BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 20 de outubro de 2009

E-MAIL QUE RECEBI HOJE

"Estava dormindo (são 1h34min) quando ouvi um barulho de um veículo e vozes na rua em que moro, como policial experiente passei a observar o que acontecia por uma fresta da minha janela;
Vi uma VTR do Ronda conversando com uma moradora, em seguida um PM entrou na residência com uma lanterna na mão, o outro PM ficou ao lado da VTR.
Foi o bastante para que eu perdesse o sono, e um sentimento de revolta tomasse conta de mim.
Ora! Eu estou sem a mínima perspectiva de ser promovido, temo inclusive encerrar minha carreira no posto de tenente-coronel.
Isto, pela absoluta falta de vagas, em decorrência de uma lei de efetivo que não traduz a realidade da demanda de serviço de minha corporação; temos cerca de 8 milhões de habitantes no Ceará e somente uns 14.000 PMS na ativa;
A ONU prevê que deva existir 1 Policial para cada 250 habitantes e 1 para 500 habitantes, nas áreas urbanas e rurais, respectivamente; de acordo com a população urbana e rural do Ceará devíamos ter um efetivo de 32.000 policiais militares;
Ora bolas!
Não sou promovido por que não há vagas...
....E os Policiais daquela viatura do ronda estão se arriscando daquela forma por que não há efetivo, segundo o governo.
Eureka!!!!
É só o governo mandar uma nova lei de efetivo para Assembléia Legislativa.
Ai pronto! Resolvido!Sou promovido e a viatura daqueles “cristos” vai ter o número mínimo de segurança previsto na doutrina policial militar, e em qualquer pessoa de bom senso: 3 PMS por guarnição;
Droga!
Parece que estou sonhando de novo.
Mas, como concordamos com isso?
Escalamos somente 2 PMS em nossas viaturas e os mandamos para rua para enfrentar marginais?
Isto é ser disciplinado?
Escalar policiais 6 dias consecutivos somando 48 horas semanais?
Aceitar e quedar-se quando tiram a gratificação do homem ferido ou morto em serviço?
Assistir a Policia Civil ganhar seu subsídio, e nós 8% em cima somente da gratificação militar?
Assistir a nossa Lei de Organização Básica, que embora não signifique vagas para promoção, durma nas prateleiras da Assembléia desde dezembro de 2007;
Sim, pois a inescrupulosos que deixam transparecer para tropa que a LOB trará vagas para promoção. Grande mentira!
O que gera vaga para promoção é a lei de efetivo, esta sim cria cargos e conseqüentemente gera vagas para novas promoções.
Perguntem a que sabe: Major Ozair, Major Aurélio, Coronel Bessa, CAP. Luiz Eduardo, e etc.
Raiva!
Este é meu sentimento agora;
Reuniões e mais reuniões; cobranças e mais cobranças;
Quando na verdade a vontade de todos é dizer um: P.Q.P!
Cadê meu subsídio (média salarial do nordeste)?
Cadê nossa lei da carga horária?
Cadê um sistema de saúde n PMCE que atenda o PM da capital e do interior com consultas eletivas e de emergência, além de exames, em todas as especialidades?
Cadê minha promoção?
As praças dizem que os culpados dessas mazelas são os oficiais;
Eles estão certos!
Somos nós mesmos.
Eu e você.
Nós que em nossas repartições assinamos ofícios irregulares, escalas inconstitucionais, autorizações para que eles conduzam viaturas da PMCE quando sabemos que estão em desacordo com o CTB, e tantas outras ações que corroboram com esses desmandos.
A sociedade é uma ferramenta importante.
Os Conselhos Comunitários de Defesa Social, as Escolas, as Igrejas, a OAB, a CNBB, nossas famílias, devem assumir essa luta.
Devem exigir o aumento do número de policiais militares para guarnecer dignamente sua comunidade, seu distrito e seu município;
Eles são os maiores interessados em ter uma policia de qualidade, com policiais trabalhando de forma segura, satisfeitos e com orgulho de ser policiais militares do Ceará.
A partir de hoje participe, convença, divulgue, haja!
Seja um agente propagador da verdadeira segurança pública, aquela que se faz com valorização do elemento humano.
Cada PM pode representar 4 votos, no mínimo, somente dentro de sua família.
Levantemos a bandeira da verdadeira segurança pública.
A Visita Comunitária é uma ferramenta valiosíssima.
Cada cidadão deverá ser um agente "consciente" dos motivos e porquês da baixa qualidade do atendimento da Policia Militar.
Vamos nominar e dar-lhes ciência de quem realmente trabalha por sua segurança. E quem só está de bravata!
Não assuma o ônus de um problema que você não tem ingerência.
Se for indagado pela imprensa , lideres comunitários e cidadãos comuns, acerca dos motivos da insegurança de determinado local, ou da falta de policiamento. Fale a verdade!
Diga: Nós temos cerca de 14.000 PMS para 8 milhões de habitantes, mas na verdade precisaríamos de 32 mil policiais militares,
A partir daí peça para que o repórter ou quem quer que seja, busque respostas na Secretaria de Segurança Pública.
Diga à comunidade que os PMS estão cansados, estressados, mal remunerados, sem promoção e na vala comum da saúde pública;
Diga-lhes que se o PM levar um tiro irá convalescer no IJF, "junto" com o bandido que atirou nele.
Isso é insubordinação?
É indisciplina?
É motim?
Não!
Isto é ser Profissional de Policia.
Isso é querer uma Polícia Militar Profissional.
Profissionalismo se faz com:
Garantia da Segurança dos policiais (3 por viatura, plano de saúde...)
Salário digno e estabilizado (Subsídio – Média Salarial do Nordeste...)
Valorização profissional (garantia do cumprimento dos interstícios para suas promoções...)
Carga Horária (40 horas semanais)
Capacitação (cursos regulares e presenciais de táticas e técnicas policiais nas suas diversas áreas...).
A criação da Associação dos Oficiais foi e será um marco importante na criação de uma nova Policia Militar;
Rezo e oro, para que ela saiba conduzir nossas demandas ao governo do Estado, de forma respeitosa mais altiva, digna de representar os Oficiais da Policia Militar do Ceará.
Esta corporação me deu tudo é justo que eu a engrandeça e eleve o nome da minha Policia Militar do Ceará.
Deus proteja a Gloriosa!
Boa Noite a todos!"

7 comentários:

Cap PM Colares disse...

É Major também recebi esse e-mail!!
mais nos USA os policiais agem dessa forma, um policial por VTR ou no maximo 02!! novos tempos, novas regras, novos manuais, novas tecnicas, novas táticas!!!
Boa Sorte!!!

Wesley da Silva Martins disse...

Realmente nos Estados Unidos funciona dessa forma. Mas estamos em um dos estados mais pobres da federação, e com uma população sem conhecimento dos seus direitos e deveres! Não podemos comparar a realidade e a atividade policial americana com a praticada aqui no Ceará. Tem que ser tudo novo; mas esse novo tem que ter a nossa cara!!!
Principalmente a Vergonha!

Anônimo disse...

Caros colegas... pelo que vejo a irredundância ainda norteia algums colegas de profissão.Ou pode ser mesmo puro puxasaquismo por parte de alguns oficiais em acharem que o que estão nos obrigando não nos afetara em nada diante de nossa realidade: social, política, educacional e moral.Ora pois ...comparar o sistema empregado nos EUA ( considerando suas realidades) com o que estão querendo implantar por aqui... me poupe senhor cap. Colares, mais chega a ser ILÁRIO. Os policiais dos EUA são : BEM REMUNERADOS, BEM INSTRUÍDOS, BEM EQUIPADOS, BEM RESPEITADOS ( principalmente pela sociedade)E POR FIM BEM APOIADOS PELA LEI EM VIGOR NAQUELE PAÍS , LEI ESTA QUE PRESERVA A AUTORIDADE POLICIAL E PUNI COM RIGOR OS QUE VIVEM A MARGEM DA LEI.Temos que pensar grande é verdade mais é preciso pisar com um pé de cada vez ,não adinta querer dar uma pegada maior que a passada. policial pmce.
QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!

Anônimo disse...

Tem colegas que precisam ler mais Jornais, revistas, periódicos como um todo e se atualizar e conhecer a realidade do Brasil e do Estado do Ceará, o nível de violência, renda percapita, nível de desenvolvimento humano, corrupção na esfera política, saber ou conhecer mais o orgão em que está trabalhando, VER A REALIDADE NA PRÁTICA POLICIAL, A SITUAÇÃO DAS POLICIAS MILITARES NO BRASIL ou seja,ACORDAR!!!É POR ESTAS COISAS QUE NOSSO ORGÃO ENCONTRA-SE NESTA SITUAÇÃO, SÓ ARQUEJANDO!!!

pensador disse...

É POR ISSO HTW, QUE AS COISAS ESTAM NESSE PONTO, PENSAMENTOS ERUDITOS E FICTICIOS EM UMA SOCIEDADE SUB-NUTRIDA COMO A NOSSA EM QUE NÃO TEMOS CULTURA E PESSOAS PENSAM NO INDIVIDUAL E O COLETIVO SE EXPLODA.DEVIDO AO TEMPO CORRIDO DE ESCALA DESUMANA,ESTUDOS,FAMILIA, CONSEGUIA LER O SEU BLOG MAIS NÃO COMETAVA AS SUAS REPORTAGENS, POIS GOSTO DE VER AS COISA EM UM CONTESTO GERAL, E AS ULTIMAS Q O SECRETÁRIO FALOU
E AGIU,FEZ COM QUE EU PENSASSE Q O FIM CHEGOU.MEUS CUMPRIMENTOS.

Anônimo disse...

Como cidadã e conhecedora dos meus direitos e deveres, fico feliz por ter conhecimento deste blog e assim me atualizar sobre o tema segurança pública,do qual sou leiga pois não sou dessa área. Me deixa estarrecida algumas postagens, como esta que o Sr escreveu, pois assim, perecebo bem de perto, o quanto estamos abandonados pelos politicos que deveriam nos representar. Com certeza farei minha parte e tentarei ser mais uma voz nessa luta.

Cap PM Colares disse...

Fui mal interpretado!!
Foi em tom de ironia!!
sei muito bem da nossa realidade!!
Nossa realidade não permite apenas 02 PPMM por VTR!!
É suicídio!!