BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

OS VERDADEIROS HÉROIS


Nestes últimos dias temos acompanhado imagens e notícias relacionadas à guerra urbana desencadeada pelo poder público contra os traficantes do Rio de Janeiro. Tudo com o apoio, aprovação e incentivo da população fluminense.

O mundo todo tem acompanhado estarrecido a movimentação incessante dos efetivos policiais e das tropas militares, além da fuga desesperada e atabalhoada de dezenas de traficantes armados pelas vielas e trilhas que separam as favelas.


É interessante como não estamos ouvindo os velhos discursos das entidades de direitos humanos, ou pelo menos a mídia não tem dado vez, apesar das várias mortes de bandidos. A esta altura das coisas, quem for defender bandido, se for político vai perder votos, se não for político vai ser tachado de louco.

Um grande exemplo que pudemos tirar disto tudo é que bandido só entende a linguagem da força, não adianta achar que se vai acabar com a criminalidade colocando meia dúzia de adolescentes para ficar tocando tambores ou batendo em latas e dançando hip-hop, a ilusão do dinheiro fácil e a sensação de poder pelo fato de portar uma arma é um grande atrativo para boa parte dos jovens esquecidos pelo Estado. Diminuindo a expectativa de vida dos bandidos, trancando-os em prisões de segurança e fazendo com que a polícia seja temida, é o remédio imediato que vai fazer com que qualquer jovem pense cem vezes antes de querer entrar no mundo do crime. É também fácil observar que o "despertar" da sociedade ocorreu logo após milhões de brasileiros terem assistido o filme Tropa de Elite 2. Portanto, em minha opinião, o maior mérito de toda esta ação das autoridades e da sociedade vai para José Padilha, Luiz Eduardo Soares, Rodrigo Pimentel, Cláudio Ferraz e André Batista, por terem tido a coragem de exporem as feridas sociais.

Nenhum comentário: