BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DISCRIMINAÇÃO?



No último Curso de Formação Profissional (nova denominação para o Curso de Formação de Soldados), ocorrido no ano passado, as turmas formadas pelo Batalhão de Polícia de Choque e pelo Pelotão de Motos/Grupamento RAIO, foram referências em relação à qualidade técnica-profissional e disciplinar.

É de conhecimento público o trabalho realizado por estas unidades operacionais no combate à criminalidade em nosso Estado, inclusive com um reconhecimento oficial pelo Governador em relação ao trabalho do RAIO.

Entretanto, neste novo Curso de Formação Profissional, tanto o BPChoque quanto o RAIO não foram contemplados com turmas de novos alunos. Fica a nossa pergunta: será que qualidade técnica, disciplina, operacionalidade e resultados ofende tanto os nossos novos soldados?

3 comentários:

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5k9OUrQSe2Y&feature=player_embedded >>>
Nem todo comandante é um lider nato, mas todo lider é um bom comandante.


Liderança é fardo pesado e não essa mamata que é ser comandante de um batalhão ou outro dessa tropa de esfarrapados metidos a classe média. Ser lider é se preocupar com o bem estar de quem está a seu comando e sentir na carne cada morto sob suas ordens, já que o soldado morreu por estar cumprindo determinações suas. Liderança não é para qualquer um e não é lendo nenhum livrinho de 100 páginas escritas por um oriental há mais de mil anos ou outro maquiavélico, que um homem vai se tornar um bom comandante. Liderança nasce com a pessoa. Ser líder é se penalizar a cada erro cometido, pois cada erro seu, cada engano, cada ordem errada ou mal planejada pode acarretar a morte de pessoas e o sofrimento de famílias inteiras. Não pode se dizer líder um homem que nunca esteve com seus homens em um campo de batalha, que não carregou o corpo de um dos seus ferido em combate, que sempre está longe do teatro de operações ou que só chega depois de tudo consumado. Líder, uma palavra com significado tão forte como a palavra mãe, aquela que protege, que ama, que dá a vida por sua prole, que castiga sim, mas para o bem de sua cria, assim deveria ser um líder.

.
Onde estão os lideres de minha corporação? Faço das palavras do meu colega PMERJ,as minhas!

Anônimo disse...

Tive a satisfação e o privilégio de ser formado no Bp Choque, e vejo essa atitude do governo em tirar esse batalhão da lista das unidades formadoras, como um meio de mascarar a real situação, querendo que o "recrutamento" seja como um simples curso de teoria, voltado apenas para o meio comunitário. Como se as unidades operacionais como Raio e Choque fossem opostos ao policiamente comunitário. Presenciei muito dessa descriminação quando estive no curso. Lembro-me das palavras do, hoje não mais cmt do Choque, Cel Soares, aqui formamos homens (e naquela situação, mulheres), preparando-os para a realidade das ruas, onde se te recebem com flores, retribua com flores, mas se não te respeitão, se não respeitão a tua farda, ai a situação é diferente. Será um grande erro excluir essas duas unidades do grupo de formadores, mas fazer o quê, somos meros peões nesse xadrez político.

Anônimo disse...

Sou integrante da turma que se formou pelo BPChoque. Posso afirmar com propriedade que tivemos a melhor formação dentre todas as turmas desse concurso de 2009. Depois de alguns poucos meses de trabalho nas ruas (no policiamento à pé - sem colete, sem algemas, e com um 38 e sete munições na mão) percebi o quão importante foi a minha formação. Ser policial é difícil, ser pfem é mais difícil ainda. O Batalhão de Choque foi o principal responsável pela competência profissional que tenho hoje.
Precisamos ser honestos e deixar de tanta hipocrisia: Para o Cidadão - o Policial Comunitário; Para o Bandido - os Rigores da Lei.
Ser formado pelo Choque NÃO significa deixar de ser comunitário, significa ser competente, ser eficaz e ter uma superioridade técnica visível a qualquer olho.
Esses novos policiais da turma de 2010 perderão a oportunidade única de ter a melhor formação que poderiam receber. É uma pena.