BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

TENDÊNCIAS DA CRIMINALIDADE CEARENSE PARA 2010

2ª TENDÊNCIA - AUMENTO DO NÚMERO DE OCORRÊNCIAS DE PEQUENOS DELITOS



São aqueles delitos que ocorrem, em sua grande maioria, nas ruas da cidade (pontos de ônibus, semáforos, locais mal iluminados ou com menor presença de pessoas). Podem evoluir para assaltos em pequenos comércios. Normalmente estes bandidos estão armados e drogados, agindo de forma violenta por conta do estado de nervosismo em que se encontram. Qualquer pequena reação da vítima pode conduzir a um homicídio.

1º MOTIVO - AUMENTO DO TRÁFICO E CONSUMO DE DROGAS

A facilidade com que o crack torna dependentes os seus usuários faz com que, cada vez mais, jovens procurem o caminho da criminalidade como forma de financiar o vício. Qualquer objeto tomado nas ruas (celulares, relógios, bolsas, etc.) vai para as mãos dos traficantes.


2º MOTIVO - AUMENTO DA CORRUPÇÃO POLICIAL

Os traficantes são uma boa fonte de recursos financeiros para policiais corruptos. A gravíssima "crise de baixa auto-estima" pela qual passa a polícia cearense, com diversas reclamações sobre a questão salarial, tem levado a um aumento na incidência de casos de corrupção.


3º MOTIVO - AUSÊNCIA DE PROGRAMAS SOCIAIS

Escassez de investimentos públicos em comunidades carentes e a ausência de políticas concretas de resgate da infância e juventude. Em muitas comunidades a única presença do Estado é através da polícia.

4º MOTIVO - FALHA GRAVE NA FUNÇÃO PREVENTIVA DA POLÍCIA
O desvirtuamento da atividade comunitária da polícia militar, fez com que os criminosos perdessem o receio da presença policial. Apesar do aumento da quantidade de viaturas nas ruas, os delinquentes não mais receiam em agir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Segundo algumas reportagens o nordeste é a região mais violenta do Brasil. Embora o governador Cid esteja investindo em segurança pública (de forma social) vejo o problema maior do que imaginamos.
Sou agente de cidadania e tenho visto nos jovens que o seu interesse está mais focado no erro do que no bem. O que fazer? deve-se criar trabalhos sociais para se trabalhar com quem ainda não entrou no mundo do crime, porém, deve-se existir uma policia na forma de tropa de elite para que se acabe o mal pela raiz.
Não adianta darmos boas instruções aos jovens se existem lobos que o conduzem para o mal caminho. e isto é uma verdade é mais fácil conduzir alguém para o mal que para o bem. volto um pouco atraz e digo: Uma familia de raizes tradicionais e bem estruturada em termos de personalidades não precisa nem de trabalhos sociais, sendo assim, o problema pode está na estrutura familiar!