A Price Waterhouse Coopers é um network global de firmas separadas e independentes que trabalham de forma integrada na prestação de serviços de Assessoria Tributária e Empresarial e de Auditoria. As firmas que compõem o network global estão presentes em 153 países, inclusive no Brasil e congregam mais de 154.000 colaboradores e sócios em todo o mundo.
Há algum tempo PWC elaborou um estudo (Estudo Price Waterhouse) onde indicou os 15 princípios que ajudam a criar um ambiente propício à mudança em qualquer empresa, mesmo sabendo que não existe um pacote de mudança único que se aplique a todas as organizações e que cada empresa tem seu caminho de transformação.
Aproveitarei os 15 princípios pró-mudança propostos pela PWC para as empresas e, através de uma modesta adaptação, apresentarei os 15 PRINCÍPIOS PRÓ-MUDANÇA NO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICO CEARENSE:
1º ENFRENTAR A REALIDADE - Aceitar que a situação da segurança pública no Ceará está complicada e de difícil solução, mas não impossível. Reconhecer que toda a estrutura organizacional está desorganizada e eivada de entraves burocráticos, além de sentimentos internos de desconfiança, inveja, competição perniciosa, dubiedade de atribuições, desperdício de investimentos, subutilização do capital humano, dentre outros. Admitir que ocorre uma nefasta intromissão política nas estratégias policiais, desvirtuando o resultado esperado da atuação policial, passando do bem estar coletivo para o bem estar político.
2º AGIR SEMPRE COM A ESTRATÉGIA - Reconhecendo que os recursos e capitais (humano, material, financeiro, intelectual) são limitados, concentrar esforços de mudança em áreas em que é possível obter maiores benefícios para a sociedade, através da redução e controle dos índices de criminalidade.
3º ESTABELECER COMANDO FIRME - Somente atavés de um comando enérgico as mudanças necessárias poderão ser implementadas. Mudança gera: desconfiança, receio e crise; por isso poucas pessoas estarão dispostas a colaborar de forma voluntária e realmente engajada. Será necessário um pulso forte para fazer acontecer um esforço consciente e integrado de todo o sistema em prol das inovações.
4º ESTABELECER UM CLIMA DE MUDANÇA - Os integrantes do sistema de segurança pública cearense deverão engajar-se nos objetivos das mudanças, para isso deverão estar plenamente estimulados, percebendo que não só a sociedade sairá ganhadora deste processo, mas que também ocorrerá toda uma implementação de projetos voltados para a melhoria das condições de trabalho e vida destes profissionais, resgatando a estima, a motivação, o élan e o compromisso profissional.
5º DAR INFORMAÇÕES CONVINCENTES - Não se deve supor que todos estejam preparados para a mudança, o que é muito raro. É preciso um trabalho de informação constante e sincero, tanto para o público interno como para toda a sociedade; aquele não poderá ter dúvidas quanto ao que se deseja e o que se espera, este não poderá ser privado dos resultados concretos da atividade policial, principalmente no que se refere às estatísticas criminais e às informações sobre a produtividade operacional.
6º FAZER DA SOCIEDADE A MOLA MESTRA DA MUDANÇA - A sociedade deverá ser um aliado quando chegar o momento de argumentar a favor do projeto de mudança. As necessidades dela, examinadas com rigor, deverão ditar a mudança.
7º CONHECER PESSOAS ESTRATÉGICAS - As mudanças constituem um centro de interesse para algumas pessoas e grupos. Será preciso entender e atribuir prioridades às necessidades desses grupos, tendo sempre por pressuposto o bem estar coletivo.
8º COMUNICAR-SE CONTINUAMENTE - Além de oferecer as informações necessárias (item 5), para o projeto de mudanças obter sucesso, é necessário que se comunique constantemente a forma como a mudanças acontecerão. Se as mensagens forem claras, serão entendidas. Se forem concretizadas, terão credibilidade.
9º REFORMULAR O SISTEMA DE MEDIDAS - Após o projeto de mudanças ter sido elaborado, deve-se estabelecer um sistema de medidas coerente com as estratégias e os objetivos. Este sistema de medidas deverá levar em consideração quesitos como: produtividade policial, índices de violência e criminalidade, feedback do público interno e aceitação social.
10º UTILIZAR TODOS OS RECURSOS - Existem vários fatores fundamentais para provocar mudanças: os anseios comunitários; a estratégia operacional; a estrutura organizacional; os processos de intereção e as tecnologias disponíveis. Uma mudança em grande escala só poderá ocorrer se todas essas alavancas funcionarem de forma coordenada.
11º SER AUDACIOSO - O líder da mudança deve trabalhar sem descanso para convencer a equipe a pensar de modo audacioso e, assim, implementar inovações positivas na organização. O pessoal precisa sentir-se livre para abandonar os caminhos conhecidos, pensar por conta própria e trazer ideias novas à tona.
12º APROVEITAR A DIVERSIDADE DE RECURSOS - Buscar estes recursos em todos os escalões e níveis hierárquicos, como também nas minorias, tais como as mulheres que a cada dia aumentam a sua influência dentro das corporações, principalmente na Polícia Militar. Estas pessoas representam uma fonte sem-par de pensamento inovador.
13º DESENVOLVER NOVAS CAPACIDADES -Em outras palavras, investir no capital humano, aumentando a competência profissional dos servidores em todos os níveis. O esforço aqui é ampliar a competência técnica para a solução de problemas, a capacidade de tomar decisões e a liderança dos que trabalham na "linha de frente".
14º PLANEJAR -Será preciso elaborar um plano de ação detalhado para impulsionar a mudança. Nele deverão ser especificadas todas as ações importantes: as mudanças nas operações, nos sistemas, nos servidores, na cultura, no ambiente físico, na estrutura e nas necessidades de treinamento e capacitação.
15º PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE INICIATIVAS - É vital manter uma base lógica integrada e coerente para todo o modelo de mudança. A apresentação de iniciativas sem planejamento apenas servirá para confundir os funcionários e diminuir o impacto positivo.
FONTES DE INSPIRAÇÃO:
Price Waterhouse Coopers Global - http://www.pwc.com/
Estudo Price Waterhouse
Inovação e Mudança - Autores e Conceitos Imprescindíveis. Coletânea HSM Management. Publifolha.
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