BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DIREITOS DOS POLICIAIS

Há poucos dias, exatamente em 15 de dezembro, foi assinada a Portaria Interministerial (Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) instituindo as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública.

Como o próprio documento explicita em seu Prefácio:

É a partir da concepção de que policiais e profissionais de segurança pública devem ser reconhecidos em sua condição de trabalhadores e trabalhadoras, cidadãos e cidadãs titulares de direitos e, especialmente, sujeitos de direitos humanos, que estas diretrizes foram elaboradas.
(...)
Fruto de um processo de elaboração coletiva, as Diretrizes de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública nascem vocacionadas a estimular a participação democrática e a conquista de direitos pelos próprios profissionais de segurança pública. Que seja um bom começo.

A citada portaria (SEDH/MJ Nº 2, 15/12/2010) é dividida em 14 eixos temáticos, estabelecendo 69 diretrizes. Dentre estas, destaco:

01 - Adequar as leis e os regulamentos disciplinares que versam sobre direitos e deveres dos profissionais de segurança pública à Constituição Federal de 1988.

03 - Assegurar o exercício do direito de opinião e a liberdade de expressão dos profissionais de segurança pública, especialmente por meio de internet, blogs, sites e fóruns de discussão, à luz da Constituição Federal de 1988.

17 - Oferecer, ao profissional de segurança pública e a seus familiares, serviços permanentes e de boa qualidade para acompanhamento e tratamento de saúde.

34 - Garantir que todos os atos decisórios de superiores hierárquicos dispondo sobre punições, escalas, lotação e transferências sejam devidamente motivados e fundamentados.

60 - Contribuir para a implementação de planos voltados à valorização profissional e social dos profissionais de segurança pública, assegurando e respeito a critérios básicos de dignidade salarial.

Um comentário:

Anônimo disse...

ESPERO QUE ESSE SEJA SÓ UMA PASSO PARA UMA VALORIZAÇÃO DESSA CATEGORIA TÃO INCOMPREENDIDA.