BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"BICO CHAPA BRANCA"

O "Bico" é uma prática comum entre os policiais brasileiros, realizado, quase que obrigatoriamente, como forma de complementar os baixos salários. Entretanto, além de ser uma atividade ilegal (se o policial estiver realizando segurança particular), deixa o policial exposto a muitos riscos, além daqueles de saúde decorrentes da extenuação física e estresse.

O aproveitamento remunerado e voluntário do policial de folga é um projeto muito interessante, pois afasta o policial das atividades ilegais e de risco, mas deve ser utilizado apenas como um paliativo e não como forma de "escravizar" o profissional e desviar o foco das atenções sobre a problemática dos baixos salários.

Aqui no Ceará o "bico oficial" já vinha sendo utilizado através da Indenização de Reforço do Serviço Operacional, entretanto no últimos três anos, face às mudanças na escala de serviço, onde o policial trabalha em turnos diários de oito horas, não sobra tempo de folga suficiente para este tipo de emprego operacional.

Nenhum comentário: