BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sexta-feira, 4 de junho de 2010

DEFESA DO POLICIAL CONTRA FACA

Por ocasião das instruções de Tiro Policial para o Curso de Formação Profissional, são comuns as dúvidas dos alunos em relação à possibilidade do uso da arma de fogo contra uma pessoa que esteja armada com uma faca ou outro tipo de instrumento que possa ser considerado como arma branca.

Alguns instrutores de Tiro Policial ou de Técnica Policial Militar, principalmente aqueles que não têm muita experiência prática, deixando-se guiar quase que exclusivamente pelas frias letras legais, constumam ensinar que o policial jamais utilizará a arma de fogo contra um agressor armado com uma faca, pois a legítima defesa estaria desproporcional. Estes instrutores, principalmente aqueles alienados pela distorcida doutrina de polícia comunitária que está funcionando em nosso estado, chegam a ensinar que a defesa que o policial deverá adotar contra uma agressão com faca deverá ser, no máximo, com o uso da tonfa.

Mas afinal, o que o policial deve fazer?

Primeiramente devemos ter a consciência que a agressão com arma branca pode ser tão letal quanto uma agressão com arma de fogo, e que não existe técnica de defesa 100% segura contra faca, mas para que este risco seja iminente é necessário que o agressor esteja perto do policial. Distâncias menores do que 7 metros já são de alto risco.

A primeira atitude do policial é sacar a arma e posicionar-se em postura de defesa (em muitos casos apenas a visualização da arma já é um forte fator desistimulante). Se o policial estiver a uma distância segura em relação ao possível agressor, através de uma verbalização clara e enérgica, tentar fazer com que ele solte a arma, cuidando sempre para que a distância que separa os dois não seja encurtada.

Caso o agressor venha a investir contra o policial, este realizará uma sequência curta de disparos (dois ou três tiros) visando as pernas do agressor; não cessando o perigo, os disparos deverão atingir o agressor de forma mais efetiva até que o risco seja neutralizado. Poderão ocorrer situações em que o policial realizará os disparos afastando-se (deverá treinar para isto), ou, não tendo tempo suficiente, os tiros já serão realizados de imediato na região toráxica através da técnica conhecida como double tap.

Não há bem mais valioso do que a vida, principalmente se compararmos a vida de um policial com a de um marginal, independente deste policial pertencer a uma tropa de elite, como o GATE, ou a um projeto de polícia comunitária, como o Ronda do Quarteirão.

Em alguns dias estarei preparando uma série de vídeos e imagens demonstrando as técnicas mais corretas de defesa policial.

Fiquem vivos!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

SÊNECA


"deve-se aprender a viver por toda a vida, e, por mais que talvez te espante, a vida toda é um aprender a morrer" ( em A BREVIDADE DA VIDA).

"o remédio que eu, por minha parte, te receito é válido não apenas para a tua doença, mas para toda a tua vida: despreza a morte. Nenhum motivo de tristeza pode haver quando nos libertamos do medo de morrer" (em CARTAS PARA LUCÍLIO).

terça-feira, 1 de junho de 2010

ANDORRA 2010



Em países que valorizam os profissionais de segurança pública e defesa social é assim.

Visite o site oficial do Campeonato Europeu Desportivo de Polícias e Bombeiros. Click no banner abaixo:


REFLETINDO


Uma polícia de soldados é fraca e incapaz de atender os anseios da sociedade por melhores condições de segurança pública. Uma polícia de cidadãos é forte e com plenas condições de enfrentar de maneira efetiva e inteligente a criminalidade.

VEÍCULOS DE RESGATE TÁTICO

Recebi a pequena brincadeira acima há poucos dias, e isto me fez pensar na importância de veículos especiais para as polícias estaduais, é claro que não no mesmo nível de capacidade agressiva do veículo acima, mas o chamados Tactical Rescue Vehicle (Veículos de Resgate Tático), amplamente utilizados em outros países, principalmente os EUA.

Com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil, os próximos governadores das Unidades Federativas que serão sub-sedes da competição, deverão ter uma preocupação com a modernização do aparato policial, além da capacitação técnica dos profissionais de segurança pública, principalmente com temas que nos são quase desconhecidos como o terrorismo internacional.

Aproveitarei para apresentar alguns destes veículos especiais (TRV), que no Brasil costumam ser apelidados de "Caveirão":

segunda-feira, 31 de maio de 2010

TIRO POLICIAL

Algumas práticas já ultrapassadas da disciplina de Tiro Policial, como pude observar pessoalmente nestes últimos dias, por ocasião das instruções práticas para os alunos do Curso de Formação Profissional (Formação de Soldados), ainda continuam a ser ensinadas por alguns instrutores mais desatualizados ou um pouco despreparados tecnicamente.

Mas a culpa não é deles (instrutores de tiro). Simplesmente não existe uma padronização no ensino desta disciplina (a mais importante de todas, pois o erro não leva a uma nota baixa, mas sim à morte), não existe doutrina.

Tomei conhecimento, através dos próprios alunos, que alguém ensinou que, na iminência de um confronto armado, o policial deveria se posicionar lateralmente, pois isso iria diminuir a sua silhueta e consequentemente o risco de ser atingido pelo bandido.

Fico sem saber se acho graça ou se choro de desgosto. Estão brincando com a vida desses rapazes.

Por favor senhores policiais, quando estiverem expostos a um confronto armado, antes de qualquer outra coisa, pense inicialmente na possibilidade de abrigar-se. Somente estando protegido o policial terá condições de:
  • Raciocinar mais claramente para tomar a decisão mais acertada.
  • Selecionar melhor os alvos.
  • Proteger a vida de pessoas inocentes.
Entretanto, lembre-se que não é qualquer cobertura que suporta os disparos de armas de fogo, principalmente os calibres mais potentes. Atrás da porta a viatura não será um bom local para proteger-se. Até mesmo um poste, dependendo da posição, pode não oferecer proteção a impactos consecutivos de tiros de fuzil. Na pior das hipóteses, deite-se no chão.



Seguir a orientação para se posicionar lateralmente em relação aos tiros não será possível, pois:
  • O policial terá que ter muito sangue frio para permanecer nesta posição durante um tiroteio.
  • O colete balístico usado pela grande maioria dos policiais não oferece proteção na lateral.
  • Acreditar na falta de precisão dos bandidos é brincar com a sorte.