BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 26 de maio de 2009

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL - II

Continuando o artigo do dia 24/05, passo a detalhar os fatores negativos apontados por mim:


1 – CONTEÚDO TEÓRICO RUIM

O autor da apostila, que também é o coordenador da disciplina, pecou ao conduzir o conteúdo teórico para dentro de sua área de conhecimento maior - Proteção de Autoridades. Sabemos que ele é um grande especialista e doutrinador nos temas relacionados à Segurança de Executivos e Proteção de Autoridades, além de ser um estudioso do Tiro e das Armas de Fogo, contudo houve um grande direcionamento do material para este ramo do conhecimento.


Errou gravemente o autor ao não procurar auxílio ou informações com outros policiais mais experientes, inclusive com o conhecimento prático (há muito o oficial citado não tem contato com as atividades operacionais de nossa Corporação), para que pudesse oferecer aos alunos um conteúdo mais apropriado às atividades que eles irão desempenhar: policiamento ostensivo e comunitário. As técnicas ensinadas, principalmente no tópico 6 (Técnica de Tiro Embarcado), observado nas páginas 48 a 52 da apostila do aluno, foge completamente ao bom senso da prática policial.


Muito parecido também ocorreu com o conteúdo da disciplina Armamento (Letal e Não Letal) e Equipamento, onde foi plagiado material teórico das Indústrias Condor.


É triste observar que os investimentos que o Estado tem realizado em vários policiais de nossa Corporação não estão sendo devidamente explorados ou aproveitados, ou seja: aqueles profissionais que têm formação técnica adequada dentro destes ramos do conhecimento não são procurados ou consultados quando da elaboração dos conteúdos teóricos dos cursos.


SUGESTÃO: Ao invés de concentrar a responsabilidade pela elaboração do material teórico dos cursos em uma só pessoa, pois ninguém é dono de todo o conhecimento dos assuntos relacionados às técnicas e táticas policiais, deveriam ser nomeadas comissões, com especialistas de cada ramo das diversas disciplinas, que elaborariam um material teórico mais adequado e centrado com as realidades da atividade policial, material este que poderia ser devidamente publicado para servir como doutrina das ações de segurança pública de nosso Estado.

Nenhum comentário: