BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

REPRESENTANTE DOS MILITARES ESTADUAIS

Venho recebendo muitas manifestações amigas de companheiros que me incitam a levar a minha batalha pela melhoria das condições de trabalho dos policiais cearenses para os palanques políticos. Insisto que não tenho interesse nisto, pois, salvo alguns bons amigos políticos, tais como os governadores Beni Veras e Lúcio Alcântara, tenho verdadeiro pavor pela política partidária.

Sei que alguns vão me criticar pela declaração que farei agora, entretanto, apesar de relutar por um bom tempo, não posso mais me negar a fazê-la. Trata-se de minha opinião pessoal sobre quem tem reais condições de representar a categoria dos militares estaduais na Assembleia Legislativa.

Não tenho procuração para falar em nome desta pessoa, muito menos procurei saber se ela estaria disponível para tal missão, mas ao traçar o perfil do Deputado Estadual com reais condições de lutar por nossos direitos, apenas uma pessoa se encaixou nessas características, que são: compromisso, honestidade, coragem, persistência, inteligência, articulação política, aceitabilidade social, experiência, conhecimento dos reais problemas, sincero, etc.

Venho buscando a algum tempo um nome, dentro das fileiras da PMCE, que reúna todas estas qualidades, mas, infelizmente, não encontrei.

Encontrei esta pessoa nas fileiras do Corpo de Bombeiros. Trata-se do Cel. BM RR Duarte Frota, ex-Comandante Geral daquela Corporação.

Há alguns anos, era comum ouvirmos companheiros reclamarem: "por qual motivo os bombeiros conseguem (melhorias) e a PM não?".

Acompanhei o seu trabalho como Comandante Geral do CBECE e observei seu empenho e entusiasmo em buscar melhorias para a sua corporação, tendo conquistado muitas.

Tenho absoluta certeza que, se fosse ele o nosso representante, cumprindo uma meta estabelecida pelos próprios militares estaduais, seríamos realmente representados.

Expressando minha opnião sobre este tema, não tenho intenção de magoar alguém, principalmente aqueles que estão se aproveitando do momento para se autoproclamarem elegíveis, apenas achei por bem definir minha posição para não ser omisso ou simplesmente "ficar sobre o muro", mantendo a minha personalidade de ser sincero, mesmo que seja duro.

DESPREPARO, VAIDADE...OU AMBOS?

"Assaltante faz bebê refém por oito horas

Uma tentativa de assalto acabou se transformando em crime de extorsão mediante cárcere privado e, em seguida, sequestro que já duraram oito horas na cidade de Sobral, na Região Norte do Estado (a 233Km de Fortaleza). Um ex-presidiário, recém- saído da cadeia através do Mutirão Carcerário, invadiu uma residência, na zona central daquela cidade, e, com a suposta cumplicidade da diarista da residência, manteve três pessoas como reféns, entre elas, um bebê de apenas cinco meses de vida; além de sua babá, e um rapaz de 18 anos.
(...)
Com o anoitecer, a situação foi ficando cada vez mais tensa. O pai da criança, que estava em Fortaleza, retornou a Sobral para acompanhar as negociações. Por volta das 18h15 chegou àquela cidade, de avião, o superintendente da Polícia Civil do Ceará, delegado Luiz Carlos Dantas, especialista em "gerenciamento de crises". Do aeroporto, ele foi levado, imediatamente, para a cena do crime.Por volta das 22 horas, o bandido liberou a diarista e saiu da casa com a arma engatilhada na cabeça do bebê, que estava nos braços da babá.O delegado Dantas dirigiu o carro exigido pelo sequestrador. O bandido embarcou com os reféns no banco traseiro. O automóvel seguiu em fuga pela BR-222, em direção ao Piauí. Mas, alguns quilômetros depois, o assaltante decidiu retornar para Sobral, sendo acompanhado por um comboio de viaturas da Polícia e carros da Imprensa. De volta a Sobral, o veículo foi cercado. Sem chances de prosseguir na fuga alucinada, o criminoso se entregou. A criança e a babá foram resgatados ilesos após a longa agonia."
Fonte:
.
Logo quando iniciou esta ocorrência o Capitão Cavalcante, comandante do GATE, tomou conhecimento através de um PM lotado em Sobral. De imediato o Cavalcante me telefonou e começamos a montar uma equipe tecnicamente capacitada para este tipo de missão. Já estavam designados o Gerente da Crise, o Negociador, o Sniper e o Time Tático. Cada uma destas pessoas, mesmo ainda sem a autorização para o deslocamento até Sobral, iniciou o check list de suas atribuições e equipamentos. Não foi necessário o nosso deslocamento até lá, pois a ocorrência se desenrolou da forma como podemos ler nos jornais.
Seria necessário ter saído alguém ferido para hoje estarmos questionando a validade dos métodos policiais empregados nesta ocorrência? Graças a Deus (unicamente a ele) nada mais grave ocorreu, principalmente com o bebê.
Até quando continuaremos agindo de forma amadora em ocorrências que envolvam reféns, utilizando o desespero de pessoas inocentes como vitrine para a exposição de vaidades?
.
Com a palavra o Sr. Secretário de Segurança Pública, considerado um especialista em ocorrências com reféns.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PREPOTÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO...OU AMBOS?

"Nenhum coronel daqui ou de qualquer Estado do Brasil tem a capacidade de me ensinar Direito. Não tenho preocupação nenhuma com isso. Isso parte de pessoas que querem me prejudicar e apresentam pretextos inidôneos e irreais."
(Armando da Costa)

Fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=675609

Das duas, uma:

1º - Podemos nos orgulhar, pois temos como Corregedor Geral a maior autoridade brasileira em Direito, ou;

2º - Como diz o ditado popular: "atrás de você, eu sou um jumento".

Com a palavra os coronéis...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MENSAGEM AO JORNAL O POVO

Sr. Nicolau Araújo.
.
Não sei se a matéria Mapa da Saidinha Bancária em Fortaleza foi pauta jornalística de vocês ou proposta do Sr. Wilder Brito; apenas ocorre que, muito "coincidentemente", publiquei artigo denominado Saidinha Bancária no dia 24/09 no blog Sobrevivência Policial, editado por mim.O interessante é que os dados utilizados para a produção do artigo têm por base relatório da COIN/SSPDS divulgado em abril deste ano; então faço a pergunta: se estes dados foram divulgados há mais de cinco meses, porque somente agora (depois que publiquei o artigo) é traçado este MAPA, como também o PERFIL DO CRIMINOSO, da mesma forma como fiz em meu blog? No meu caso, por não fazer parte da cúpula da segurança pública, só tive acesso a estes dados agora.
.
Não estou querendo ter meu nome divulgado ou ganhar mérito pela questão, simplesmente sou, além de um policial com vinte anos de serviço, ficha limpa e subcomandante do único Batalhão Especializado do Ceará (BPChoque/GATE-COTAM-CDC-CANIL); um pesquisador dos problemas da segurança pública em nosso estado.
.
Infelizmente não temos desenvolvimento na missão de combate à criminalidade e na redução nos níveis de violência no Ceará, pelo simples motivo de não haver respeito profissional pelos que realmente se dedicam à profissão de policial e estão interessados em oferecer um melhor serviço de segurança pública à sociedade.
.
Agradeço a atenção.
.
RODRIGO WILSON MELO DE SOUZA - MAJOR PMCE