BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 12 de maio de 2011

INTERIORIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Desde o início do mês de fevereiro venho desenvolvendo minhas atividades profissionais no Comando de Policiamento do Interior (CPI), sendo este o grande motivo pelo qual não tenho estado muito presente aqui no Sobrevivência Policial, em razão da enorme quantidade de viagens ao interior do Ceará.

Apesar de já conhecer todos os 184 municípios cearenses, estou revendo-os, nesta nova missão, sob um novo prisma. Tenho comprovado, na prática, alguns novos fenômenos relacionados à segurança pública e que pesquisadores há muito estão alertando; são eles:
  • Interiorização da violência - Há um maior crescimento nos números da violência, principalmente os homicídios, nos municípios do interior.
  • Espalhamento da criminalidade - Tem sido o deslocamento das ações criminosas rumo a locais com menor presença de agentes de segurança pública.
Só para se ter uma pequena ideia: com base em dados do Sistema de Informações Sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, no decênio 1998/2008 as taxas de homicídios (por 100 mil hab.) tiveram um aumento de 38,6% nos municípios brasileiros que não pertecem às Regiões Metropolitanas, enquanto neste mesmo período o crescimento total brasileiro das taxas de homicídios foi de 1,9%. As Capitais brasileiras tiveram uma redução de 17,7% e as Regiões Metropolitanas uma redução de 24,6%. Infelizmente a Região Metropolitana de Fortaleza seguiu na contramão da tendência brasileira, tendo um aumento de 100,6% nas taxas de homicídios.

Atualmente, por conta da aproximação da Copa do Mundo de Futebol em 2014, há muita preocupação com os projetos de segurança para as cidades brasileiras que serão subsedes, entretanto, se não houver um real interesse público com a questão da segurança pública nas cidades interioranas, até 2014 será um tempo suficiente para que a violência e a criminalidade fujam do controle policial.

2 comentários:

Anônimo disse...

SÓ UMA PALAVRA ME VEM A MEMÓRIA,MEDO.

Anônimo disse...

Triste realidade ,com isso não ocorre a diminuição da violência e sim o deslocamento da mesma .A polícia precisar ser efetiva em todo país.