BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 25 de maio de 2010

ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

PALAVRAS DO DR. LÚCIO ALCÂNTARA

Ontem, 24 de maio, foi o aniversário de criação de nossa Polícia Militar, instituição quase bicentenária.


O evento para assinalar a data foi antecipado. Não se sabe o porque disso. Tradicionalmente a comemoração tem constado de prestigiada solenidade no pátio do quartel do comando geral à qual compareci sempre quando governador.

Este ano a efeméride foi assinalada por uma ato em recinto fechado, o Teatro José de Alencar, com acesso restrito, sem a empolgação dos anos anteriores. Apesar dos cuidados não faltaram protestos, contidos na praça onde está o teatro.

A polícia militar atravessa um momento dificil de sua existência ainda que tenha recebido investimentos relevantes nos últimos anos. Equipamentos não têm alma, e o que está ferida é a alma da instituição.

Seus integrantes, frustrados por promessas não cumpridas e ações governamentais desagregadoras, estão desmotivados e com a auto-estima em baixa.

A notória divisão na cúpula da segurança, a usurpação de poderes por estranhos ao setor, o uso político das polícias, a criação de estruturas diferenciadas dentro da corporação, comprometendo a disciplina e a hierarquia, o treinamento precário dado aos novos integrantes, desenharam um cenário de desalento e desmotivação prejudiciais ao desempenho de função arriscada e cheia de tensões como é a dos policiais militares.

Meus cumprimentos à todos integrantes da polícia, praças e oficiais, da ativa e da reserva, na certeza de que o senso de missão de que estão imbuidos os fará superar a má fase institucional para garantir à sociedade a segurança de que não pode prescindir.

FONTE: BLOG DO LÚCIO ALCÂNTARA

Um comentário:

Anônimo disse...

O cansaço e a realidade da conjutura politica da policia fez-me deixa de acreditar que a instituiçao faliu,pois infelizmente os "oficiais" que comandam uma instituiçao centenária só tem firmeza para punir verdadeiros policiais que procuraram e tiveram a coragem de lutar pela melhoria da maioria.