BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 1 de abril de 2010

SEIS POR MEIA DÚZIA

.
Informações vindas de dentro dos gabinetes do Palácio Iracema, através de alguns amigos que transitam por lá, dão conta da iminente exoneração do secretário de segurança pública.
.
Tão logo seja iniciada oficialmente a campanha pela reeleição, o governador usará a estratégia de trocar o secretário como forma de amenizar as pressões da opinião pública sobre a problemática de segurança (seu grande "calo" político). A principal dificuldade agora é encontrar um substituto que consiga amenizar a aceleração dos índices criminais no Ceará e tenha poder para aglutinar o apoio de policiais militares e civis.
.
O secretário Roberto Monteiro deixará o Ceará com uma mancha em seu brilhante e extenso currículo. Tinha tudo para ter sido o melhor secretário dos últimos anos, pois teve à sua disposição: (a) uma larga experiência profissional; (b) excelente bagagem cultural; (c) a total confiança do governador; (d) principalmente, os mais elevados investimentos já registrados na pasta da segurança pública em nosso estado.
.
Seu principal erro foi ter isolado-se completamente dos órgãos integrantes do sistema de segurança pública e defesa social cearense, não ouvindo os profissionais que realmente teriam condições de colaborar com os projetos de segurança. Passou a maior parte de sua gestão, como me disse uma pessoa de dentro da SSPDS, em um verdadeiro "País das Maravilhas". Perdeu-se quando deixou de ouvir a "voz rouca das ruas".
.
Deixo a pergunta:
.
MUDANDO O SECRETÁRIO, SERÁ QUE VAI MELHORAR ALGO?

8 comentários:

Anônimo disse...

Tomara, esse secretario nao tem noçao do mundo real, vive realmente num mundo de maravilhas...
muito legalista ate... se a lei nao fosse sao atrasada ate poderia ser sua hora mais oportuna... mas no brasil em que vivemos as leis favorecem poucos, que geralmente nao merecem, e nao possui aceitaçao popular...

Alves disse...

Parabéns pelo comentário, é tudo verdade, sinto que meus 20 anos de serviço, nas companhiuas da capital e interior, não valem nada perante a SSPDS, é triste porém é verdade.

Anônimo disse...

RASGADORES DE LEIS

Somos do Estado do Ceará, agimos principalmente na área da segurança pública, somos conhecidos como RASGADORES DE LEIS. Saiba por que:

1) Prometemos no art. 5º, da Lei Estadual 14.113, de 12 de maio de 2008, que o Poder Executivo encaminharia Projeto de Lei, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, dispondo sobre o Regime de Trabalho Semanal dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e não cumprimos. Também prometemos SUBSÍDIO para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, inclusive consta na Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006 (art. 54, 55, 56 e 57), e também não cumprimos. Demos SUBSÍDIO para a Polícia Civil, Nível superior da PERFORCE, Procuradores do Estado, Defensores Públicos e outras categorias que podem fazer greve. Como somos RASGADORES DE LEIS, também rasgamos a Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006 (art. 54, 55, 56 e 57).
2) A LDB – Lei de Diretrizes e Bases para Educação, a Lei Federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, principalmente quanto ao artigo 83, que diz “O Ensino Militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino”, não vale aqui no Ceará.
Somos RASGADORES DE LEIS e demolidores de “casas de ensino”. Demolimos a Academia da Polícia Militar, vamos demolir a Diretoria de Ensino, vamos demolir a Academia de Polícia Civil, vamos demolir a Academia do Corpo de Bombeiros, vamos demolir o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e também a Diretoria de Ensino e a 3ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar. Vamos fazer tudo isso num final de semana, sem avisar a nenhum Comandante, Chefe ou Diretor, principalmente para mandar tratores passar por cima desses bens e dos bens de quem estiver lá. Também não precisamos fazer inventários, termos de responsabilidades, relações de carga e descarga ou tirar licenças ou alvarás. Somos RASGADORES DE LEIS, não cumprimos o Código de Posturas do Município de Fortaleza, ou quaisquer legislações, como o Regulamento de Administração aplicável à PMCE e ao CBMCE, no que diz o art. 228, da Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006, e também a Lei nº 9.809, essa última também aplicável à Polícia Civil do Ceará. Também não cumprimos prazos, nem o princípio da publicidade, pois Diário Oficial só para publicar nossas Diárias.
Somos RASGADORES DE LEIS, conosco é a lei da “Chibata”.
Mês passado o Quartel da CPMA – Companhia de Polícia Militar Ambiental, na Av. Raul Barbosa, na Aerolândia, em Fortaleza – CE, anoiteceu e não amanheceu. Mandamos demolir tudo. Aproveitamos e demolimos também a Escolinha, a Associação Comunitária e o Centro de Convivência, Esporte e Lazer da Aerolândia, afora o campo do Milan, que era tudo vizinho à CPMA. No local mandamos fazer uma pista de skat, pois RASGADORES DE LEIS são jovens, radicais e gastam à vontade o seu dinheiro, alias o “nosso” dinheiro público.

Anônimo disse...

3) E por sermos RASGADORES DE LEIS jovens (nós podemos, tá pensando o que?), aproveitamos e acabamos com esse negócio de Recrutas na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Agora são Alunos do Curso de Formação Profissional, por isso rasgamos a Constituição Federal (artigo 22, inciso XXI; 142 e 144); Rasgamos a Constituição do Estado do Ceará (art. 182); Aproveitamos e rasgamos também vasta legislação federal (ninguém tem medo da União não! Aqui não somos nem do DEM de Brasília, não somos “Arruda” não!), tudo só para desmoralizar, pois rasgamos o Decreto-lei Federal nº 667, de 02 de julho de 1969, alterado pelo Decreto-lei nº 2010, de 12 de janeiro de 1983 e o Decreto Federal nº 88.777, de 30 de setembro de 1983, tudo de uma "lapada" só!
Esse negócio de Recruta dava muito trabalho, pois eles eram logo considerados Militares Estaduais. Tinha que implantar em folha de pagamento, contar o seu tempo de serviço para a inatividade, pagar gratificações, pagar Previdência, seguro de vida, soldos, diárias, fardamentos, alimentação, vale-transporte, direito à assistência médico-odontológica e até assistência jurídica, já pensou! Já esses Alunos do Curso de Formação Profissional, mesmo tento feito um tal de concurso público para Soldado do RONDA (num é mais soldado da PM não, lembra da propaganda nos outdoors espalhados por Fortaleza – “Seja Soldado do RONDA”), nós tratamos como Celetistas, podem fazer o que quiser, não tem negócio de Código Penal Militar, nem Código de Processo Penal Militar, nem Código Disciplinar da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (Lei Estadual Nº13.407, de 21 de novembro de 2003), ademais eles marcham, brincam com armas nos Quartéis, atiram e até tiram serviço, usando algema e Tonfa, pois RASGADORES DE LEIS gostam mesmo é de Tonta, pois é mais moderno que Cassetete e tem um pau adicional na lateral. Podemos sim ter dois paus, um na vertical e outro na horizontal, pois somos RASGADORES DE LEIS e nós podemos! Recruta pode responder até processo de Insubmissão ou Deserção, já pensou! Aluno do Curso de Formação Profissional pode faltar à vontade, num tem negócio de Deserção não! Queremos é voto!
4) Nós, RASGADORES DE LEIS, super-modernos, não queremos ninguém da polícia velha. Tá tudo dominado! Todo mundo em casa, ganhando dinheiro sem trabalhar. Por sermos jovens respeitamos a terceira idade, eles têm que ficar em casa de folga. Ademais eles não sabem usar Hilux nem Troller, são da época dos fuscas, chevettes, gols e paratis. Alguns até sabem dirigir pálio weekend. Mas Hilux e Troller só para nós. Mesmo porque as Hilux vez por outra estão colidindo, capotando, tudo por sermos jovens radicais e também porque os pneus ficam lisos e carecas logo. Também tem o fato de sermos radicais, alta velocidade diz tudo. Todo RASGADOR DE LEI é radical, gostamos de mergulhar nossas motos do RONDA na Ponte Metálica, ali aonde será construído o aquário do Ceará (alias acquário com "C", aqui no Ceará tem disso sim! Aquário tem “C” de Ceará, é aCquário, otário!). Também gostamos de mergulhar com nossos Troller no Oceano Atlântico. Também rodamos em viaturas retardadas, sem seguro e outras obrigações legais pagas. Pois como RASGADORES DE LEIS num tem esse negócio de seguro obrigatório, licenciamento ou coisas assim não, gostamos de desafios.

5) Rasgamos a Constituição Federal (art. 144) e a Constituição do Estado do Ceará (art. 178), criando grupos paramilitares chamados Pró-Cidadania para cuidar da segurança pública dos municípios do Estado.
6) Criamos a escala 6 x 1 para Policiais Militares, quando os policiais civis trabalham 24 x 72 horas. O PM trabalha em 26 dias no mês e o PC trabalha em 10 dias do mês.

Anônimo disse...

7) Criamos a Gratificação do RONDA para quem quer trabalhar na escala 6 x 1 no período Diurno ou Noturno, com isso criamos duas polícias dentro da mesma polícia. Quem reclama mandamos aderir a essa escala 6 x 1, só que não são todos que podem concorrer, principalmente a tropa dos Destacamentos do interior do Estado, que representam 73% das cidades do Ceará. Lá eles já trabalham nessa escala sem ganhar tal gratificação, por que então vamos gastar dinheiro com eles? Criamos até o Quartel do Ronda, o “Batalhão” Comunitário sem nenhuma lei, lei para que? Se existe lei nos rasgamos, imaginem se não existir, num tem esse negócio de lei não, somos RASGADORES DE LEIS! Depois vamos pintar a lateral da Secretaria na Avenida Bezerra de Menezes, propriamente pela Rua Prof. Nogueira – São Gerardo, onde fica o "Batalhão" Comunitário, pois inauguramos sem pintar uma lateral do prédio, RASGADORES DE LEIS rasgam leis, mas são limpinhos e gostam de fachadas. Pagamos R$ 150.000,00 (Cento e cinqüenta mil reais) por cada fachada de Delegacia. Vamos mandar fazer uma fachada daquela também para a Secretaria, aguardem!

8) Rasgamos a Lei nº 11.035, de 23 de maio de 1985, e o Decreto nº 17.229, de 11 de junho de 1985, determinando que a CPRv – Companhia de Policiamento Rodoviário, seja chamada doravante de Polícia Rodoviária Estadual, sem nenhuma base legal, pois suspeitamos que estão “queimando nosso filme” e 2010 é um ano eleitoral.
9) As promoções que a partir da edição da Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006, deveriam ser duas vezes por ano (maio e dezembro), rasgamos isso, pois só promovemos por Decreto e quando quisermos. Faz muito tempo que não promovemos ninguém. Também só mandamos fazer Cursos fora do Estado recebendo diárias quem nós queremos.

10) Essa história de que policiais civis, policiais militares e bombeiros militares passem somente 2 anos em Delegacias, Unidades ou Subunidades, prorrogáveis por mais 2 anos, tudo conforme os Decretos Estaduais nºs 27.878 e 27.879, ambos de 18 de agosto de 2005, também rasgamos, pois deixamos em algumas delegacias, principalmente regionais, alguns delegados que ali estão há mais de quatro anos. E aplicar esses Decretos para alguns PMs e BMs do nosso interesse, nem pensar.

11) Mudamos a farda da Polícia Militar, demos prazo para seu uso, tudo estabelecido em Decreto Governamental, mas não pudemos cumprir. Tem militar estadual que ainda não recebeu a farda nova, como se isso fosse novidade, pois somos RASGADORES DE LEIS. Não se assustem se vocês numa mesma ocorrência observarem fardas diferentes usadas por PMs.

12) Nepotismo isso não existe, só em nossos quadros, pois somos RASGADORES DE LEIS.

RaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaSGA !

Anônimo disse...

Ah! Mudar de secretário,não via adiantar NADA!!!

Anônimo disse...

Realmente so a mudança de secretario talvez nao mude, mas estamos nas maos de um ditador... reclamamos da escla,nada. nao adianta reclamar ele nao escuta...se bem que somos militares né...pra combatermos o inimigo de guerra...mas quem é nosso inimigo? (como pode um vagabundo ser meu inimigo se o proprio estado o abriga e acolhe...ou eles voltaram a mostrar as caras do delinquentes de volta a televisao...e se por acaso preso, o que muito dificil, é bem alimentado, e se disserem que nao ao prender um individuo no 13DP a primeira coisa a fazerem foi pedir quentinha pra mais um, lembrando que tinhamos passado a noite em claro de serviço e sem almoço,hahaha...ironico...etc...) entao por que militares? se nao temos inimigos pra combater...
êiê...
complicado!

Anônimo disse...

Não sei o q é pior, se é a saida do secretário, que além do papel já apresenta o esteriotipo de palhaço ou um novo secretário cheio de truques novos, para iludir ainda mais os militares estaduais.