BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

segunda-feira, 13 de julho de 2009

AVISO AOS MOTORISTAS DE HILUX


É o terceiro capotamento de viatura do tipo Hilux do qual tenho conhecimento.

Pesquisando na Internet, descobri que a Hilux foi reprovada no chamado "Teste do Alce" (click no link).

Por ser um veículo alto e com centro de gravidade elevado deveria apresentar um sistema denominado ESP (controle eletrônico de estabilidade), este evita que o veículo fique desestabilizado em manobras bruscas.

É um veículo possante que estimula a pilotagem em velocidades mais elevadas, principalmente quando há a necessidade de deslocamentos para emergências, mas tenham muito cuidado na realização das manobras mais arriscadas.
.
Infelizmente, nossos motoristas operacionais não recebem treinamento especializado para a realização de uma pilotagem segura. Há uma grande diferença entre conduzir um veículo pelas ruas da cidade e pilotar uma viatura durante um deslocamento de emergência. Alguns motoristas receberam treinamento de direção defensiva por técnicos da empresa que representa a Toyota aqui no Ceará, mas este tipo de treinamento não é valido para uma "pilotagem ofensiva", em perseguições e sob estresse.
.
O único Comandante Geral que teve sensibilidade em relação a esta carência foi o Cel. Damasceno, que em 1994 iniciou a formação de uma escola de pilotagem, onde, inclusive, tive a felicidade de ter sido escolhido o instrutor responsável. Infelizmente não durou muito, pois logo ocorreu a mudança de comando, tendo o Cel. Gilson Liberato desfeito quase todos os projetos do seu antecessor.

5 comentários:

Alves disse...

O companheiro foi muito feliz nos comentários sobre a Hilux, o blog mais uma vez está servindo como uma ferramenta de orientação para o efetivo da PMCE. Que o blog continue por muito tempo defendendo nossos interesses.

Anônimo disse...

http://abordagempolicial.com/2009/07/noticias-da-pmba-5/ Leiam é importante!!!

Anônimo disse...

Sou PM do CE, trabalho em um batalhão no centro, não faço nenhuma segurança, pois acho que o estado tem que me pagar decentemente,estou muito endividado,com vários empréstimos em meu contracheque,e agora,a situação piorou e muito,não estou conseguindo mais pagar as minhas contas e nem fazer compras para alimentar a minha família,eu e minha esposa às vezes nos privamos de comer algo que é para as minhas filhas poderem comer,está realmente ficando muito difícil,juro que tentei sobreviver com o salário que o estado me paga,mas não dá.
Se estes que governam não tomarem nenhuma atitude em relação aos nossos rendimentos,eu não sei até quanto vou agüentar de ver a minha família passar necessidades,imagino eu quantos policiais militares estão passando o que estou passando,em total estado de miserabilidade,quando se diz no fundo do poço me permita corrigir,no fundo da fossa,poço lembra água limpa e a PM só é usada para resolver ou aniquilar o que eles "políticos" observam como esgoto,escória da sociedade.
Tem que haver algo a ser feito para que este quadro seja mudado,não é mais possível viver assim,acho eu que o Sr governador quer realmente acabar com a minha PM,pois eu ainda não fiz nenhuma besteira porque amo esta polícia,pois sou neto e filho dela,pois que fique aí o meu desabafo para que todos vejam e reflitam que alguma coisa tem que ser feita.

assinado pm anônimo.

Anônimo disse...

O bandido e os mocinhos
Pensei em tecer várias considerações sobre o assunto.
Dizer que não é justo vilipendiar uma Polícia que é, sim, eficiente. Uma Polícia que é, sim, bem preparada, mesmo com os parcos recursos de que dispõe, mesmo com a demagogia dos discursos vazios dos políticos, mesmo com a execração pública da imprensa, mesmo com a veleidade da população seduzida pelas imagens das telinhas e mesmo com os ridículos soldos que recebem.
Pensei em dizer que não é justo atacar a reputação da Polícia quando o bandido estava lá dentro, armado e preparado para o pior. Pensei em gritar que os únicos que devem ser repelidos e condenados são os bandidos e não os homens que são [mal] pagos para nos proteger. Pensei em gritar: "Parem com isso!"
No entanto, isso é cediço. Todos sabem, apenas preferem fingir que não é assim. É mais divertido seguir a tropa (que não é a de elite), afinal, pensar é mesmo complicado quando o assunto está ali, pisado e repisado, comentado ad nauseam, quando os 'especialistas', analisando vídeos dariam outro rumo à história; quando 'especialistas', sentados em frente a equipamentos, teriam soluções melhores: "Numa terra de fugitivos, aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo", escreveu o poeta T. S. Eliot. O país enlouqueceu e nós, que tentamos fugir, parecemos os loucos.
Renunciei ao texto que escreveria. Nesse circo, somos todos súditos dos palhaços que elegemos.
Dra. costa

Anônimo disse...

"Se fôssemos um país mais educado, menos
policiais morreriam por nós, menos cidadãos seriam
assaltados e mortos, menos jovens se tornariam
malfeitores, menos força teriam os narcotraficantes" Lya Luft


Mesmo que o Brasil fosse um “país educado” ainda assim policiais morreriam por nós, cidadãos seriam assaltados e mortos, jovens ainda ser tornariam malfeitores e os narcotraficantes ainda teriam força! Ou você acha que os marginais iram deixar o tráfico para estudar! Mera ilusão... Ou então que os viciados não compraram mais drogas só por terem estudo?! Quem em grande parte FINANCIA o tráfico? A classe média e alta que tem estudo e que mesmo assim compram drogas; o que me deixa mais inconformado e ver alguns IDIOTAS, planejarem fazer uma marcha de legalização da maconha! Sei não... Onde esse país vai parar? Depois ficam chorando quando um parente sofre com a violência que eles mesmos sustentam. Onde uma pessoa quer “adquirir ” uma doença? Digam-me uma coisa, drogado é doente?! Em minha opinião eles não tem, nada de doente e sim são um bando de vagabundos que não tem nada para fazer de suas vidinhas mais ou menos onde tem tudo, carro, comida e principalmente dinheiro de sobra!(esses da classe média e alta é claro). O viciado é isso : O 1º NA CADEIA ALIMENTAR DO CRIME...
- QUE ALIMENTA O "VAPOR"...
- QUE ALIMETA A "BOCA"...
- QUE ALIMETA AS "ARMAS"...
- QUE ALIMENTA O "NARCOTRAFICANTE"....
- QUE MOVIMETA BILHÕES DE DOLARES PELO MUNDO, DISSIMINADO A DESGRAÇA E A MORTE... Para o Brasil realmente melhorar... Temos que ter consciência de que não basta "colocar" o político no cargo público que o mesmo irá resolver tudo por sua própria iniciativa, a sociedade tem também que fiscalizar, não adianta votar e ponto final, pois se os eleitores continuarem dessa mesma forma de pensamento, nada vai melhorar e só vai ficar pior,pior,pior... Uma única pessoa não tem poder, mas juntos somos fortes! E não basta só isto para o país evoluir, temos também que; modificar o Judiciário, pois hoje há muitas brechas na "lei" e algumas são muito fracas quanto a sua punição; para isso teria que haver uma nova Constituição Federal - isso mesmo uma nova Constituição - para que posamos também modificar o sistema de polícia obsoleto que extiste no Brasil. Para que todos tenham uma idéia só em países(Ocidentais) de Terceiro Mundo ainda se tem duas Polícias! Onde deveria existir somente uma de ciclo completo, isto quer dizer que, a Policia Ostensiva e Preventiva (PM) e a Policia Investigativa (PC) estariam em uma mesma Instituição e não separada como hoje identificamos; assim como teria que melhorar as condições de trabalho, salário, assistência médica, moradia... A área de Segurança tem muito "pano pra manga" assim como as outras - Saúde , Educação - no qual sofrem da falta de Políticas Públicas para resolução de seus problemas...E muitos outros problemas que deixam qualquer um inconformado pela situação vivida pela população e daqueles que sentem na pele todos esse dilemas da vida cotidiana do Cidadão Brasileiro.Eu queria ter a ilusão de que tudo isso um dia melhorasse!Hoje não tenho quase nenhuma esperança desse País-Continente melhore...