BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

REPRESENTANTE DOS MILITARES ESTADUAIS

Venho recebendo muitas manifestações amigas de companheiros que me incitam a levar a minha batalha pela melhoria das condições de trabalho dos policiais cearenses para os palanques políticos. Insisto que não tenho interesse nisto, pois, salvo alguns bons amigos políticos, tais como os governadores Beni Veras e Lúcio Alcântara, tenho verdadeiro pavor pela política partidária.

Sei que alguns vão me criticar pela declaração que farei agora, entretanto, apesar de relutar por um bom tempo, não posso mais me negar a fazê-la. Trata-se de minha opinião pessoal sobre quem tem reais condições de representar a categoria dos militares estaduais na Assembleia Legislativa.

Não tenho procuração para falar em nome desta pessoa, muito menos procurei saber se ela estaria disponível para tal missão, mas ao traçar o perfil do Deputado Estadual com reais condições de lutar por nossos direitos, apenas uma pessoa se encaixou nessas características, que são: compromisso, honestidade, coragem, persistência, inteligência, articulação política, aceitabilidade social, experiência, conhecimento dos reais problemas, sincero, etc.

Venho buscando a algum tempo um nome, dentro das fileiras da PMCE, que reúna todas estas qualidades, mas, infelizmente, não encontrei.

Encontrei esta pessoa nas fileiras do Corpo de Bombeiros. Trata-se do Cel. BM RR Duarte Frota, ex-Comandante Geral daquela Corporação.

Há alguns anos, era comum ouvirmos companheiros reclamarem: "por qual motivo os bombeiros conseguem (melhorias) e a PM não?".

Acompanhei o seu trabalho como Comandante Geral do CBECE e observei seu empenho e entusiasmo em buscar melhorias para a sua corporação, tendo conquistado muitas.

Tenho absoluta certeza que, se fosse ele o nosso representante, cumprindo uma meta estabelecida pelos próprios militares estaduais, seríamos realmente representados.

Expressando minha opnião sobre este tema, não tenho intenção de magoar alguém, principalmente aqueles que estão se aproveitando do momento para se autoproclamarem elegíveis, apenas achei por bem definir minha posição para não ser omisso ou simplesmente "ficar sobre o muro", mantendo a minha personalidade de ser sincero, mesmo que seja duro.

5 comentários:

alves disse...

Gostaria de dois representantes na ALCE, um PM e um BM, só tá faltando união de nossa classe. è uma pena, nós policiais somos fortes e não estamos conseguindo mostrar nossa força, tudo deve partir da união de todos em benefício de todos, estou disposto a ajudar um futuro candidato, porém ele tem que ter compromisso com a instituição, tem que ter um passado sério na PMCE, não pode ter se envolvido em atos que desabonem a conduta e postura de um policial militar. Temos que reforçar essa idéia. O tempo está passando e eleição está chegando, um representante já.

Anônimo disse...

Digno e intrépido Major Wilson, observamos que realmente não há interesse de sua parte em nos representar, com certeza o Coronel Duarte Frota tem serviços prestados a sociedade e a instituição Bombeiro Militar, e que muito nos honra de ter levantado e engrandecido o nome das Instituições Militares Estaduais aqui no Ceará, com certeza é um nome que o Bombeiro Militar defenderia numa possível candidatura. Que o diga o povo cearense. Entretanto, e diante das mixórdias políticas, notadamente com relação aos órgãos de polícia judiciária e administrativa (Polícia Militar), procuramos, incansavelmente, um nome de um policial militar(um oficial e um praça), que tenha vivenciado todas os obstáculos da luta pela Segurança Pública neste Estado, que saiba o que é tirar um turno de 12 horas, diurno ou noturno, em uma viatura policial militar, que conheça os dissabores e as responsabilidades de efetuar uma prisão, com ou sem resistência, e muitos outros. Certamente não é fácil, pois a cada dia que se passa há um aumento nos índices de criminalidade, com aumento de dependentes químicos e consumidores de bebidas alcoólicas, resvalando tudo isso nas chamadas e atendimentos pela Polícia Militar. Com certeza é um serviço público de relevante interesse social, que o diga a Constituição Federal de 1988. Temos cerca de mais de 25(vinte e cinco) anos de corte e perdas salariais. Sendo assim, procuremos dois policiais militares, para sentar naquelas cadeiras do Legislativo Estadual, e representar-nos diante do poderio do Estado. Tiremos aqueles que dizem que nos defendem, mas no fundo só querem é tirar proveito eleitoral, e mídia em cima de nossa categoria. Tais representantes (os dignos) terão que ser escolhidos em votação aberta e direta, nas Associações aqui existentes (UNIMO-NOS), os nomes terão que partir do público interno, somente assim é VITÓRIA CERTA. Os rumores são da certeza de vitória de pelo menos dois policiais militares para deputado estadual em 2010 aqui no Ceará. Este candidato além de bem representar nossa Instituição, direta e indiretamente, representaria o Corpo de Bombeiro Militar, pois somos uma mesma categoria de agente público (militar estadual). Colegas, atualmente, fazem parte de Associações, articulemos a escolha dos nomes(dois). Chamemos aqueles que em eleições anteriores conseguiram votos, mas não se elegeram, mas ainda possuem seus confiáveis eleitores, e passemos estes votos aos únicos escolhidos pela categoria (A VITÓRIA É CERTA). A hora é essa. Certamente, num futuro bem próximo teremos vez e voz para reivindicar o que é de direito. VAMOS A LUTA POLÍTICA!

Anônimo disse...

Procurei, acima, esclarecer o que seja legitimidade, e oferecer a nossa categoria policial uma saída para o concerto dos desmandos políticos vivenciados, sentidos na pele, por nossos homens, qual seja, a votação aberta e direta para escolha de nossos representantes políticos, posto que a ordem jurídica é o Estado Democrático de Direito. A legitimidade é quando existe consenso entre os membros da comunidade política para aceitar a autoridade vigente, a escolha é feita entre os representantes da categoria, somente assim a imposição da autoridade é legítima e aceita por todos. Do contrário, ou seja, um policial, por si só, escolhendo, ou por iniciativa própria, ser candidato, pode até conseguir votos, mas nunca irá se eleger, ou nas últimas hipóteses, se elegerá, e não representará os reais interesses da classe(É típico daquela conhecida frase:”. Policial não vota em policial”. Pois sim! Este não queremos! Porquanto banhados pela desesperança continuaremos a viver. Somente com a legitimidade nos encontraremos no cenário político e organizacional, veja a história que permeia em âmbito nacional com as conhecidas PECs, veja quem as defendem, veja quem as promovem. Os policiais escolhidos(um oficial e um praça), pode até não arrancar espontâneamente o voto de outro policial(pode ser que este não o conheça), mas sabendo que ele foi escolhido pela categoria em votação aberta e direta, com certeza é mais um voto NOSSO. Reunimo-nos(art. 5º, inciso XVI da Constituição Federal de 1988). Façamos a escolha. Lembremos que o militar alistável é elegível(art. 14, § 8º da Constituição Federal de 1988). As associações são constituídas para isso, representar os interesses de uma classe(art. 5º, XVII, XVIII, XIX, e XXI, art. 8º, e art. 74, § 2º da Constituição Federal de 1988). A não ser que eu esteja enganado e exista outros interesses divergentes destes, que aqui menciono. Muitos irão se aproveitar deste cenário favorável, e virão com propostas para nos beneficiar, mas de modo individualesco, provinciano. Não aceitemos. Até já sei quem são as pessoas. O que depender de nós, estes, não vão alcançar seus objetivos NUNCA. Se não for por votação direta e aberta a escolha de nossos representantes, NÃO ACEITEMOS, assim não sendo, mas uma vez ficaremos a ver navios e observando as glórias alcançadas de outras carreiras de Estado aqui no Ceará. VAMOS A LUTA POLÍTICA!

Anônimo disse...

A verdade é que hoje necessitamos de um representante na política, pois estou com medo de um dia ter que pagar pra trabalhar, tá quase chegando esse dia.

Anônimo disse...

Estimado Wilson,
Obrigado pelos elogios de sua lavra a qual retrata apenas sua generosidade a este soldado do fogo.O momento de comando divido as conquistas com o Governador Lucio Alcantara, a nossa tropa, aos palarmentares na pessoa do Dep Marcos Cals e com a Comunidade cearense.Cumpri somente o meu dever de casa na busca dos objetivos constitucionais.
Informo que nao tenho objetivos politicos e apoarei dignos representante do quilate do Dr Lucio e do Sergio Gomes um neofito que pode ser um deputado dos militares do estado.
Fraternal Abraço,
att
Cel Duarte FRota