BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TREINAMENTO POLICIAL

Há muito venho falando sobre as engenhosidades que estão sendo criadas para treinamentos dos policiais brasileiros. Ultimamente todo mundo está querendo ser instrutor operacional, mesmo que a única experiência destas pessoas tenha sido obtida exclusivamente assistindo alguns filmes (SWAT, Tropa de Elite, etc) ou em meia-dúzia de cursinhos rápidos com nomes bonitos.

A sociedade está correndo riscos... inclusive, principalmente, os próprios policiais.

Ou deixam de inventar treinamentos cinematográficos, distantes da realidade da atividade policial, ou mais policiais continuarão morrendo no desenvolvimento de suas missões.

O vídeo abaixo, que vi pela primeira vez hoje no blog O DIREITO DE IR E VIR E PERMANECER VIVO - autoria do ST PMCE Luís Carlos Paulino, mostrando uma simulação feita pela Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, demonstra muito bem o que tenho falado:



O mais incrível de tudo é que a culpa maior é das próprias instituições e corporações policiais brasileiras, pois não têm a preocupação em investir pesado no treinamento técnico destes policias, deixando esta tarefa entregue aos aventureiros de plantão.

11 comentários:

Anônimo disse...

O Treinamento deve ser voltado para a realidade, não há que se falar em outra coisa!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Esse tipo de abordagem, nos policiais devemos deixar pra quem faz cinema.

Anônimo disse...

Esse coisa parecida com uma abordagem devemos deixar pra quem faz cinema.
Não cabe no dia dia do policiamento

Cap PM Colares disse...

O CMT do 6º BPM bem que poderia oferecer umas vagas do Curso de Abordagem ministrado no Batalhão para a PRF.

Anônimo disse...

acho engraçado como é fácil falar de outras corporações quando estas estão fazendo teatro... pois não passou disso essa apresentação... enquanto isso vemos a PM em todo o Brasil fazendo abordagens mulambas, sem conhecimento técnico nenhum de indentificação veicular, vtrs alugadas q não pegam nem um carro 1.0... me poupem desses comentários...

Anônimo disse...

engraçado vc moderar comentários... pois os q falarem mal da sua corporação vc veta... kkkkkkk

Anônimo disse...

Desculpem-me, mas em matéria de abordagem a PRF dá aula. Essa trupe não reflete a realidade. Não sei o que se passou na cabeça desses policiais de realizarem tal simulação trapalhada e equivocada.

WILSON MELO disse...

Caro amigo anônimo.

Em nenhum momento falei em despreparo da nossa PRF. Pelo contrário, particularmente acho que a PRF tem sido a Corporação que mais tem investido em treinamento atualmente. Quando falo em carência de treinamento, de modo geral, refiro-me a todas as corporações brasileiras. Infelizmente o vídeo que ilustrou o artigo foi com a PRF. Poderia ter sido com qualquer outra.
Não fique chateado com seus colegas do vídeo, eles, assim como milhares de outros policiais brasileiros, são apenas vítimas do sistema.

judivan disse...

Bem meu caro Wilson, acho que o que ficou claro na abordagem equivocada do NOE/AL, é que se tratava de um teatro pra galera que ali estava. Treinamento basicamente passa por doutrina e é disso que quero falar. Sugiro que conheça um pouco da doutrina de abordagem da PRF,ai sim depois vc poderá tirar suas conclusões. E te garanto que sem medo de errar, hoje a PRF tem a melhor doutrina de abordagem a veículos no Brasil. Não seja como aquele idiota dono do CATI(cursinho fanta), que vez ou outra vem na midia dar palpite sobre cagadas dos colegas policiais Brasil a fora. Aquela abordagem jocosa dos colegas de Alagoas, foi sim um vídeo pra dar boas gargalhadas, no entanto não para fazer estudo de caso ou disparar sobre o padrão de abordagem de uma instituição. Boa semana

WILSON MELO disse...

Caro Judivan.

Será um prazer conhecer a doutrina de abordagem da PRF, é só mandar o convite.
Já tive alunos da PRF em alguns cursos realizados no BPChoque (Patrulhamento Urbano e Ações Táticas Especiais), inclusive obtendo o 1º lugar.
Entretanto, não posso deixar de afirmar que o treinamento policial brasileiro ainda está longe do ideal, principalmente no que diz respeito à formação continuada.
Veja-me como um defensor dos profissionais de segurança pública, principalmente no que se refere ao direito de voltar vivo para as suas famílias no final de cada turno de serviço, e não como um mero crítico.

Obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

meu nome é vitor, e eu tenho um grande sonho de mi tornar policial ou trabalhar no exército, tenho 14 anos, sei q esses filmes americanos são de certa forma fora da realidade, mais sempre tive vontade de ajuda o próximo, seja qual for a maneira ou uma dica pra que eu possa realizar meu sonho de lutar contra a criminalidade e a corrupção