BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

QUANDO EU FOR COMANDANTE 2...


Se há uma atividade, dentro do sistema de segurança pública no Brasil, que eu considero completamente fora de contexto em nossa sociedade (sem questionar a legalidade de sua existência), são os denominados "Serviço de Inteligência", ou, na estrutura militarista de nossas polícias militares, as místicas 2ª Seções.

Germinadas à partir dos órgãos de repressão do período ditatorial brasileiro, por muito tempo foram utilizadas para favorecimento de pessoas influentes ou com interesses políticos.

Atualmente, dedicam-se ao acompanhamento de movimentos sociais, à investigação em relação a atuação de criminosos ou os desvios de conduta profissional de nossos policiais. Mas, mesmo negando, continuam defendendo interesses políticos.

É louvável quando colaboram para a prisão de bandidos e para descoberta de ações criminosas de integrantes dos órgãos de segurança pública de nosso Estado, suprindo uma carência encontrada na Polícia Civil, visto ser esta a legítima responsável por tais investigações.

Entretanto, suas atuações estão integralmente legalizadas? Será que todas as pessoas que estão sendo monitoradas ("grampeadas") pelo sistema guardião, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, são alvos de investigação autorizadas pela justiça?

Quando eu for Comandante Geral apresentarei projeto propondo a extinção da 2ª Seção, a transferência da COIN para a Corregedoria, realizando atividades exclusivas de controle interno, além da extinção da atividade de inteligência da Casa Militar, pois, no Estado Democrático de Direito em que vivemos, onde os sindicatos e movimentos sociais são legalizados, não há mais motivos para a atuação de agentes infiltrados.

Um comentário:

Cap PM Colares disse...

major o senhor vai enfrentar uma batalha árdua!!
Mas, como todo guerreiro gosta de uma batalha difícil!!!
apoiado!!