BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

TERRORISMO


Assunto pouco debatido no Brasil, o terrorismo internacional tem sido tema de constantes preocupações e estudos pela grande maioria dos países que integram o chamado bloco ocidental, principalmente EUA, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra. Por lá, várias instituições de ensino superior e entidades governamentais promovem constantemente - tendo como público alvo os integrantes de organizações de segurança pública - cursos, congressos, seminários e jornadas sobre a preocupante questão do terrorismo. Como exemplo, posso citar:

  • Curso de Especialización en Estudios Estratégicos y Seguridad Internacional - Universidad de Granada.
  • Curso de Especialización en Análisis del Terrorismo Yihadista, Insurgencias y Movimientos Radicales - Universidad Pablo de Olanibe de Sevilla.
  • Máster Universitario en Estudios Sobre Terrorismo - Universidad Internacional de La Rioja.
Obs.: Citei apenas de instituições espanholas pois é onde tenho concentrado meus estudos e pesquisas sobre o tema.

Nos últimos dias vários países europeus estão em estado de alerta ante a probabilidade de um atentado terrorista iminente. Este alerta tem por base um plano terrorista, que teria partido do Paquistão, consistindo em um ataque armado contra diversos objetivos em cidades européias, no mesmo estilo dos atentados ocorridos em Bombai em novembro de 2008.

Muitas pessoas duvidam que o Brasil poderá vir a ser vítima de algum tipo de ação terrorista, entretanto, baseado nas três considerações expostas a seguir, posso afirmar que em um curto espaço de tempo estaremos na lista de possíveis alvos das células terroristas:

1º - Os grupos fundamentalistas, como o Al-Qaeda, são hoje a principal ameça terrorista no mundo. Ao contrário do que muita gente pensa, seus atentados não têm como alvos apenas grandes potências, mas sim todo o sistema de valores representados pelos países democráticos ocidentais.

2º - O Brasil é uma potência emergente que tem ganhado um grande destaque internacional, principalmente por conta de suas intenções de conquistar uma cadeira permamente no Conselho de Segurança da ONU.

3º - Aproxima-se a realização de um grande evento internacional no Brasil: a Copa do Mundo de Futebol; o que trará para o nosso território um fluxo de milhares de turistas de quase todos os países do mundo, sem falar na imensa exposição que teremos na mídia internacional.

Diante disto, já está na hora das autoridades brasileira passarem a se preocupar com o terrorismo internacional, principalmente no período que antecede a realização da Copa do Mundo, pois é assunto de essencial importância para a segurança pública.

Um comentário:

dayana disse...

A onde aconteceu esse terrorismo na verdade? meu emeio e: solokaporjesus@hotmail.com
obrigada....