BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

segunda-feira, 31 de maio de 2010

TIRO POLICIAL

Algumas práticas já ultrapassadas da disciplina de Tiro Policial, como pude observar pessoalmente nestes últimos dias, por ocasião das instruções práticas para os alunos do Curso de Formação Profissional (Formação de Soldados), ainda continuam a ser ensinadas por alguns instrutores mais desatualizados ou um pouco despreparados tecnicamente.

Mas a culpa não é deles (instrutores de tiro). Simplesmente não existe uma padronização no ensino desta disciplina (a mais importante de todas, pois o erro não leva a uma nota baixa, mas sim à morte), não existe doutrina.

Tomei conhecimento, através dos próprios alunos, que alguém ensinou que, na iminência de um confronto armado, o policial deveria se posicionar lateralmente, pois isso iria diminuir a sua silhueta e consequentemente o risco de ser atingido pelo bandido.

Fico sem saber se acho graça ou se choro de desgosto. Estão brincando com a vida desses rapazes.

Por favor senhores policiais, quando estiverem expostos a um confronto armado, antes de qualquer outra coisa, pense inicialmente na possibilidade de abrigar-se. Somente estando protegido o policial terá condições de:
  • Raciocinar mais claramente para tomar a decisão mais acertada.
  • Selecionar melhor os alvos.
  • Proteger a vida de pessoas inocentes.
Entretanto, lembre-se que não é qualquer cobertura que suporta os disparos de armas de fogo, principalmente os calibres mais potentes. Atrás da porta a viatura não será um bom local para proteger-se. Até mesmo um poste, dependendo da posição, pode não oferecer proteção a impactos consecutivos de tiros de fuzil. Na pior das hipóteses, deite-se no chão.



Seguir a orientação para se posicionar lateralmente em relação aos tiros não será possível, pois:
  • O policial terá que ter muito sangue frio para permanecer nesta posição durante um tiroteio.
  • O colete balístico usado pela grande maioria dos policiais não oferece proteção na lateral.
  • Acreditar na falta de precisão dos bandidos é brincar com a sorte.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso mesmo Major. Excelente exposição. O abrigo na execução do tiro, em combate, é o "ABC" de qualquer policial, seja iniciante ou experiente. Isto é o básico! É uma pena ocorrer casos como o relatado.