BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

terça-feira, 2 de setembro de 2008

CONHEÇA A HISTÓRIA DA PMCE

Você sabia...

Que a Polícia Militar do Ceará, criada em 24 de maio de 1835, em algumas épocas de nossa história, também estendeu a sua corajosa atuação à outras regiões do território brasileiro, e até mesmo fora do Brasil?

Vejamos:
CABANAGEM (PARÁ) - Em 25 de setembro de 1835, a recém criada instituição embarcou com destino ao Pará um contingente de 48 praças, sob o comando do Capitão Tomaz Lourenço da Silva Carneiro. A Força Policial, que tinha em suas fileiras o Alferes Antônio Sampaio, o hoje consagrado Patrono da Infantaria, só retornou ao Ceará em 1839.
GUERRA DO PARAGUAI - Em 13 de abril de 1865, uma tropa formada por 9 Oficiais e 161 Praças, comandados pelo Major Fernandes de Araújo, então Comandante do Corpo Policial do Ceará, embarcou com destino ao longínquo Paraguai, onde se uniu às forças do Exército Brasileiro no combate contra as tropas leais ao ditador Solano Lopes. Algum tempo depois o Major Fernandes de Araújo foi afastado por questão de saúde, tendo assumido o comando da Guarnição da Província do Ceará o Coronel José Nunes de Melo.
COLUNA PRESTES - Um contingente de policiais cearenses combateu a Coluna Prestes nos Estados do Maranhão e Piauí, em 1925, incorporados à tropa do 23º BC, comandados pelo Capitão João de Moura Brasil. Em 1926 uma outra Companhia de nossa polícia seguiu para a Bahia, sendo 105 homens sob o comando do Capitão Antônio de Matos Dourado.
REVOLUÇÃO DE 1930 - Por ocasião deste movimento político ocorrido no Brasil, uma tropa de policiais cearenses rumou para o Estado do Pará para se incorporar ao 2º Grupo do Batalhão de Caçadores, comandados pelo Coronel Comissionado Landry Sales Gonçalves, além de vários outros Oficiais, 15 Sargentos, 24 Cabos e 150 Soldados.
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 - Em 15 de agosto de 1932, seguiu para o Estado de São Paulo um contingente de policiais cearenses, integrando o 1º Batalhão Provisório, sob o comando do Coronel Olímpio Falconiere da Cunha, Comandante Geral da Corporação. Em 14 de setembro do mesmo ano, também seguiram para o Estado de São Paulo os 2º e 3º Batalhões Provisórios, comandados, respectivamente, pelos Capitães do Exército comissionados no posto de Tenente-coronel - Heitor Cabral Ulisséa e Djalma Bayma.
INTENTONA COMUNISTA - Em 25 de novembro de 1935, um efetivo da Força Policial seguiu para a cidade de Mossoró com o objetivo de combater as forças subversivas que lá estavam atuando. Este efetivo foi comandado pelo Capitão Osino de Alencar Lima, com mais 8 Oficiais, 17 Sargentos, 13 Cabos e 87 Soldados.
(Adaptado do livro: Polícia Militar do Ceará - Evolução Histórica. Publicado em 1985 pelo Cel. Cícero Vasques Landim)

Nenhum comentário: