As ações de grupos criminosos contra agências bancárias, postos de auto-atendimento e veículos de transporte de valores, nas cidades interioranas, em todo o Brasil, tem sido uma grande preocupação por parte das autoridades de segurança pública. Este tipo de ocorrência vem aumentando a cada ano.
O Nordeste é uma das regiões que tem sofrido muito com os roubos e furtos qualificados praticados contra as instituições financeiras.
Esta modalidade criminosa teve um grande incremento a partir de 2009, quando a utilização de explosivos passou a facilitar a ação dos bandidos. Com esta “ferramenta”, toda a logística necessária para a concretização do crime é bem mais simples (considerando que não há mais a necessidade de realizar o assalto durante o dia):
- Menor quantidade de pessoas envolvidas.
- Ações noturnas que facilitam a fuga e a ocultação.
- Não há a necessidade de muitos veículos.
- Menor quantidade de armas e de menor calibre.
- Reduzida quantidade de testemunhas.
Observe no gráfico, a seguir, o grande aumento na quantidade de ocorrências de furto qualificado, ultrapassando, a partir de 2009, as ocorrências de roubo. Isto significa que os bandidos estão dando preferência às ações praticadas nos horários fora do expediente bancário, normalmente durante a madrugada. Tudo isto facilitado pela utilização de explosivos.
Artefato explosivo utilizado no arrombamento de caixas eletrônicos |
Através de um trabalho científico, alicerçado em um completo banco de dados estatístico sobre as ocorrências bancárias registradas em toda a Região Nordeste, bem como através de uma confiável rede de informações sobre as operações de grupos criminosos, o Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar do Ceará conseguiu reduzir drasticamente a ocorrência destas ações nos 175 municípios sob a sua responsabilidade operacional.
Observem, a seguir, o ranking nordestino dos Estados com maior número de ocorrências bancárias. O Ceará deixou a 2ª colocação nos anos de 2009 e 2010 para ocupar a penúltima posição, perdendo apenas para Sergipe.
Um comentário:
Apostando na confiabilidade dos graficos, é notório a redução dos eventos criminosos. Para se conseguir sucesso a EQUIPE tem que saber trabalhar(competencia),ter vontade de trabalhar(motivação),tem que ter um técnico inteligente(inovação).Pessoas certas no local certo,na hora certa= SUCESSO. (...)É pena a inst....não ("alem do ver")isto!!!!
Postar um comentário