BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014


SOBREVIVÊNCIA POLICIAL: o estabelecimento de uma doutrina de treinamento alicerçada na Fisiologia do Enfrentamento Armado

 Desde sempre, uma grande dificuldade da capacitação policial tem sido, e será, conseguir a fusão dos conceitos teóricos transmitidos pelos professores, no âmbito acadêmico, com as práticas das intervenções policiais sob a responsabilidade dos instrutores, nas condições mais próximas da realidade cotidiana. Esta situação se manifesta de forma mais cruel na formação básica inicial por carência de experiência pessoal prévia, por parte dos instruendos, que lhes permita possuir parâmetros comparativos e poder visualizar a importância de um conhecimento que abarque tanto os aspectos legais como os protocolos de atuação operacional, atualizados com as novas técnicas que são utilizadas no mundo, depois de previamente adaptadas às condições de nosso meio. Nossa responsabilidade como formadores dos homens e mulheres que farão parte das instituições de segurança pública de nosso estado é conseguir que nossos jovens compreendam a imperiosa necessidade do conhecimento totalizador, articulando de forma harmônica e indissolúvel todas as disciplinas que enriquecem a formação de um funcionário encarregado de fazer cumprir a lei. Nossa pesquisa traz à tona um novo conhecimento científico que, com os estudos de Fromm (1975), Grossman (2000), Epstein (1998) e Siddle (1995), passou a ser denominado de Fisiologia do Enfrentamento Armado e foi direcionado para entender as reações fisiológicas e psicológicas do policial em situações onde ele esteja correndo o iminente risco de ser assassinado ou de sofrer graves ferimentos, principalmente nos enfrentamentos armados em curtas distâncias. Com isto, tentamos vislumbrar a possibilidade de aliar os conhecimentos empíricos aplicados nos treinamentos policiais práticos, principalmente nas disciplinas de Tiro Policial Defensivo e Técnica Policial, aos direcionamentos científicos da Fisiologia do Enfrentamento Armado, com o objetivo primordial de diminuir a lacuna existente entre treinamento prático e realidade da atividade operacional policial. A análise realizada aponta para a necessidade de mudanças na atual sistemática de treinamentos práticos vivenciados na formação policial.

(Resumo da monografia apresentada no Mestrado do Curso Superior de Segurança Pública)

Nenhum comentário: