BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 16 de junho de 2009

NA GAVETA...

Exposição de Motivos nº 001/2009-CDC/BPChoque

Por meio deste documento, venho expor à V.Exa. as considerações a seguir, para ao final solicitar:

Considerando que a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) é denominada Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC).

Considerando que o termo Distúrbios Civis é remanescente do período anterior à democratização do Brasil, portanto carregado de simbolismo militar de épocas ditatoriais.

Considerando que em outros países estas tropas especializadas são denominadas de: Grupo de Controle de Multidões, Grupo de Controle de Rebeliões, Esquadrão Móvel Antidistúrbios, etc.

Considerando que a 2ª Companhia do BPChoque é constituída de uma tropa especializada para atuar em eventos críticos, onde haja a presença de grande público, através da utilização de técnicas específicas de controle de multidões e de armamentos e munições de potencial menos letal.

Considerando que estes eventos críticos podem ser: rebeliões em unidades carcerárias, controle anti-tumulto em eventos esportivos, desocupação de prédios públicos, desapropriação de terras e imóveis em apoio ao cumprimento de determinações judiciais, além da prevenção à desordem por parte de movimentos grevistas.

Considerando que o armamento e a munição empregada por esta subunidade, em suas operações é classificada como não-letal, pois seu objetivo principal é controlar ou conter o ímpeto agressivo das massas, e não entrar em choque com ela, sendo o uso da força o último recurso.

Considerando que a denominação Controle de Distúrbios Civis não traduz a real atividade técnica-operacional desempenhada pela 2ª Companhia do BPChoque.

Considerando que a mudança de denominação poderá ajudar, no futuro próximo, a obtenção de recursos federais e a ampliação do treinamento e capacitação dos PPMM.

Solicito que V.Exa. delibere pela mudança de denominação da 2ª Cia/BPChoque, atualmente designada Companhia de Controle de Distúrbios Civis, por outra nomenclatura que esteja de mais acordo com a missão desta subunidade incorporada e com o Estado Democrático de Direito.

Sugiro, para análise, uma das seguintes denominações:

Companhia de Intervenção Não-letal em Eventos Críticos.
Companhia de Intervenção Não-letal.
Companhia de Intervenção em Tensões Sociais.


Fortaleza, 19 de janeiro de 2009.

Um comentário:

Adestramento Eduardo Sousa disse...

Eu ja era fã desde o trabalho no 6º BPM agora entao. Parabens pelo excelente trabalho Major!