um plantão 24 horas para o atendimento ao policial militar de serviço que se veja em uma situação de afronta aos seus direitos.
.
O foco dos pareceres da ASJUR não mais serão em prol exclusivamente do Estado, mas sempre orientada a buscar meios legais para beneficiar os policiais militares.
.
Não será a "Assessoria Jurídica do Comandante Geral", mas sim, efetivamente, da Polícia Militar do Ceará.

COISAS QUE O TEMPO NÃO SUPERA


Sou um homem de alguns vícios, sendo o primeiro deles, talvez o que mais tenha me causado problemas, a sinceridade extremada; além deste, também posso relacionar as motocicletas, os charutos e os livros.

Sempre me sinto muito bem em uma livraria, mais ainda em uma banca de jornal, pois considero esta a mais dinâmica livraria de nosso tempo.

É na banca de jornal que encontramos de tudo: de pornografia a erudição; em material impresso ou digital; além, é claro, de livros.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SANGUE AZUL

Sempre fico muito apreensivo quando viajo de avião, tendo como único meio de relaxar a leitura de um bom livro. Na ida para São Paulo consegui ler, por inteiro, o livro Picos e Vales de Spencer Johnson; um livrinho de auto-ajuda muito interessante e criativo.

No aeroporto de Guarulhos, preparando-me para a viagem de volta, encontrei o livro Sangue Azul - Morte e Corrupção na PM do Rio, de Leonardo Gudel. O autor afirma que este livro retrata fielmente a história real de um PM do Rio de Janeiro, identificado apenas por Rubens, por medida de segurança.

O livro é interessante pelo que se propõe a apresentar, mas intensamente fantasioso e exagerado, onde, podemos observar claramente, procura superar financeiramente o sucesso do livro Elite da Tropa (Sangue Azul também será transformado em filme).

Neste trabalho, o autor consegue transformar os policiais militares do Rio de Janeiro em verdadeiros animais selvagens, onde o único prazer e diversão é matar pessoas, sendo bandido ou não (incluindo crianças), extorquir, roubar, fazer uso de drogas, etc. (detalhe: lí apenas metade do livro ainda).

Sabemos que os policias militares têm seus problemas, principalmente a PM do Rio de Janeiro, mas acreditar em tudo que o autor relata neste trabalho é desacreditar em nossa capacidade crítica.

Trata-se de apenas mais um que deseja se aproveitar das fragilidades de nossas polícias para ganhar fama e dinheiro.

domingo, 6 de dezembro de 2009

AFASTAMENTO

Durante toda a semana estive em São Paulo realizando algumas visitas técnicas, conhecendo novos equipamentos para a utilização pelo BPCHOQUE, motivo pelo qual não tive a oportunidade de publicar novas postagens.
.
Peço desculpas aos amigos leitores por este período de afastamento. Amanhã retornarei com os artigos.